Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Abadá-Capoeira no Einstein


No dia 28 de Agosto aconteceram os Jogos da Abadá-Capoeira no Programa Einstein na Comunidade, onde os alunos do Projeto que praticam a Capoeira jogaram com seus companheiros de treino. A apresentação contou com a presença de professores, instrutores e graduados que desenvolvem trabalhos em outras comunidades na cidade de São Paulo. O evento também contou com a presença do Mestrando Peixe Cru que é responsável pela coordenação de todos os trabalhos da Abadá-Capoeira na Capital.
Foram seguidos os critérios de avaliação determinados pela Abadá-Capoeira para os campeonatos como: característica de jogo, ritmo, técnica, desenvolvimento e improviso, plasticidade dos movimentos, etc. Um dos principais objetivos dos Jogos é incentivar que o praticante treine e melhore cada vez mais o seu desenvolvimento e suas habilidades dentro da Capoeira.

Inscrições abertas para a Capoeira para crianças (a partir dos 4 anos de idade) e adolescentes.
Maiores informações:
Programa Einstein na Comunidade
Rua Manuel Antonio Pinto, 285 - Paraisópolis
Coordenador de Esporte: Arnaldo Vicente da Silva
Instrutor da Abadá-Capoeria: Mobi Dick
marcelo_yoneyama@hotmail.com

5ª Mostra Cultura de Paraisopolis bate recorde de público


A 5° edição da Mostra Cultural de Paraisópolis, bateu recorde de público e superou as expectativas. O tema escolhido para este ano foi “Sonhos”. Com empenho e organização impecável, os organizadores do evento fizeram valer o título de maior festa cultural da comunidade. Os educadores e professores das instituições de ensino da comunidade mostraram através dos trabalhos expostos que o que não falta nas crianças e jovens da comunidade são sonhos e muito talento.
A Mostra Cultural foi idealizada em 2006 pelo Grupo de Gestores de Paraisópolis com a idéia de envolver culturalmente a comunidade e estimular o processo de ensino-aprendizagem, além de garantir a integração das escolas e organizações sociais que atuavam no bairro. De lá para cá, a festa cresceu e a cada ano tem se tornado mais divulgada. Com a colaboração da administração do CEU Paraisópolis, a festa ganhou proporções maiores. Neste ano, mais de 70 eventos nas áreas de esportes, educação e cultura foram realizados durante todo o dia, garantindo entretenimento para os mais de 8 mil participantes que prestigiaram o evento. As atividades foram as mais diversas possíveis: balé, capoeira, kung fu, cinema, canto em coral, literatura de cordel, oficinas e exposições.
O JPN parabeniza os profissionais e voluntários responsáveis pela grande festa!

Vila Fundão é campeã da Copa da Paz em Paraisópolis.

Foi em clima de festa que começaram as duas últimas partidas da Copa da Paz. Na primeira partida o Padrinho da Copa da Paz, Zé Maria (ex-jogador da seleção brasileira), deu o ponta pé inicial da disputa pelo 3ºLugar onde o Time da Casa, o Palmeirinha, enfrentou o Vida Loka do Jd.São Luiz. Em campo, as equipes deram um show de bola, houve belas jogadas, mas apesar do esforço dos jogadores do Palmeirinha, o título de 3º Lugar foi para o time Vida Loka que fez a alegria da torcida que acompanhava o torneio.
O jogo da decisão começou com uma grande queima de fogos, nas arquibancadas as torcidas fizeram a festa, de um lado representando a comunidade de Paraisópolis a torcida da Portuguesa se unia com a do Palmeirinha, do outro lado a torcida da Vida Loka se unia com a da Vila Fundão, foi neste clima que foi dado início a grande final da Copa da Paz.




Os jogadores da Portuguesa começaram a partida com muita garra, isso foi demonstrado em campo nas várias disputas de bola, a Lusa marcou com o gol de Edvan Macedo (camisa 09) no primeiro tempo, com muita dificuldade o Vila Fundão empatou com um gol de Tomás (camisa 10) do time, a disputa foi para prorrogação e em seguida para os pênaltis, onde o Vila Fundão venceu de 4x2 depois que o goleiro Edimar defendeu a cobrança do Baratinha (camisa 10) da Portuguesa. A torcida da Vila Fundão fez a festa em campo contando com a presença de seu torcedor mais ilustre: o Mano Brown dos Racionais MC's.
A festa da grande final da Copa da Paz teve também a cobertura da rede Record de TV, além de Jornais como o Gazeta Esportiva.

