José Rolim - O Líder Comunitário que venceu em Paraisópolis
Antes de fincar o pé na carreira política, José Rolim da Silva, 46, foi presidente da União dos Moradores por 6 mandatos (1997 – 2007), exerceu funções como agricultor, tangedor de boi, motorista de trator, servente de pedreiro, frentista, borracheiro, carregador, assistente de necrotério, ajudante de cozinha, porteiro, dono de lanchonete, assessor de político e comerciante.
Rolim, nasceu em Garanhuns, cidade do Estado de Pernambuco. Aos 16 anos, veio para São Paulo com o objetivo que motivou tantas outras pessoas: conseguir um emprego e vencer na vida. Na terra da garoa, o pernambucano, escolheu Paraisópolis para morar e constituir uma família.
Em entrevista exclusiva que cedeu ao JPN, ele, conta sua atuação como liderança na comunidade de Paraisópolis, conquistas e o período que atuou como vereador no maior legislativo do Brasil.
JPN – Como o senhor avalia suas conquistas quando foi presidente da União dos Moradores?
Rolim - Antes de qualquer coisa, essas conquistas foram resultados de um trabalho em conjunto do José Rolim com outras pessoas. No Fórum Multientidades, por exemplo, debatíamos nas reuniões o interesse das pessoas que pensavam fazer parceria com Paraisópolis. Inclusive meu plano de governo para vereador em 2004 foi debatido nele! Paraisópolis conseguiu grandes parcerias com ONGs, empresas e mais escolas foram construídas. Essas conquistas são importantes para o futuro das crianças, jovens e adultos. Moramos numa comunidade que é representada por pessoas de diferentes idades e regiões do Brasil.
JPN – O senhor se orgulha de ser o primeiro vereador de Paraisópolis?
José Rolim - Com certeza. Devo essa conquista ao povo de Paraisópolis e da cidade de São Paulo. Na eleição de 2004 ganhei 10.661 votos. Na mesma eleição, outros líderes comunitários concorreram ao cargo de vereador. Segundo pesquisas, fui entre eles o vereador mais votado. Já na eleição de 2008, consegui 16.386 votos. Com isso, sou 16º vereador mais votado pelo meu partido.
JPN – Paraisópolis passou a ser mais respeitado quando teve alguém para representá-lo?
Rolim - Não só a partir do momento que seu povo elegeu um vereador para ter representação política, mas principalmente a partir do compromisso que foi assumido pelo então prefeito da cidade de São Paulo, José Serra, em 2004. Que na sua gestão, deu garantias ao plano de urbanização de Paraisópolis.
JPN - O que precisa mudar em Paraisópolis?
Rolim - Com uma população que supera 80 mil habitantes é fundamental que se construa uma área de lazer para os moradores. Além disso, precisamos que mais creches sejam construídas para suprir o déficit de crianças que estão sem creche na nossa comunidade. Na área da educação, são necessários mais cursos profissionalizantes e de informática para os jovens e adultos que tanto necessitam. Na questão da moradia, por exemplo, é preciso que haja um plano especial para o morador da comunidade que paga aluguel ter sua própria casa.
JPN – A urbanização é importante para Paraisópolis?
Rolim - Todo desenvolvimento que é feito de forma sustentável se trona importante para um bairro ou uma comunidade. Os moradores ganham com isso, através do plano de urbanização, por exemplo, ruas são pavimentadas ou recapeadas e esgotos são tratados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Como você acha que esta a Copa da Paz?