Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

“Rugby para todos” no Campo do Palmeirinha


Parece futebol americano, mais não é. Rugby é a nova sensação em Paraisópolis.
O Rugby foi criado pelo inglês Willian Webb-Elis há 100 anos. No Brasil, o esporte não se popularizou como o futebol, mas nos últimos anos tem ganhado inúmeros admiradores, prova disso é o projeto “Rugby para todos”, uma iniciativa de Fabrício Kobashi e Mauricio Draghi, jogadores profissionais.
Os atletas atuam em Paraisópolis desde 2004. O projeto começou inicialmente com 60 alunos e já atendeu mais de 500 jovens. “Nossa proposta é educacional, queremos formar o caráter dessas crianças e passar bons valores”, explica Fabricio. Para praticar o esporte é necessário que o jovem esteja estudando.
Desde abril de 2010, o Bandeirante RC fornece 80 lanches, complementando a prática esportiva com uma boa alimentação. Os treinos são realizados as terças e quintas de manhã e de tarde, para que todos possam participar. Todas as crianças têm acesso a psicólogo, preparador físico e pedagogo.
“É um esporte instintivo, que usa velocidade e força. Exige certa agressividade, mas controlada. Aqui eles não têm medo do contato, só temos de ensiná-los a dosar. Costumo dizer que o rúgbi é um esporte de animais praticado por cavalheiros. É muito disciplinado e jogado em equipe.” Comentam os instrutores.
O esporte tem dado perspectiva para o futuro e ajudado a melhorar a auto-estima de dezenas de jovens, além de ajudar no desenvolvimento da coordenação, disciplina e do trabalho em equipe.
A estrutura teve considerável melhora, porém, o projeto não tem como manter os jovens que começam a despontar. Assim, a partir dos 15 anos, caso alguém queira se dedicar mais à modalidade é prontamente encaminhado a um clube parceiro. “Tentamos garantir o mínimo para que o jovem possa treinar. Às vezes, nem dinheiro para o transporte ele tem”, diz Fabrício.
O projeto já produziu um grande resultado, David tem 18 anos é um dos alunos mais aplicados. Entrou recentemente para a seleção brasileira de Rugby, e viajou para disputar uma partida contra a Argentina.
As matriculas são gratuitas e não há cobrança de qualquer tipo de mensalidade Para participar do projeto é necessário que o interessado esteja estudando e se apresente no campo do Palmeirinha as terças e quintas as 14:hS acompanhado de um adulto responsável portando comprovante de residência, RG do aluno e RG e CPF próprio.