O destaque desta edição da Copa da Paz foi sem dúvida nenhuma a organização das equipes e a alegria das torcidas organizadas, com destaque para a torcida da Vida Loka do Jd. São Luiz, que com o som da bateria, hinos e gritos de guerras deram um show de entusiasmo nas arquibancadas.
Dos times da comunidade de Paraisópolis o destaque vai para as torcidas do Palmeirinha e da Portuguesa que se destacam por sua fidelidade ao time. A Copa da Paz teve o apoio do Jornal Paraisópolis News que parabeniza a todos os organizadores pela grande festa!

Transcontinental FM dá Show Solidariedade no Campo do Palmeirinha



A rádio que mais produz eventos na cidade, a Transcontinental FM, realizou no último domingo show beneficente para arrecadar alimentos em prol das vítimas das enchentes de Pernambuco e Alagoas.
O show faz parte da campanha “SOS Nordeste” que a rádio está realizando em vários bairros da cidade de São Paulo. Em Paraisópolis, o show arrecadou 1.5 toneladas de alimentos e também contribuiu para a Campanha do Agasalho 2010 arrecadando centenas de peças.
O show contou com a presença dos grupos: Arte Popular, Novo Tema, Novo Conceito, Doce Presença, Pique Novo, Fino Trato, Eder Miguel e Banda, Mc Naldo e também rolou funk na festa representado pelo Mc Sacana, Mc Furlan, Mc Pablo e quebrando tudo DJ Alam. Cerca de 4 mil pessoas participaram da festa durante todo o dia.
Os comerciantes de Paraisópolis contribuíram com a campanha “SOS Nordeste” fazendo doações e apoiando os organizadores do evento.
Os colaboradores do evento também desempenharam um ótimo trabalho não deixando faltar nenhum requisito em termos de organização, segurança e eficiência. Também esteve presente, a candidata a Deputada Federal Ana Paula Junqueira e o Candidato a Deputado Estadual Pelé Problema.




Governo e Prefeitura confirmam: Paraisópolis terá Metrô

Na tarde do último dia 30 de Junho, o governador Alberto Goldman juntamente com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem que na ocasião do evento representou o prefeito Gilberto Kassab, juntamente com demais autoridades públicas da capital paulista, assinaram o contrato de cooperação técnica e financeira que pretende viabilizar serviços para a construção da nova Linha 17 - Ouro do Metrô que terá cerca de 21,5 quilômetros de extensão com 19 estações.




Diversos membros do secretariado municipal estiveram presentes na solenidade: Elton Santa Fé Zacarias, secretário de Infra-Estrutura e obras; Marcelo Cardinale Branco, secretário de Transportes; Rubens Chammas, secretário de Planejamento; e Eduardo Jorge, secretário do Verde e do Meio Ambiente.
A assinatura do convênio pelo Estado e a Prefeitura para a construção da Linha 17 - Ouro do Metrô põe fim às dúvidas que se instalaram nas mentes dos moradores do bairro. Todo o problema começou depois que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou a exclusão do estádio do Morumbi para sede Copa do Mundo de 2014. Na ocasião a Secretaria dos Transportes Metropolitanos chegou a afirmar que “todas as linhas seriam prioritárias” e que os investimentos para construção da linha 17 – Ouro, seriam mantidos, mas que o trecho que atenderia a região do estádio do Morumbi, da qual Paraisópolis faz parte, ficaria por último. A notícia levantou um grande alarde e discussões por pessoas que representam entidades e instituições do bairro que já contavam com a implantação da nova linha do metrô, não só como complemento de estrutura para a realização da copa de 2014, mas também como parte da futura estrutura comercial do bairro do Morumbi. Com a chegada do metrô ao bairro do Morumbi, os imóveis da região que já possuem um dos metros quadrados mais valorizados da cidade de São Paulo aumentariam ainda mais.

Gilson Rodrigues, presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis foi o porta-voz do apelo dos moradores das várias classes sociais do bairro do Morumbi, em carta aberta enviada ao Governador Alberto Goldman.


