Pesquisar este blog
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Comércios em Paraisópolis é capa da Isto é Dinheiro
NEGÓCIOS
Nº edição: 732 | Negócios | 14.OUT.11 - 21:00 | Atualizado em 18.10 - 16:40
Nós vamos invadir sua praia
De olho no potencial da nova classe C, empresas como Sorridents, TIM, Casas Bahia, Bradesco e Banco do Brasil se instalam em comunidades carentes.
Por Rafael FREIRE
A mais nova clínica odontológica da rede de franquia Sorridents segue a risca todos os padrões das demais 126 unidades espalhadas pelo Brasil. Piso de porcelanato, equipamentos de última geração e até revistas de luxo, de decoração e tecnologia na sala de espera deixam o ambiente aconchegante e preparado para atender os cerca de 400 pacientes que fazem consultas mensalmente no estabelecimento. Embora a estrutura e a forma de trabalho sejam iguais a de qualquer clínica da Sorridents, a unidade inaugurada há um mês tem uma peculiaridade: está no centro da comunidade de Paraisópolis, uma das áreas mais pobres da cidade de São Paulo, uma espécie de enclave de baixa renda no bairro nobre do Morumbi. “As classes populares estão gastando mais com saúde”, disse à DINHEIRO Carla Sarni, fundadora da franquia. “É ótimo ter nossa marca perto desses consumidores.”
Apesar do discurso polido, a iniciativa da nova empreitada nasceu da percepção de mercado do casal paulista de empresários Wendel Oliveira e Aldrey Basio, franqueados da Sorridents desde 2006. Eles começaram a considerar a ideia de abrir uma filial em Paraisópolis depois que diversos moradores da comunidade passaram a se tratar em sua franquia do Morumbi. “Foi uma decisão exclusivamente comercial”, diz Oliveira, que começou a procurar local para a nova unidade no final de 2010. O empresário, na verdade, sentiu no dia a dia de seu negócio uma tendência que as estatísticas vêm apontando nos últimos tempos. Levantamento feito pelo instituto Data Popular, no final de 2010, aponta que as classes C e D representavam um mercado consumidor de R$ 834 bilhões.
Wendel Oliveira: consultório dentário atende 400 pessoas por mês na favela de Paraisópolis
“Somos a cara de um novo Brasil, que está começando a ter acesso a produtos e serviços mais caros”, afirma Gilson Rodrigues, presidente da Associação dos Moradores de Paraisópolis. Esse acesso, permitido pelo crescimento da renda dessas faixas de consumidores, está sendo facilitado pelas próprias empresas, antenadas com as possibilidade de explorar o mercado emergente. Atualmente, Paraisópolis já conta com uma loja da Casas Bahia e agências do Bradesco e do Banco do Brasil. De acordo com Rodrigues, outros grupos como as empresas de telefonia TIM, Claro e Vivo, e a fabricante de cosméticos O Boticário também já manifestaram seu interesse de estar mais próximos dos 100 mil moradores de Paraisópolis. “A presença dos bancos é a prova concreta da maturidade econômica dessas áreas”, afirma Hideraldo Leitão, gerente-geral da unidade de gestão de canais do Banco do Brasil.
Pioneira em Paraisópolis: inauguração da loja da Casas Bahia na comunidade
Em Paraisópolis, a primeira grande empresa a desbravar o terreno foi a Casas Bahia, em novembro de 2008. “Sempre trabalhamos a serviço das classes populares e para nós foi um movimento natural”, diz Michael Klein, presidente do Conselho de Administração de Globex, holding que abriga a marca Casas Bahia. Segundo ele, a loja da favela paulistana está entre as de maior venda na cidade de São Paulo. A empreitada deu tão certo que até dezembro a Casas Bahia pretende repetir a dose na Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro. Na capital carioca, no entanto, a empresa de Klein não será a pioneira. Lá, a TIM começou a dar as caras em 2007, quando inaugurou uma loja no Complexo do Alemão. A filial é tocada por um morador responsável também por uma distribuidora de chip e recarga, que conta com 40 funcionários e atende 30 comunidades cariocas.
Klein, da Casas Bahia: "Sempre trabalhamos a serviço das classes populares"
Outra iniciativa da operadora foi se associar a uma cooperativa de transporte e à Supervia, a companhia de transporte ferroviário do Rio de Janeiro, para comercializar seus chips e serviços em suas vans. “Tivemos de estudar os hábitos dos moradores para descobrir as melhores formas de vender nossos serviços”, diz Fernando Mota, diretor comercial da TIM no Rio de Janeiro. Uma das soluções que o executivo encontrou para isso foi veicular campanhas publicitárias em tevês, rádios e jornais comunitários. “O grande desafio das empresas é entender esses consumidores e entrar no cotidiano deles”, afirma Eduardo Ayrosa, professor de marketing e comportamento do consumidor da Fundação Getulio Vargas. “É um público ainda pouco conhecido e que só se conhece tendo contato.”
Novos Comércios em Paraisópolis
Por Luiz Flavio
Nunca se consumiu tanto em Paraisópolis como ultimamente, uma prova disso é o alarmante número de novos negócios que tem se instalado na comunidade, para se ter uma idéia foram mais 25 novos estabelecimentos inaugurados nos últimos quatro meses.
