Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Você sabe quem é Zé Turin?



José Arivaldo Rodrigues, popularmente conhecido como Zé Turin, mineiro, nascido na cidade de Santa Maria do Salto, filho caçula de uma família humilde constituída por dez irmãos, começou a trabalhar muito cedo para ajudar no sustento de sua família, tornou-se um grande empresário e foi reconhecido pela Câmara Municipal de São Paulo, como um legítimo Cidadão Paulistano.
Zé Turin chegou a São Paulo aos 11 anos de idade. A chegada a “nova terra” encheu seu coração de esperança. A partir daí, sua vocação para o comércio falaria mais alto. Era o início de uma jornada de conquistas pessoais, familiares e em prol da comunidade. Sempre trabalhou e estudou. Aos 15 anos, se efetivou no ramo de açougue como operador de caixa, depois se formou como contador, estudou administração de empresas e trabalhou como caixa no Banco Bradesco, sendo promovido à subchefe de serviços em virtude de seus esforços.
Ainda bancário, aceitou o convite de um amigo para gerenciar a casa de carnes MG em Santo Amaro, através de seu trabalho e dedicação foi convidado a construir uma nova empresa de carnes. O espírito empreendedor de Zé Turin criou uma empresa de tradição e respeito em todo o Brasil, o grupo Turin.
Como empresário ajudou a construir creches, auxilia entidades religiosas, hospitais e ONGs, apoia projetos de incentivo à prática de esportes, projetos culturais e educacionais, contribui ativamente, desde o início, com o projeto Paraisópolis Sem Fome, que serviu mais de 80 mil refeições a pessoas carentes da comunidade local, sendo também parceiro do projeto Chance em Paraisópolis, entre outros.
Com essas ações e diversas outras, não menos importantes, Zé Turin recebeu diversos prêmios e homenagens, como: Botina Amarela; Melhor de 2007; Tributo de Gratidão 2007; Oscar de Ouro Internacional dos Vendedores; Marco da Paz; Placa de Agradecimento e Apoio do Estado de São Paulo como empresário de sucesso.

Vereador Antonio Carlos Rodrigues visita a 5ª Mostra Cultural de Paraisópolis.

A 5°Mostra cultural de Paraisópolis recebeu a visita do Vereador Antonio Carlos Rodrigues, Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo. O vereador costuma visitar, todos os finais de semana alguma comunidade carente ou algum trabalho social, atividade que ajuda seu trabalho na Câmara.
Antonio Carlos assistiu a uma apresentação do grupo Barracão dos Sonhos, visitou as exposições dos artistas Berbela e Estevão, se divertiu em uma peça infantil e participou da abertura do Torneio de Futsal que será disputado por times do bairro.

“Vocês estão fazendo um ótimo trabalho, sem sonhos não somos nada, e é necessário sonhar para mudarmos as situações adversas” disse aos professores e organizadores do evento.












“Rugby para todos” no Campo do Palmeirinha


Parece futebol americano, mais não é. Rugby é a nova sensação em Paraisópolis.
O Rugby foi criado pelo inglês Willian Webb-Elis há 100 anos. No Brasil, o esporte não se popularizou como o futebol, mas nos últimos anos tem ganhado inúmeros admiradores, prova disso é o projeto “Rugby para todos”, uma iniciativa de Fabrício Kobashi e Mauricio Draghi, jogadores profissionais.
Os atletas atuam em Paraisópolis desde 2004. O projeto começou inicialmente com 60 alunos e já atendeu mais de 500 jovens. “Nossa proposta é educacional, queremos formar o caráter dessas crianças e passar bons valores”, explica Fabricio. Para praticar o esporte é necessário que o jovem esteja estudando.
Desde abril de 2010, o Bandeirante RC fornece 80 lanches, complementando a prática esportiva com uma boa alimentação. Os treinos são realizados as terças e quintas de manhã e de tarde, para que todos possam participar. Todas as crianças têm acesso a psicólogo, preparador físico e pedagogo.
“É um esporte instintivo, que usa velocidade e força. Exige certa agressividade, mas controlada. Aqui eles não têm medo do contato, só temos de ensiná-los a dosar. Costumo dizer que o rúgbi é um esporte de animais praticado por cavalheiros. É muito disciplinado e jogado em equipe.” Comentam os instrutores.
O esporte tem dado perspectiva para o futuro e ajudado a melhorar a auto-estima de dezenas de jovens, além de ajudar no desenvolvimento da coordenação, disciplina e do trabalho em equipe.
A estrutura teve considerável melhora, porém, o projeto não tem como manter os jovens que começam a despontar. Assim, a partir dos 15 anos, caso alguém queira se dedicar mais à modalidade é prontamente encaminhado a um clube parceiro. “Tentamos garantir o mínimo para que o jovem possa treinar. Às vezes, nem dinheiro para o transporte ele tem”, diz Fabrício.
O projeto já produziu um grande resultado, David tem 18 anos é um dos alunos mais aplicados. Entrou recentemente para a seleção brasileira de Rugby, e viajou para disputar uma partida contra a Argentina.
As matriculas são gratuitas e não há cobrança de qualquer tipo de mensalidade Para participar do projeto é necessário que o interessado esteja estudando e se apresente no campo do Palmeirinha as terças e quintas as 14:hS acompanhado de um adulto responsável portando comprovante de residência, RG do aluno e RG e CPF próprio.