No dia 21 de Junho de 2010, o presidente da entidade relatou as dificuldades que a região sofre com os problemas relacionados ao trânsito denunciando o descaso do governo por décadas para o problema no bairro. Na carta enviada ao Governador de São Paulo também foi anunciada a convocação de 20 deputados estaduais com trabalho na região e a participação de dezenas de vereadores além de deputados federais e senadores para realização de uma audiência pública na Assembléia Estadual com a presença dos representantes do metrô para discutir o assunto.
O assunto dos problemas do trânsito também ganhou espaço na rede mundial de computadores. No dia 24 de Junho (dois dias após o envio da carta ao governador) a equipe de jornalismo da TV UOL fez uma matéria juntamente com um vídeo mostrando lideranças comunitárias e moradores de Paraisópolis reclamando da superlotação que há nas lotações responsáveis pelo transporte da comunidade. No vídeo, os entrevistados afirmavam que os passageiros das lotações de Paraisópolis demoravam mais de 30min esperando no ponto para poderem tomar a condução e que para irem sentados deveriam ter que esperar, às vezes, até 1hora em pé no ponto final. Depois de tanta “pressão” o Governo do Estado anunciou a assinatura do convênio que foi realizado no CEU Paraisópolis.
No evento realizado em Paraisópolis, o Governador Alberto Goldman deu a sua versão para a assinatura do convênio a dizer que faltava só a assinatura da Assembléia Legislativa que autoriza o poder executivo a buscar recursos tanto interno como externo para custear a obra.
Na sexta-feira do dia 25 de Junho, o governador sancionou o projeto de lei que autoriza o Estado a obter financiamentos nacionais e internacionais para a construção da Linha 17 - Ouro. A lei prevê um empréstimo de R$ 1,082 bilhão junto à Caixa Econômica Federal e de cerca de R$ 250 milhões do BNDES para a construção da nova linha, que está orçada em R$ 3,17 bilhões e contará ainda com recursos da Prefeitura (R$ 334,5 milhões) e do Estado (R$ 1,5 bilhão) quase metade do valor da obra. O governador Alberto Goldman deixou claro que o Governo Federal não cedeu dinheiro para a construção da obra, apenas emprestou através da Caixa Econômica Federal e do BNDS, “Não recebemos nada de ninguém, teremos de pagar o que pedimos emprestado e com juros”, repetiu ele diversas vezes. O governador também disse que a licitação do projeto deve ser iniciada até o final deste ano e que a entrega da Linha 17 - Ouro está prevista para 2013. A equipe do Jornal Paraisópolis News esteve presente no evento e fez a seguinte pergunta ao Governador Alberto Goldman: “Governador Alberto Goldman, a população pode ficar tranqüila e terá mesmo metrô em Paraisópolis?”, “Só não me cobrem data, estamos apenas começando, terá sim metrô em Paraisópolis”, respondeu o governador.

Paraisópolis tem as duas piores escolas da cidade.


