Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Quem é Zé Maria?

Por Adriana Moura
    Zé Maria, como é chamado pelos moradores da comunidade, veio de família humilde e foi criado junto com 13 irmãos em São João Evangelista no Estado de Minas Gerais. Aos 10 anos de idade começou a trabalhar para fazendeiros, lavradores, vaqueiros e em carros de boi para ajudar a família. Aos 17, já em São Paulo, trabalhou como ajudante de pedreiro e encarregado, até que chegou a Paraisópolis no ano de 1978. Na época a comunidade era habitada por poucos moradores, que sofriam as dificuldades para conseguir moradia digna.  
Na comunidade ele contribuiu com trabalhos coletivos, ficou conhecido por membros da subprefeitura do Campo Limpo, Butantã e por moradores que por muitas vezes se empenharam com ele saindo às ruas em protestos e passeatas que aos poucos se transformaram na construção do que hoje é a segunda maior comunidade de São Paulo, habitada por mais de 80 mil moradores.
No tempo em que Mário Covas era governador, Zé Maria foi um dos moradores que poderiam construir sua casa de bloco, porém, era em uma época em que as casas ainda eram quase todas feitas de madeira, e essa era a maior dificuldade, mas com a ajuda de moradores, da prefeitura e do governo foi que vieram as casas de bloco que ninguém mais derrubou. Trabalhou na União dos Moradores por 10 anos, quando a sede era apenas um barraco de madeira, na época em que Betânia e depois José Rolim foram presidentes. Acompanhou a implantação do Projeto Taxa Mínima para eletricidade e água. Defendeu juntamente com a comissão, o Projeto Nova Luz para Paraisópolis, que causou a queda de tarifas sociais por meio de um abaixo-assinado que reuniu Paraisópolis, foi levado para a câmara dos vereadores e em seguida foi aprovado pelo senado. Foi um dos que lutou contra a criação da avenida que seria construída no governo de Paulo Maluf, que cortaria Paraisópolis, onde hoje é a Rua Pasquale Gallupi. Reivindicou para que o Cheque-despejo se tornasse o Bolsa-aluguel, no qual todos teriam direito à moradia. Quando a Marta Suplicy era prefeita e montou um projeto em benefício a comunidades carentes, o primeiro lugar a ser beneficiado foi Paraisópolis e Zé Maria participou fazendo a contagem de pessoas para o senso por seis meses, então foi montada uma comissão com a população para a urbanização e melhores habitações. E ainda, depois de tantas lutas, Zé Maria recebeu uma carta fechada, dizendo que os vereadores haviam aprovado a apropriação de terras e que em três meses a prefeitura poderia entrar com as desapropriações das ZEIS vazias para interesses sociais.
  Zé Maria hoje é uma das pessoas que podem contar um pouco da história de Paraisópolis por sua grande participação e influência junto aos moradores. Ele criou uma entidade legalizada chamada União em Defesa das Moradias, feita para que os moradores tenham força nas reivindicações.

6°Mostra Cultural de Paraisópolis Distribui Mais de 3 mil livros

 Por Luiz Flavio
Moças do Ballet Barracão dos Sonhos

   A maior festa Cultural da comunidade de Paraisópolis foi realizada esse ano com o tema “Pelos Caminhos da Leitura” e na sua sexta edição superou os eventos realizados nos anos anteriores tanto em qualidade como em criatividade. Participaram da mostra o Vereador José Rolim, o Secretário Municipal de Educação Alexandre Schneider e o Subprefeito de Campo Limpo Alexandre Conti.


