Foto de Fábio Arantes/Secom
Autoridades municipais conheceram no dia 1º o novo modelo de ônibus para ser usado no transporte coletivo da cidade, movido a bateria. De fabricação chinesa, o veículo, ainda em fase de testes, é uma tecnologia inédita no Brasil com emissão zero de poluente. Parte do programa Ecofrota, o ônibus movido a bateria deve começar a circular
O ônibus foi apresentado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Zona Norte. Entre os dias 17 e 27 de setembro, o modelo foi carregado com balões de água para simular o peso de um coletivo em sua capacidade máxima de passageiros. O objetivo foi medir a eficiência energética, consumo e desempenho. Os testes já realizados mostraram que esse modelo consome 131,7 kwh a cada
Outro ponto que chamou a atenção foi a autonomia da bateria, que tem capacidade para rodar até
O ônibus movido a bateria já está em operação em países como China, Itália, Alemanha e Estados Unidos. No Brasil, o custo para adquirir um modelo desse tipo pode chegar até R$ 950 mil. Para rodar na capital paulista, o ônibus está passando por alterações para atender às especificações e padrões exigidos pela SPTrans.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), esse protótipo já está em fase final de produção. A princípio serão dois veículos circulando em linhas da Zona Leste da cidade para fazer a comparação com os trólebus, e assim realizar novos testes de eficácia e economia.
Ecofrota
Os testes do ônibus movido a bateria fazem parte do Programa Ecofrota, que foi lançado em fevereiro de 2011 com o objetivo de reduzir a utilização de combustíveis fósseis na cidade. Com o início do Programa, todos os ônibus movidos por algum tipo de tecnologia limpa são identificados por um selo com a marca Ecofrota e o tipo de combustível utilizado.
Novos abrigos de ônibus
Foto de Fábio Arantes/Secom
Representantes da prefeitura também vistoriaram os novos modelos de abrigos e relógios da cidade. Expostos no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em uma área cedida pela SPTuris, os modelos são apresentados por empresas que disputam a licitação para instalação e manutenção do novo mobiliário urbano.
Ao todo, São Paulo irá ganhar 10 mil totens indicativos de parada e 6,5 mil novos abrigos. Os protótipos que chamam a atenção pela inovação, design futurista, piso tátil, informações em braile e até painel touchscreen em formato gigante. Com custo previsto de R$ 700 milhões, o projeto faz parte da segunda etapa do Cidade Limpa. Em troca da instalação e manutenção, as empresas poderão explorar a publicidade nas paradas, em conformidade com os padrões previstos na lei.
A previsão é que o processo licitatório termine no final de outubro, permitindo a assinatura das empresas vencedoras ainda este ano. Dessa forma, os primeiros abrigos e relógios devem ser instalados na cidade já no inicio de janeiro.
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