Nas últimas avaliações do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que é realizado a cada dois anos, a comunidade de Paraisópolis chamou a atenção para um fato alarmante: duas escolas que atendem a comunidade tiveram as menores notas de toda à cidade de São Paulo.
O resultado da pesquisa foi divulgado no dia 5 de julho, pelo índice vemos que a pior escola municipal do 1º ao 5º ano na capital paulista é a Paulo Freire obtendo 3,1 pontos; já na rede estadual o último lugar do 6º ao 9º ano ficou para o colégio Etelvina de Góes Marcucci, 2,6 pontos, já o colégio vizinho, o Maria Zilda ficou com 3,8 na avaliação.
O resultado do Ideb traz à tona a realidade do descaso com que a educação e o futuro de centenas de crianças e jovens da comunidade de Paraisópolis vêm sendo tratada, em especial no colégio Etelvina. Os problemas são vários e já ocorrem há anos. É o que mostra o mesmo estudo do Ideb realizado em 2007 onde a nota do colégio foi de 2,9 pontos.
Falta perspectiva de vida para a maioria dos jovens da comunidade, muitos alunos não sabem a razão de estudar, a desmotivação para aprender é total. Outro problema que também atinge aos jovens da comunidade é o fato de não haver programas culturais e educacionais que dêem suporte e incentivo para que eles gostem de aprender, e a maioria não está preparada para corresponder as exigências do mercado de trabalho atual.
Os professores ganham mal, e muitos não estão preparados para encarar a realidade em que vivem os jovens de Paraisópolis.
A situação em que se encontra a estrutura do prédio do colégio Etelvina é deplorável. Os banheiros estão em péssimas condições de higiene, não há iluminação nas quadras, falta merenda escolar, algumas lousas estão trincadas, as carteiras estão todas riscadas, os ventiladores quebrados, os vidros das janelas já não protegem os alunos do frio, pois muitos estão quebrados e há freqüente falta de funcionários.
É comum encontrarmos alunos do 6° ao 9° ano sem saberem as operações básicas de matemática como subtrair ou dividir, isso sem falar da incapacidade de redigir uma redação, uma das exigências principais para conseguir um trabalho.
O ponto máximo dos problemas do colégio Etelvina se deu quando em uma sexta-feira (dia em que a maioria dos alunos não comparece as aulas), a diretora Sofia Elena Baccari suspendeu as aulas pela pequena quantidade de alunos presentes, dispensou-os e fechou os portões.
Pais de alunos chamaram a imprensa que constatou a denúncia. No dia seguinte, o problema se repercutiu na mídia jornalística.
A diretora do colégio Etelvina não é bem encarada pela comunidade. Em 2008, o povo recorreu a União dos Moradores do bairro procurando providências, conseguiram afastá-la por alguns meses da direção, no entanto até hoje as desavenças acontecem. A União dos Moradores está recorrendo à Secretaria de Educação, para realizar uma reunião com a Diretoria Regional de Ensino para discutirem a situação da educação oferecida nas escolas públicas do nosso bairro.

Igreja Anglicana inaugura creche em Paraisópolis


O Instituto Anglicano inaugurou no dia 4 de julho sua mais nova creche com capacidade para atender 250 crianças. O terreno possui 3.700m² de área construída, com cozinha espaçosa e bem equipada, as salas das crianças são muito coloridas e decoradas com imagens dos personagens da turma da Mônica. Ao todo foram investidos R$ 2,6 milhões para a construção do imóvel, doados por empresas e instituições como a TAM e a Justiça Federal.
O Instituto Anglicano já contava com dois Centros de Educação Infantil que atendiam a 360 crianças de 0 a 5 anos, situados em dois bairros carentes do município de São Paulo (Vila Brasilândia e Jaguaré). Com a nova unidade inaugurada na comunidade de Paraisópolis o instituto passa a atender ao todo 610 crianças.

Estiveram presentes no evento de inauguração as atrizes Regina Duarte e sua filha Gabriela Duarte, a jornalista e apresentadora Mariana Godói do SPTV da rede Globo, o Juiz Federal Dr.Fausto Martin de Sanctis e o Reverendo Aldo Quintão - presidente do Instituto Anglicano - juntamente com sua esposa Ana Paula Quintão. Alguns convidados não participaram do evento por conta de outros compromissos, foi o caso do Prefeito Gilberto Kassab e o Secretário Municipal da Educação, Alexandre Alves Schneider, que foram representados no evento por assessores. Outra personalidade que não pode comparecer ao evento foi o cartunista Maurício de Souza, mas foi muito bem representado pela Turma da Mônica que fez a alegria das crianças e adultos presentes na festa.

Festa dos cabeleireiros Val e Coffer no Salão de Festas Rosely.




Todos os anos, o “Salão de Cabeleireiros Val e Coffer Design” realizam a festa mais chique da comunidade de Paraisópolis para seus clientes e amigos. Na sua 6ª edição, a festa teve parceria com a loja de roupas Mira Modas Boutique, uma das mais conceituadas no ramo da moda na comunidade.
O evento foi realizado no Salão de Festas Rosely, o local foi escolhido por ter a estrutura ideal para se fazer um evento de qualidade que comportasse a grande quantidade de clientes do Salão Val e Coffer Design.
O desfile nesse ano foi diferenciado, as meninas desfilaram maravilhosamente bem. Tudo para aparecerem nas fotos do Almir Martins, fotógrafo da revista Caras e também de outras revistas do mesmo segmento, que trabalhava no evento. Para abrigar a festa deste ano o Salão de Festas Rosely montou uma estrutura especial, incluindo camarim e até pista de dança. O que não faltou mesmo foi descontração e alegria por conta dos participantes.