   No dia 27 de Agosto centenas de pessoas puderam conferir os diversos trabalhos artísticos de alunos e artistas que se dedicaram durante dias para a realização do evento no CEU Paraisópolis. A Mostra Cultural é o dia em que professores revelam os talentos que são descobertos e lapidados por eles nas escolas e instituições da comunidade.
    Durante todo o dia vários grupos se apresentaram nos palcos onde os jovens e adultos mostraram seus talentos através da música e da dança. As exposições e apresentações dos alunos de escolas públicas e das instituições mais atuantes da comunidade foram realizadas nos prédios das escolas EMEF e CEI localizadas ao lado do prédio da gestão do CEU Paraisópolis. Foi lá que os visitantes apreciaram trabalhos sobre temas variados, sempre levando como tema o livro e a leitura.
Cia Teatral de Paraisópolis

   Um diferencial neste ano na Mostra foram as bancas de doação e troca de livros, nelas os amantes da leitura puderam escolher e levar para casa 2 livros. A iniciativa partiu dos dirigentes de bibliotecas existentes na comunidade que doaram cerca de 3 mil exemplares para a distribuição. Neste ano 5.376 pessoas participaram do evento sendo 2.298 crianças e 3.078 adultos que durante todo o dia se divertiram com os mais de 50 eventos realizados entre exposições e apresentações.
    A maior festa cultural da comunidade não acontece por acaso, um grupo de organizadores formado por diretores e funcionários das instituições mais atuantes do bairro faz tudo acontecer.  Pessoas que não ficam de braços cruzados reclamando as lamúrias do bairro, são educadores que desenvolvem trabalhos culturais e sociais com jovens, que estão comprometidos com o futuro da comunidade, pessoas que realizam algo de bom para os moradores.
 Parabéns a comissão organizadora e a todos os colaboradores da 6° Mostra Cultural de Paraisópolis pela linda festa!
 Organizadores da VI Mostra

Ao todo 18 instituições participaram este ano da mostra, são elas:
Casa da Amizade
CCA São José – Cáritas Diocesana
CEU CEI Paraisópolis
CEU EMEF Paraisópolis
CEU EMEI Paraisópolis
EE Prof. Etelvina de Góes Marcucci
EMEF Dom Veremundo Toth
EMEF Paulo Freire
EMEF Perimetral
Espaço Esportivo e Cultural BM&F Bovespa
Mosteiro São Geraldo de São Paulo – CCT Paraisópolis
Mosteiro São Geraldo de São Paulo – CCT Paraisópolis CEI SER
ONG Barracão dos Sonhos
Pró Saber
Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis
Projeto Ponte
Skate Solidário
União dos Moradores de Paraisópolis

Secretário da Cultura apresenta reunião no portal do Morumbi

Por Luiz Flavio
    A reunião foi apresentada por Andréa Matarazzo atual Secretário da Cultura do Estado de São Paulo.
    O objetivo foi apresentar as atividades desenvolvidas pela secretaria de cultura e responder perguntas dos convidados que estiveram presentes.       O encontro aconteceu no dia 5 de Setembro no Buffet Comics situado no Portal do Morumbi, e contou com a participação de: Heitor Sertão (Diretor do DETRAN Zona Sul), Marcus Peçanha (presidente do diretório Butantã), José Rolim (vereador), Dinho Rodrigues (da ONG Barracão Dos Sonhos) e moradores da comunidade Paraisópolis.