Presidente Lula inaugura 240 unidades habitacionais em Paraisópolis

O anúncio da vinda, do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva para inaugurar as 240 novas unidades habitacionais que fazem parte das obras de urbanização agitou o dia a dia dos moradores de Paraisópolis, nos dias em que antecederam a cerimônia de inauguração das novas moradias, o assunto principal dos moradores era a visita do presidente.
No começo da tarde
do dia 31 de Agosto, em plena terça-feira, pouco a pouco os moradores começaram a che
gar ao local onde seria realizado o evento. Um forte esquema de segurança foi montado para controlar a entrada de quem participaria da cerimônia. A união dos moradores de Paraisópolis também reservou uma área Vip próxima ao palco para comerciantes e representantes das instituições que atuam no bairro. A abertura do evento ficou por conta do cantor de forró Carlos Marony, que descontraiu o povo até a chegada das autoridades públicas. A expectativa era notória em cada rosto das cerca de três mil pessoas que participavam do evento. Enquanto isso o Presidente Lula (PT) acompanha
do do governador de São Paulo Alberto Goldman (PSDB) e do prefeito da cidade, Gilberto Kassab (DEM) visitava os apartamentos das novas unidades recém cons
truídas do CDHU.
Depois da vistoria realizada nas novas moradias, eles foram chamados ao palco, o primeiro a falar foi o presidente da União de Moradores Gilson Rodrigues que falou das mudanças ocorridas nos últimos anos na comunidade e também agradeceu ao Presidente Lula pelo terno doado para o leilão organizado pelo cabeleireiro Wanderley Nunes, para ajudar o projeto Escola do Povo, a erradicar o analfabetismo em Paraisópolis ele também chamou Kassab de amigo de Paraisópolis.
A presidenta da Caixa Econômica Federal (CEF), Maria Fernanda Ramos Coelho falou em seguida sobre os valores dos empréstimos que foram feitos para construção das novas Moradias. Em seguida, quando foi anunciada a vez do prefeito da cidade Gilberto Kassab (DEM) falar, a população começou a vaiá-lo, isso também ocorreu durante vários momentos do seu discurso enquanto tentava falar das obras e investimentos que a prefeitura fez na comunidade. Kassab até tentou abrandar a população quando pediu qu
e os moradores dessem uma salva de palmas para Paraisópolis e para o presidente Lula, mas os moradores, não paravam de vaiá-lo, o prefeito com muita técnica acabou finalizando o seu discurso.
O Governador Alberto Goldman (PSDB), defendeu as novas formas nas quais as moradias populares estão sendo construídas, ou seja, no local original de moradia da população e não em loteamentos afastados do local de trabalho deles como eram feitos antigamente, ele também falou dos investimentos que o Estado tem destinado a comunidade e também do novo metrô que atendera a comunidade. Também foi assinado pela Presidenta da Caixa Econômico Federal e pelo Governador e o Prefeito, um contrato de expansão da nova Linha 17-Ouro do Metrô, cujo valor previsto é de R$ 3,17 bilhões.
O presidente Lula começou seu discurso elogiando a qualidade dos apartamentos que acabara de visitar e afirmou. "Todo mundo gosta de ter azulejo em sua cozinha e lajota em sua casa, não é possível imaginar que nós não gostamos de coisa boa." Acrescentando disse: agora os moradores das coberturas do Morumbi não vão mais se envergonhar ao olhar para Paraisópolis. Lula disse ainda que as obras de urbanização da favela é uma reparação do "descaso de décadas".
Também elogiou e agradeceu a iniciativa do cabeleireiro Wanderley Nunes ao realizar leilão beneficente, na qual o presidente doou seu terno da posse do seu primeiro mandato em 2003. "Eu só dei o terno para leiloar. A meia já estava gasta e a gravata desapareceu", brincou.
Lula também ganhou de presente uma camisa personalizada da Fiel Paraisópolis (torcida organizada do Corinthians na comunidade) que em homenagem a vinda do presidente hasteou uma bandeira enorme do Corinthians e um muro alto próximo ao palco.
Vendo as placas de pedidos e manifestações dos moradores, Lula afirmou que os governantes não devem “achar ruim” manifestação de protesto e reivindicação da população. "Eu já estou vendo placa reivindicando creche, hospital. Essas coisas vão acontecer. Nós que som
os governantes não temos que achar ruim. Cada vez que ver uma placa dessas, tem que voltar para casa e dizer: “Preciso fazer mais” disse o presidente.
Depois de ser entregue as chaves dos apartamentos aos moradores o presidente Lula deu o microfone a um repentista que lhe fez uma homenagem cantada que causou muita polêmica na mídia. "Lula é muito gentil. Hoje se acha presente. Caetés mandou aviso, tu eis muito competente. Dilma vai ser à frente e o Lula vem novamente".
Lula saiu sem dar entrevista direto para o Hospital São Luiz aonde iria visitar o neto Pedro, que acabara de nascer e também participar das comemorações do centenário do Corinthians.