Muitos fatos contribuíram para o fenômeno atual, e com toda certeza a Urbanização é o fator mais relevante.
Os investimentos públicos que estão em ação em Paraisópolis trouxeram tranquilidade para quem antes tinha medo de ser desapropriado do seu lar. E agora, tranquilos, os moradores têm em foco uma melhor qualidade de vida surgindo assim novas exigências na hora de consumir. Os comerciantes locais já perceberam essa mudança no mercado, por isso têm investido no visual dos seus pontos de venda e em informatização, tudo isso para agradar ao cliente e fazer a diferença em relação à concorrência.
Internet para todos em Paraisópolis
Um grupo de empresários se associou para realizar um projeto audacioso: fazer que cada casa da comunidade de Paraisópolis tenha internet de qualidade e em preço acessível. Com a facilidade de se obter crédito e o aumento de venda de computadores e smartphone para os moradores criou-se a necessidade da rede chegar até esses aparelhos com mais facilidade. A idéia do projeto já existia, e até houve tentativas de implantação por um dos sócios, mas na época não havia estrutura na própria comunidade para que o projeto fosse à frente. A proposta é que o sistema de distribuição de sinal Wireless seja feito por antenas espalhadas em pontos estratégicos da comunidade e o interessado terá um receptor do sinal que de qualquer lugar de Paraisópolis terá acesso a rede. Outra vantagem além do fácil acesso seria a forma de pagamento por sistema pré-pago, o cliente só paga o que vai usar mesmo aqueles que estão com nome restrito no SPC ou Serasa, todos terão acesso. O projeto já esta em sua fase final de estudo e nos próximos meses estará em funcionamento, é o que afirma um dos sócios do Grupo ESPan. Em breve informações sobre o projeto no site: www.espan.com.br
Academia Vigor investe em equipamentos modernos para atender seus clientes
O sonho de ter um corpo em forma para os clientes da Academia Vigor é uma realidade. Atuando em Paraisópolis desde 2005 a academia de ginástica cresceu tanto em estrutura quanto em número de clientes. Recentemente passou por várias mudanças e investiu em modernos aparelhos de ginástica para poder atender as novas exigências do mercado. Todo ano é a mesma coisa, faltando três meses para o início do verão o número de clientes da Academia Vigor aumenta, todos querem exibir um corpo em forma nessa época.
Rua Doutor Laerte Setubal nº 663
Horário de Funcionamento
06:30 as 23:00 seg a Sexta sáb 06:30 as 14:00
Fone. 3742-5343 Falar com Paulo
Espaço Aéreo Brasil de Avião é Muito Melhor
Para melhorar o atendimento aos seus clientes a agência de viagens Base Aérea Turismo que atendia na Lotérica Paraisópolis mudou para novo endereço e passa a atender agora no centro da comunidade, próximo ao ponto final das lotações de Santo Amaro. A agência também mudou de nome passando a se chamar Espaço Aéreo Brasil, o que não mudou foi à política do melhor preço, ótimas condições de pagamento e atendimento personalizado para toda à população que precisa viajar de avião e chegar mais rápido a seu destino.
Rua Pasquale Gallupi, 1643 - Fone. 3743-1005
Próximo ao ponto final das lotações de Sto. Amaro
JMBM Carnes agora tem Delivery
O açougue JMBM é conhecido em toda a comunidade por trazer um novo conceito em atendimento para Paraisópolis. Percebendo a quantidade de clientes nordestinos que entra todos os dias no estabelecimento a direção investiu em um espaço dentro da própria loja para vender produto do norte e nordeste. Agora os clientes do JMBM podem comprar o melhor de sua terra natal no novo setor Casa do Norte: Fava, Farinhas diversas, Goma, Polvilho, Amendoim, Manteiga da Terra, Bolo de mandioca, Goiabada cascão, Carne seca, Linguiça seca, Feijão de corda, Feijão preto, Azeite de Dendê, Lombo ou Costelinha Suína, etc. E não para por ai o açougue JMBM inovou mais uma vez e agora oferece serviço Delivery em toda região.
Telefone: 3742-1443 / 3501-4500
Restaurante Alemão Batata
O Restaurante Alemão Batata é mais uma novidade da comunidade Paraisópolis, que ganhou um grande número de clientes que provaram e aprovaram o cardápio. A idéia foi de popularizar pratos alemães, vendidos em bairros nobres como jardins, Itaim bibi e Vila Olímpia.
Em ambiente super agradável, o restaurante oferece fast food, com direito a costela, salsicha alemã e acompanhamento de batatas fritas. O almoço é servido de Segunda à Sábado, feijoadas às quartas e sábados.
O endereço está localizado em ponto estratégico na Rua Herbert Spencer, 423 em frente à escola Homero, uma das mais conhecidas da comunidade - Telefone: 3743 – 0394.
Feltrin Motos investe em Paraisópolis
A Feltrin Motos está completando 3 meses de funcionamento em Paraisópolis. A loja é um braço da Matriz que está localizada no Aeroporto, onde se encontra grande estoque de todos os modelos e cores YAMAHA, com assistência técnica permanente para as motos 0k e usadas, peças originais e atendimento diferenciado, além dos melhores preços e condições do mercado. Feltrin Paraisópolis - Rua Pasquale Gallupi, 1091 tel.: 3742-8284
Assinar:
Postagens (Atom)