Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ALIADO DA EDUCAÇÃO


Educador alfabetizou mais de 2 mil pessoas na comunidade de Paraisópolis


Valdiney Monteiro de Melo, o Ney, trabalha como educador na comunidade de Paraisópolis dando aulas de alfabetização e reforço, desde 1989. Ney começou dando aula na casa das pessoas até montar uma escola e, acredita que sua iniciativa já alfabetizou mais de 2 mil pessoas em Paraisópolis.
Segundo ele, o começo foi muito difícil: “Tive que superar o preconceito que as pessoas tinham comigo e também o preconceito que havia dentro de mim”. Além da escola, ele trabalha como auxiliar bibliotecário, função que exerce desde 2006, no Colégio Nossa Senhora do Morumbi. Na comunidade de Paraisópolis, ministra aulas de alfabetização e reforço na escola que fundou: Escola de Alfabetização e Reforço.
Em entrevista exclusiva ao JPN, o educador Ney conta como começou sua história na comunidade de Paraisópolis, trabalhos realizados e projetos para o futuro.
JPN- O que precisa mudar em Paraisópolis?
Ney- A conscientização e a educação do povo. Muitas pessoas acham que Paraisópolis acaba na Giovane. Se olharmos para os arredores da comunidade, notamos algo interessante: o Estádio do Morumbi (campo do São Paulo Futebol Clube), Palácio do Governo (sede do governo estadual), Casa da Fazenda, Rede Globo de Televisão, Shopping Jardim Sul, Morumbi e Butantã. Em outras palavras, temos uma posição privilegiada em relação a outros bairros e comunidades de São Paulo.
JPN- Qual é sua opinião sobre o processo de urbanização pelo qual Paraisópolis passa?
Ney- Acho muito bom. Esse processo irá trazer melhorias para o povo de Paraisópolis.
JPN- Como você encara o “Acordo de reforma ortográfica” firmado por países de língua portuguesa?
Ney- Na verdade foi um acordo político entre os países envolvidos.
JPN- Acordo político?
Ney – Sim. Para vender mais livros e ao mesmo tempo aumentar o índice de empregabilidade. Afinal, as bibliotecas terão que refazer suas obras para cumprir o prazo que foi estipulado pelo acordo de reforma ortográfica.
JPN- Quais são os projetos para o futuro?
Ney- Tenho um projeto voltado para o aprendizado de idiomas. Para realizá-lo, terei o apoio de uma professora renomada da USP. Há 3 anos trabalho com aulas de inglês. Essa iniciativa irá ampliar o estudo de línguas na comunidade que tanto necessita.
JPN – Além da Escola de Alfabetização e Reforço, você trabalha em outro lugar?
Ney – Sim. Trabalho no colégio Nossa Senhora do Morumbi na função de auxiliar bibliotecário. Trabalho com carteira assinada e depois que entrei nele minha vida mudou: iniciei o curso de letras e me formo até o final desse ano.
JPN – Autores prediletos?
Ney – Eça de Queiroz, José Saramago, Carlos Drummond de Andrade, Monteiro Lobato e Clarice Lispector.
JPN- Qual obra e autor você sugere para os leitores do JPN?
Ney- Qualquer obra de Monteiro Lobato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como você acha que esta a Copa da Paz?