Paulo Skaf visita Paraisópolis



O candidato ao governo de São Paulo Paulo Skaf (PSB) esteve em Paraisópolis no dia 11 de setembro para mais uma rodada de entrevistas promovida pela direção da rádio comunitária Nova Paraisópolis. Depois das entrevistas, Skaf visitou comércios e conversou com os vendedores na feira. Também esteve com ele, o jornalista e agora candidato a Deputado Estadual Otavio Demasi.

Palmeirinha ganha campeonato Municipal Sub-17 no Pacaembu



O Time do Palmeirinha formado por jovens de 16 e 17 anos, ganhou no dia 15 de agosto, o Campeonato Municipal Sub-17 no Estádio do Pacaembu. Depois de um ano de disputas com mais de 200 equipes de várias regiões da cidade, o
time mais jovem do Palmeirinha representou muito bem a comunidade de Paraisópolis.
A equipe havia pisado pela primeira vez em um estádio como o Pacaembu e enfrentou o time leões do Recanto de Pirituba, zona oeste de São Paulo. O Capitão Gulit foi expulso no início do segundo tempo e Luan, camisa 10, fez o primeiro gol. A partida foi para as penalidades e o goleiro Diogo defendeu dois pênaltis, garantindo a vitória da equipe de 4X2. O time agora disputará o campeonato estadual na mesma categoria. O presidente da APP, Chiquinho agradeceu o desempenho da equipe que, durante todo o campeonato, se empenhou. O técnico Bruno e seu auxiliar Seu Tino parabenizou a equipe que, mesmo sem patrocínio, conseguiu a vitória.

Leilão beneficente arrecada 4 milhões para projeto Escola do Povo em Paraisópolis



O cabelereiro Wanderley Nunes, organizou um leilão beneficente em prol do projeto educacional Escola do Povo, criado por Gilson Rodrigues, presidente da União dos Moradores. A matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo do dia 7 de Julho em se que anunciou a doação do boné do cantor Bono Vox da banda U2, ajudou a chamar a atenção de doadores. Luciana Gimenez doou uma jaqueta Gucci e uma guitarra que pertenceu ao Mick Jagger, Ana Botafogo deu sapatilhas e Carlos Alberto de Nóbrega mandou o banco usado no cenário do programa A Praça É Nossa. O presidente Lula doou o terno que ele usou na primeira posse, em 2003 e o jogador Kaká enviou uma camisa do Brasil autografada pelos jogadores da seleção. O leilão foi apresentado pelo jornalista Chico Pinheiro no palco do restaurante Buddah Bar, na Daslu e contou com a participação da primeira dama Maria Letícia que ganhou o título de madrinha do evento. Os objetos de desejos mais disputados nos lances foram a guitarra assinada por Mick Jagger, as roupas de Jesus Luz e as camisas da seleção autografadas por Kaká, Ronaldo e Pelé. Ao todo o leilão arrecadou R$ 2,133 milhões e teria e teria finalizado neste valor, se o empresário Eike Batista não tivesse dobrado o valor para R$ 4,266 milhões. Com o resultado do leilão o presidente da União dos Moradores, Gilson Rodrigues tem agora uma importante missão, alfabetizar 12 mil moradores entre jovens e adultos para quem foi doado o dinheiro e acabar de vez com o analfabetismo em Paraisópolis.