Perfeito para sua festa.

O Salão de Festas Rosely tem a estrutura perfeita para você realizar sua festa, além de uma equipe completa para dar apoio e atendimento para os seus convidados, você não vai precisar se preocupar com nada! O salão dispõe de brinquedos e monitores para as crianças, você se diverte sem precisar se preocupar com os seus filhos. O salão ainda conta com seguranças e garçons além de assessoria para dar dicas de como realizar sua festa de casamento, aniversário ou eventos diversos.

Especial Festas Juninas em Paraisópolis


A comunidade de Paraisópolis, afamada por alojar grande parte dos migrantes nordestinos, mostra tradição nas festas juninas e muita alegria. A maioria das instituições, tanto religiosas como educacionais da comunidade, faz sua festa. Seja para as crianças ou para os adultos a época das festas juninas é uma das mais divertidas na comunidade, reunindo muitas vezes centenas de moradores, como é o caso do tradicional Bingo da Igreja Católica São José. Nossa equipe participou de quatro das melhores festas, e registrou tudo o que aconteceu.

Quermesse da Igreja Católica.

A maior Festa Junina de Paraisópolis é a da Igreja Católica São José, que neste ano bateu o recorde de público, mais de 5 mil pessoas participaram do já tradicional Bingo realizado há anos para a construção do prédio que já está em fase de acabamento. O motivo para que tanta gente participasse do Bingo neste ano, foi o sorteio da Moto CB 300R novinha, que foi ganha pelo morador Rafael Paulino. Outros três prêmios foram sorteados, Henrrique Batista ganhou um microondas, George Lins ganhou um fogão de quatro bocas e Rogério Mascarenha, de 10 anos, ganhou um celular da Samsung. Após o bingo, a festa foi feita pela presença do cantor de forró Ivan Melo e o tecladista Tarcisio. O padre Luciano agradeceu a colaboração de todos os que participaram comprando as cartelas e as comidas.

Quermesse no Colombo

A comunidade do Jardim Colombo que também faz parte do complexo do bairro de Paraisópolis, fez uma grande quermesse no dia 19 de junho. Organizada pela União de Moradores da Comunidade, a festa foi bem organizada e com grande variedade de shows que garantiram o sucesso do evento. A festa foi marcada pela a presença da banda Buzão do Forró, grupo Raro Swing, Desejo de Paixão, Garotas Fantásticas, Forró do Zé e a dupla sertaneja Edson e Fabiano e com a presença da radialista Vilma da Rádio Terra. A locução da festa ficou por conta da voz de Genivaldo Santos e a organização do evento por Raimundo, responsável pela área de esporte da União de Moradores. Participaram do evento cerca de 1.500 moradores, a festa rolou até as 5 horas da manhã.

Quermesse CEU Paraisópolis

Como no ano passado, a quermesse do CEU Paraisópolis deste ano contou com a presença dos pais e alunos das duas escolas localizadas dentro da instituição. As crianças divertiram-se nas várias brincadeiras das barracas que foram montadas no local; houve também um bingo, realizado no teatro, com muitos prêmios e brindes sorteados; não faltaram comidas típicas juninas, e muita diversão na hora da apresentação das quadrilhas dos pequenos alunos. A direção do CEU Paraisópolis agradeceu aos comerciantes de Paraisópolis pelos alimentos doados para a grande festa que foi realizada.

Escola do Povo recebe ajuda do cantor Bono do U2.

A Escola do Povo (projeto de educação da união dos moradores de Paraisópolis) recebeu do cantor Bono, da banda irlandesa U2, a doação de um boné verde com a dedicatória "Amor e Pizza" feita pelo astro. O boné do cantor será leiloado no mês de agosto na cidade de São Paulo, e tem como organizador do evento Wanderley Nunes, cabeleireiro do presidente Lula e da primeira-dama Marisa Letícia, o cabeleireiro também tem como clientes artistas como Claudia Raia e Rodrigo Santoro. O lance mínimo do leilão pela peça deverá ser de R$ 10 mil.

Dengue deixa em estado de alerta a região do Grotão.


