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sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Prefeitura apresenta novo ônibus movido a bateria

Ainda em fase de testes, modelo deve começar a circular neste ano e representará uma economia em combustível de R$ 60 mil ao ano por veículo
                                                                                                                                Foto de Fábio Arantes/Secom


Autoridades municipais conheceram no dia 1º o novo modelo de ônibus para ser usado no transporte coletivo da cidade, movido a bateria. De fabricação chinesa, o veículo, ainda em fase de testes, é uma tecnologia inédita no Brasil com emissão zero de poluente. Parte do programa Ecofrota, o ônibus movido a bateria deve começar a circular em São Paulo ainda neste ano.

O ônibus foi apresentado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Zona Norte. Entre os dias 17 e 27 de setembro, o modelo foi carregado com balões de água para simular o peso de um coletivo em sua capacidade máxima de passageiros. O objetivo foi medir a eficiência energética, consumo e desempenho. Os testes já realizados mostraram que esse modelo consome 131,7 kwh a cada 100 quilômetros rodados, tudo isso ao custo de R$ 0,20 por kwh. Para se ter ideia da economia gerada, um ônibus comum movido a diesel consome 55 litrosde combustível para rodar a mesma distância, mas com gasto de R$ 1,90 por litro, ou seja, R$1,70 a mais por quilômetro percorrido.

Outro ponto que chamou a atenção foi a autonomia da bateria, que tem capacidade para rodar até 300 quilômetros com uma carga completa. Tudo isso em apenas 4 horas de carregamento. Durante um dia dos testes foram rodados 230 quilômetros por apenas R$ 60,58. O valor gasto é referente uma recarga da bateria fora do horário de pico. Já o ônibus movido a diesel teve um gasto de R$ 240,35 dentro dos mesmos padrões de testes, valor que representa uma economia em combustível de R$ 179,77 por dia, ou R$ 59.324,10 ao ano.

O ônibus movido a bateria já está em operação em países como China, Itália, Alemanha e Estados Unidos. No Brasil, o custo para adquirir um modelo desse tipo pode chegar até R$ 950 mil. Para rodar na capital paulista, o ônibus está passando por alterações para atender às especificações e padrões exigidos pela SPTrans.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), esse protótipo já está em fase final de produção. A princípio serão dois veículos circulando em linhas da Zona Leste da cidade para fazer a comparação com os trólebus, e assim realizar novos testes de eficácia e economia.

Ecofrota

Os testes do ônibus movido a bateria fazem parte do Programa Ecofrota, que foi lançado em fevereiro de 2011 com o objetivo de reduzir a utilização de combustíveis fósseis na cidade. Com o início do Programa, todos os ônibus movidos por algum tipo de tecnologia limpa são identificados por um selo com a marca Ecofrota e o tipo de combustível utilizado.

Novos abrigos de ônibus
                                                                                               Foto de Fábio Arantes/Secom
Representantes da prefeitura também vistoriaram os novos modelos de abrigos e relógios da cidade. Expostos no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em uma área cedida pela SPTuris, os modelos são apresentados por empresas que disputam a licitação para instalação e manutenção do novo mobiliário urbano.

Ao todo, São Paulo irá ganhar 10 mil totens indicativos de parada e 6,5 mil novos abrigos. Os protótipos que chamam a atenção pela inovação, design futurista, piso tátil, informações em braile e até painel touchscreen em formato gigante. Com custo previsto de R$ 700 milhões, o projeto faz parte da segunda etapa do Cidade Limpa. Em troca da instalação e manutenção, as empresas poderão explorar a publicidade nas paradas, em conformidade com os padrões previstos na lei.

A previsão é que o processo licitatório termine no final de outubro, permitindo a assinatura das empresas vencedoras ainda este ano. Dessa forma, os primeiros abrigos e relógios devem ser instalados na cidade já no inicio de janeiro.