Meninas superpoderosas no bairro da Vila Mariana


 Por Ney Melo

   Meninas são pegas no bairro da Vila Mariana após dias seguidos de arrastões nas lojas da região. As crianças são detidas, encaminhadas à Instituição Casa e as mães são convidadas a prestar depoimentos. Numa das apreensões às menores, uma das irresponsáveis pelas delinquentes solta o verbo: "Viu sua besta? Mas é besta mesmo! Tinha que voltar ao lugar do crime? Bem feito, besta!" Nada surpresa com o horrendo episódio, outra mãe declara aos jornalistas presentes: "Não podemos, não temos que pagar por um crime que a gente nem cometeu!" E nesse inferno educacional doméstico, as meninas superpoderosas já chegam ao Paraíso. No dia 22 de agosto, em um hotel no bairro do Paraíso, crianças foram apreendidas depois de um novo arrastão e levadas ao Conselho Tutelar da região. Embora não sejam do mesmo grupo do bairro da Vila, o que se percebe é a proliferação de meninas superpoderosas em Sampa City.
Após averiguações, as menores não aceitam ser encaminhadas a nenhum dos locais apresentados pela polícia e, mais uma vez vemos incapazes com o poder de decisão para com suas e nossas vidas. Nem o Estado - e muito menos os pais, a família tem o menor poder sobre as delinquentes e se sua vítima usar ou ousar qualquer tipo de auto defesa diante de violência oferecida; aí sim, o Estado, os pais, os direitos desumanos tomarão todas as atitudes transformando sem exageros as meninas superpoderosas em vítima.

Lançamento do livro no Espaço Nossa Casa

Por Luiz Flavio

  Uma turminha de alunos do Espaço Nossa Casa do Instituto Pró Saber Já estão bem preparados para o futuro, juntos eles escreveram um livro formado por desenhos que mostra o dia a dia de cada um. No lançamento do livro realizado no dia 25 de Agosto compareceram ao local lideres comunitário para admirar os belos trabalhos dos pequeninos que orgulhosos mostraram detalhes de suas historias contadas através dos desenhos. O Espaço Nossa Casa do Instituto Pró Saber é uma instituição de referência no ensino pedagógico de crianças da comunidade Paraisópolis.

AVISO PRÉVIO PODERÁ SER AMPLIADO ATÉ 90 DIAS

Por Giulliano Mazzutti

   Mais uma conquista importante foi alcançada pelos trabalhadores no dia 21 de setembro de 2011, com a aprovação do texto que permite a ampliação do aviso prévio proporcional ao tempo de trabalho.
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3941/89, do Senado, que aumenta dos atuais 30 dias para até 90 dias o aviso prévio que o empregador deve conceder ao trabalhador no caso de demissão.
    A matéria será enviada à sanção presidencial, ou seja, somente depois disto é que esta ampliação terá validade.
Apesar de o projeto ter sido analisado pelas comissões permanentes e contar com substitutivos das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), um acordo entre as lideranças permitiu a aprovação do texto original vindo do Senado.
De acordo com o novo texto, para os trabalhadores que tiverem até um ano de trabalho na mesma empresa, o aviso prévio será de 30 dias, garantido pela Constituição.
Após o primeiro ano de trabalho, a cada ano de serviço o trabalhador terá direito ao acréscimo de 3 (três) dias de aviso prévio. Assim após 20 (vinte) anos de trabalho na mesma empresa o trabalhador terá o direito aos 90 (noventa) dias de aviso prévio em caso de demissão sem justa causa.
Para maiores esclarecimentos, o Dr. Giulliano Mazzutti, atende os moradores de Paraisópolis e região, nas áreas Cível, Trabalhista e Criminal, lembrando que, as CONSULTAS são GRATUITAS e deverão ser marcadas de 2ª a 6ª feira, das 9:00 às 18:00 no endereço da rua Dr. Luiz Migliano, 870, conjunto 10 – Portal do Morumbi, Prox. ao Cemitério da Paz. Tel. 3501-4576 ou 9523-4794.
AGENDE SUA CONSULTA!!

O que é política?