Kassab inaugura Rádio Comunitária Nova Paraisópolis



A Rádio Comunitária Nova Paraisópolis foi inaugurada no dia 16 de agosto. Na inauguração, prefeito Gilberto Kassab, participou de um debate ao vivo, mediado por Gilson Rodrigues, presidente da União dos Moradores de Paraisópolis. Kassab foi questionado sobre as obras de urbanização, falta de vagas nas escolas e sobre o atendimen
to na área da saúde, entre outros temas. O prefeito se comprometeu a investir em regularização de habitação, em educação, saúde e infra-estrutura dizendo que até 2012, será investido R$ 1 bilhão em Paraisópolis, e que a comunidade terá sua estação de Metrô.

A Nova Paraisópolis é sintonizada na faixa 87,5 FM e terá um alcance de um raio de 1 km na região. Será transmitido de uma antena situada a 657 metros do estúdio localizado na parte alta do Escadão, um dos novos acessos da comunidade, próximo a Av. Giovanni Gronchi.
Através deste veículo de comunicação, será possível propiciar aos moradores acesso à informação, cultura, educação, lazer e entretenimento.
Parabéns a todos que direta ou indiretamente contribuíram durante os últimos 10 anos para mais essa conquista.

José Serra reivindica obras em Paraisópolis


Uma semana depois da visita da adversária petista a comunidade, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, esteve no dia 19 de setembro em Paraisópolis, Serra chegou em companhia do candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, Geraldo Alckmin, e do prefeito, Gilberto Kassab (DEM).
No passeio pelo centro da comunidade, Serra visitou o Sacolão Economia, fez uma pausa para tomar café com leite na Padaria RJ, conversou com os moradores, jogou sinuca em um bar na
Rua Melchior Giola e seguiu para o novo conjunto habitacional recém- inaugurado.
Em entrevista, Serra falou de propostas para a área da habitação. “A solução para as comunidades mais pobres do Brasil é transformá-las em bairros. E foi o que eu fiz aqui” disse o candidato do PSDB à presidência.
Quando questionado se ele estaria na região para reivindicar a autoria de obras na comunidade, Serra disse que a gestão do PSDB foi a responsável em “transformar a favela em bairro” e acusou o PT de se autodenominar autor de projetos no local. “Inclusive, teve a inauguração de um conjunto habitacional nosso que eles vieram inaugurar”, criticou. O tucano fazia referência a 240 unidades habitacionais inauguradas em agosto deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Quando a petista Dilma Rousseff esteve na comunidade disse que a maior parte dos recursos investidos nas obras do local era proveniente, do governo federal .“Nós fizemos tudo em Paraisópolis. Aqui, em matéria de PT, de governo federal, o que foi feito é próximo a zero”, defendeu Serra. "Quando entrei na prefeitura, tinha quatro escolas (em Paraisópolis), duas eram de lata. Hoje são 14 escolas, incluindo uma escola técnica (ETEC)", concluiu Serra.