A região do Grotão está se tornando um depósito de lixo a céu aberto, condição ideal para que o mosquito da dengue se prolifere. Nossa equipe de reportagem foi ao local acompanhada de um morador que mostrou a situação em que se encontra a área.
Na encosta do morro moravam várias famílias anos atrás, mas por causa de dois incêndios e a ameaça de desabamento do terreno, os barracos foram todos removidos pela prefeitura para outro local, agora a região está abandonada à espera das futuras obras da urbanização, o mato cresceu e muitos moradores passaram a jogar entulho e lixo doméstico no local. O local está propício para a proliferação da larva do mosquito da dengue (Aedes Aegypti). Latas, baldes, garrafas pet, vasos sanitários quebrados, pneus e tampas são apenas alguns dos tipos de recipientes jogados no local que, com a água da chuva enche e armazena a água parada.
O bairro do Morumbi está na lista dos locais em que os casos de dengue têm sido bastante notificados. Só neste ano, 123 pessoas contraíram a doença na região do Butantã, e em toda a cidade já foram registradas 98 mortes pela doença.
A Subprefeitura de Campo Limpo fez a nebulização durante o mês de maio em várias casas e ruas do bairro Paraisópolis, no entanto a região do Grotão está se tornando o local perfeito para o crescimento do mosquito da dengue.
O mosquito Aedes aegypti , transmissor da doença, se prolifera em ambientes com água parada.

Fique atento: evite o acúmulo de água nos pratinhos dos vasos de plantas; não acumule lixo e entulho em casa ou em terrenos baldios; guarde os vasos de plantas e os baldes sempre de boca para baixo e mantenha caixas d'água bem fechadas.
Se todos os moradores fizerem a sua parte, Paraisópolis será um local em que o mosquito da dengue não terá vez.

Atenção aos sintomas da dengue:
Os sintomas mais comuns da dengue são febre, dores no corpo (sobretudo nas articulações), dor atrás dos olhos, muito cansaço, perda de apetite e paladar, náuseas, tonturas e vômitos e dor de cabeça. Podem também aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, principalmente nas gengivas. Procure o médico, se apresentar sintomas da doença.

Brasiliense é o campeão da Copa Paraisópolis 2010.


No dia 27 de Junho foi realizada no Campo do Palmeirinha a grande Final da Copa Paraisópolis. Os dois times da comunidade que tiveram o melhor desempenho durante todo o campeonato (Brasiliense e Paraná) disputaram a partida numa briga acirrada para levar o troféu e o prêmio de R$ 3.000,00 para casa. O Brasiliense venceu de 4x1 o Paraná.
O Brasiliense foi criado em 2002 e seus integrantes são todos do estado da Bahia, e tem como técnico o baiano José Alécio, mais conhecido como Léo Catuaba. Este, luta bastante para manter o time que não tem patrocinador desde a sua fundação. Mas a falta de patrocínio não impediu o Brasiliense de seguir invicto durante todo o campeonato. É do Brasiliense o melhor jogador e artilheiro da Copa Paraisópolis 2010, Leke (camisa 10), ele fez três gols em cima do Paraná. Mas a jogada destaque da partida foi o gol de bicicleta feito por Eli (camisa 8) do Brasiliense aos 33 minutos do segundo tempo, o que garantiu a alegria da torcida do time nas arquibancadas.
O Paraná, que tem o patrocínio da Casa de Carnes Nogueira, ainda teve várias chances de descontar o placar depois que fez um gol aos 9 minutos do segundo tempo, no entanto foram todas desperdiçadas, mas mesmo assim o time não saiu de mãos vazias, levou para casa o troféu de 2º lugar, o prêmio de R$ 1.000,00 em dinheiro e uma medalha para cada um dos jogadores. Recebeu o troféu de melhor Goleiro da Copa Paraisópolis 2010 o goleiro Jeferson, do time do Palmeirinha.
No final da partida os jogadores dos dois times se cumprimentaram e se abraçaram, mostrando que o que vale mesmo é a amizade e o prazer de jogar um bom futebol. Chiquinho do Palmeirinha ao premiar os ganhadores, agradeceu em discurso a todos os envolvidos na organização do campeonato, desde os meninos que marcam o campo com gesso até os técnicos dos times da comunidade que foram responsáveis pela bonita festa que foi a Copa Paraisópolis 2010.