Incêndio causa pânico no Grotão



No dia 14 de outubro por volta das 21h, 25 barracos foram atingidos por um incêndio que deixou 35 famílias desabrigadas. O local já havia sofrido anos atrás outros dois incêndios. O Corpo de Bombeiros teve dificuldade em chegar ao local por causa das ruas estreitas, oito viaturas entre carros pipas e ambulâncias atenderam a ocorrência.
O fogo começou em um barraco na parte baixa do morro, o tempo seco e o vento que faz na região fez com que as chamas se propagassem ainda mais rápido, só deu tempo para os moradores tirarem o que podia, muitos nem isso conseguiram. Os bombeiros ao chegarem, isolaram as áreas que davam acesso ao local. Na rua, dezenas de moradores se aglomeravam tentando saber noticias de familiares e amigos, outros ajudavam as vítimas a salvar o pouco que o fogo não consumiu, as vitimas tiveram que passar a noite na casa de parentes e amigos. O Subprefeito de Campo Limpo Alexandre Margosian, esteve no local para prestar auxilio as famílias. O fogo foi controlado por volta das 22h30. Meia hora depois a defesa civil chegou ao local. No dia seguinte, geladeiras e fogões queimados faziam parte do cenário devastador. Quando nossa equipe chegou ao local as 06hs da manhã presenciamos uma cena muito triste, uma mulher chorava tentando achar os documentos e algo que o fogo não tivesse consumido. O Padre Luciano cedeu o salão paroquial da igreja para abrigar seis famílias que não tinham encontrado local para ficar. Os moradores tomaram a iniciativa de arrecadar alimentos na comunidade para ajudar as vitimas do fogo. Os alimentos que foram doados para as famílias que estavam na igreja, serviram para todos os outros que necessitavam.
Segundo o Padre Luciano, a prefeitura não deu à devida atenção as vitimas. “Não deram cestas básicas e faltou boa vontade em atender as famílias que não tinham para onde irem, faltaram também colchões para algumas famílias” disse o padre. As dificuldades das vitimas do incêndio são várias, nos primeiros dias faltava à liberação de verba por parte da prefeitura para o pagamento do aluguel social, pois os proprietários das casas só liberavam a moradia com a garantia dos pagamentos. Outro problema foi à obtenção do relatório da Defesa Civil que comprova o número de famílias cadastradas no dia da ocorrência, esse documento é necessário para que os moradores consigam tirar novos documentos e justificar os dias que tiveram que faltar nos empregos e aulas das crianças. O JPN foi à paróquia São José para ver como estava a situação das seis famílias, os moradores na ocasião estavam revoltados por causa da falta de auxílio por parte das instituições do bairro e também da prefeitura.

IBGE realiza censo em Paraisópolis



Desde o dia 1° de agosto os recenseadores do IBGE se encontram realizando a pesquisa na comunidade. Com os resultados da nova pesquisa será possível saber a quantidade de habitantes, as informações sobre educação, trabalho, renda, condições de moradia, entre outras. Tudo para mostrar quem somos, onde vivemos e, sobretudo, como vivemos. Enfim, revelar nosso Brasil e até mesmo para orientar o investimento do setor privado. Para se ter uma idéia da importância da pesquisa. O governo não faz nenhuma política pública antes de olhar os dados do Censo, que traz características da educação, trabalho, migração da população e do mercado de trabalho de determinada região
A lei obriga o instituto a manter sigilo individual, só podendo divulgar resultados agregados. Assim, o IBGE nunca pode identificar a resposta de uma pessoa, de uma família ou de uma empresa.
A responsável pelo posto de coleta de dados do IBGE na comunidade, Caroline Tamura pede aos moradores de Paraisópolis que colaborem com os recenseadores. “22 deles são da comunidade e estão tendo dificuldade de entrevistar os moradores. Por favor, colaborem, pois é para seu bem e de todos”.

Dilma Rousseff faz campanha em Paraisópolis



A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, visitou no ultimo dia 12 a associação de moradores de Paraisópolis onde foi recepcionada pelo presidente da instituição Gilson Rodrigues e sua esposa Juliana Gonçalves presidenta da União de Mulheres de Paraisópolis. Também participaram da reunião diversos moradores da comunidade e comerciantes. Acompanhando Dilma estava o senador Aloizio Mercadante (PT), candidato ao governo de São Paulo; os candidatos ao Senado por São Paulo Marta Suplicy (PT) e Netinho (PC do B) e o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra.
Depois de visitar a União de Moradores Dilma deu uma entrevista à imprensa que a aguardava em frente à união de moradores, ela disse que o assunto mais importante da visita a comunidade era a proposta de campanha de criar melhores condições de infra-estrutura em comunidades carentes e mostrar que isso é possível assim como o que tem sido feito em Paraisópolis. “Eu encontrei uma comunidade com consciência, com um trabalho fantástico de alfabetização. Saio daqui encantada” disse Dilma.
Durante a entrevista, Dilma se negou a responder várias perguntas feitas por jornalistas sobre o tema principal da edição da revista Veja distribuída dois dias antes da visita dela a comunidade. A edição citava um suposto esquema de lobby onde o filho da atual ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, teria negociado contratos dos Correios com empresas privadas. Diante da insistência dos repórteres e jornalistas, Dilma voltou a rebater o tema: "Meu querido, eu não vou insistir nesse fato, esses saltos mortais que pegam o fato e querem ligar a mim e no meio não tem nada, eu não vou mais dar combustível para isso. Eu não tenho nada a provar", declarou a candidata encerrando irritada a entrevista.
Depois que Dilma deixou a comunidade o candidato ao governo de São Paulo Aloizio Mercadante e a candidata ao senado Marta Suplicy entrevistaram os moradores para o programa eleitoral gratuito.
Nossa equipe entrevistou o candidato ao governo do Estado Aloizio Mercadante e perguntou qual era a importância de Paraisópolis em sua campanha. Em resposta, Mercadante disse que se vencesse, Paraisópolis seria sua prioridade número um e que logo no primeiro dia do seu mandato tomaria as devidas decisões para mudar a situação da educação na comunidade. “É inadmissível que a menos de três quilômetros da casa do Governador exista a escola que teve o pior resultado do município segundo avaliação do IDEB, se o governo não cuida do quintal de sua casa o que fará com o resto”.

Casa da Amizade faz festa de aniversário de 15 anos no parque Burle Max

O nome por si só diz tudo. As crianças, mães e famílias beneficiadas pela Casa da Amizade se sentem atendidos como amigos.
No dia 21 de Agosto, a Casa da Amizade completou 15 anos de trabalho e a data foi comemorada com uma festa no Parque Burle Max que incluiu atividades recreativas, apresentação do Barracão dos Sonhos, teatro de bonecos e recital de poemas.
A Casa da Amizade é uma organização sem fins lucrativos que, contando com a ajuda de doadores e voluntários, atua na comunidade com atividades educacionais e sociais.
O trabalho sempre foi sustentando no voluntariado, incluindo a construção da sede da fundação em 1995 (hoje chamada de Sala-Sol), concluída em regime de mutirão. Desde então, a entidade promove ações de melhoria na qualidade de vida dos moradores da comunidade e protagonizou algumas conquistas como a construção “da Quadra da Amizade”, que opera desde 2008 com um programa de esportes.
Discutidos em uma reunião de planejamento no início de todo o ano, os projetos desenvolvidos incluem a distribuição de doações de verduras e legumes nos fins de semana, destinados a complementar a dieta alimentar de pelo menos 200 famílias; reforço escolar para as crianças; distribuição de kits de material escolar no início de cada ano; passeios externos a pontos turísticos da cidade; alfabetização para adultos; mostra cultural, envolvendo todas as entidades voltadas a educação no bairro; programa de apoio às gestantes por meio de palestras e distribuição de enxoval, entre outras. A entidade também é membro do “Fórum Multientidades de Paraisópolis”, que reúne as ONGs do bairro com o objetivo de fortalecer os esforços de melhoria da qualidade de vida da região.

Para saber mais visite o site: www.casadaamizade.org.br




















Barracão dos Sonhos comemora 100 anos de ADONIRAN BARBOSA



No ano em que Adoniran Barbosa faria seu centésimo aniversário, a ONG Barracão dos Sonhos oferece em homenagem ao cantor e compositor cursos gratuitos de violão, cavaquinho, percussão, sopro, canto, regência, composição e teoria musical ao som de obras de Adoniran Barbosa. Haverá, uma vez por mês, uma roda de Samba para que os alunos possam mostrar as técnicas que estão aprendendo.
Considerado um dos mais importantes nomes do samba paulista, Adoniran Barbosa compôs sucessos como: Rua dos Gusmões, Despejo na favela, Trem das Onze, Abrigo de Vagabundos, Saudosa Maloca, Bom Dia Tristeza, Iracema e Samba do Arnesto.
As aulas preparatórias já estão acontecendo no ponto de cultura do Barracão às quartas-feiras das 18:30 as 21:00 e aos Sábados das 13: as 16:00 na Rua Deputado Laércio Corte, 111- Paraisópolis. (Rua do Cemitério do Morumbi)
Para mais informações, ligue: 3772-6784 / 9945-0246.