Por Joseane Silva


    Muitos ao ouvir essa palavra costumam torcer o nariz, em seguida dizem que isso é coisa de corrupto, além de tantas outras ideias distorcidas que se costuma ouvir. Mas será que política é algo tão insignificante?
   A palavra política vem do radical grego polis, utilizada para identificar o coletivo, foi a partir de Aristóteles que ela começou a ganhar referência a valores do Estado. Há também designações com conotação de poder, que por meio deste um indivíduo exerce influência sobre o outro. Então você já deve ter notado que a todo tempo estamos fazendo essa tal de política.
Como  poderíamos então formar uma personalidade íntegra e socialmente funcional se  não tivéssemos como base nossas manifestações pessoais de interesse ou desinteresse? Um exemplo, toda vez que você escolhe uma roupa, um estilo, uma cor ou ocasião já está fazendo escolhas e dessa forma mostrando ao mundo os traços de sua personalidade, ou seja, está exercendo influência. E toda vez que você ouve a opinião de alguém, ou ver as propagandas de comerciais na TV, escolhe um time, adere a uma religião ou adota um estilo de vida, isso é política sendo exercida por você ou sobre você, pois ninguém é uma ilha, todos são influenciados ou influenciam. Perceba no seu meio que os amigos mais próximos costumam ser aqueles que têm os mesmos gostos musicais, os mesmos tipos de programação na  TV, muitas vezes o mesmo estilo de vestir-se, a mesma crença religiosa. De certa forma você está mais próximo das pessoas semelhantes a você e isso não é coincidência, você optou por isso seja conscientemente ou inconscientemente.
   E quanto às pessoas que fazem da política uma profissão, elas são similares a nós população, a diferença é que suas capacidades persuasivas e foco de ação são mais trabalhados. Nosso país adota o regime democrático no qual todos deveriam opinar na política e o “político” seria apenas o nosso representante. Não há surpresa alguma no fato de termos tantos políticos de ações duvidosas, pois enquanto o povo estiver se ausentando de seus papéis sociais mais espaço haverá para tais personalidades. Não adianta só criticar é necessário agir, mas não se apavore o pouco que você faz já ajuda. Podemos vencer o tabu de que política não se discute, é claro que podemos falar sobre o assunto, basta estar bem informado pesquisando informações em várias fontes e não se submeter à cultura da violência que a “mídia de interesses próprios” dissemina por aí. Foque em questões realmente cruciais acompanhando na mídia televisiva ou escrita somente conteúdos essenciais como atualidades, crônicas e críticas sociais, sempre com abordagem de diferentes pessoas para que possa observar diferentes pontos de vista, para depois poder formar uma opinião própria. Pesquise sempre, hoje temos oportunidade de obter cada vez mais conhecimentos, em qualquer área que se deseja. O sacrifício de ter que perder um capítulo do programa semanal é logo compensado pelo prazer de ver seus horizontes (mentais) ampliados, pois verá que a vida o colocará em situações para que de alguma forma utilize os seus conhecimentos recém adquiridos, mas se você optar por ignorar essas pequenas “dicas” do dia-a-dia, cada um é "livre" para fazer suas próprias escolhas, em algum momento você irá precisar se movimentar, afinal, a vida além de política é também movimento.

Virada Esportiva 2011 em Paraisópolis

Por Adriana Moura

   O Jornal Paraisópolis News acompanhou a Virada Esportiva em Paraisópolis que passou pela sua 5ª edição. O evento aconteceu nos dias 17 e 18 em toda a capital, e no CEU Paraisópolis contou com a presença do Prefeito Gilberto Kassab, Bebeto Haddad Secretário Municipal de Esportes e do coordenador da Virada Esportiva, Thiago Lobo. A novidade este ano foi a pista de patinação no gelo que lotou de crianças até o final do dia, além da programação gratuita como futebol na quadra, piscina liberada e a participação do grupo Skate Solidário.
Também fez parte do evento , Raquel Lário, Rafael Braga e Paulo Perez (que foi instrutor da Débora Secco na dança do Gelo do Programa Domingão do Faustão), que formaram o grupo de monitores para as crianças na pista no gelo. A Virada Esportiva é uma ação da Prefeitura de São Paulo coordenada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação do Município, que acontece anualmente.

Saveiro 10, uma história de amor, dedicação e sucesso

Por Adriana Moura

   Quem passar no centro de Paraisópolis vai notar a Saveiro que foi colocada na laje do estacionamento da loja ESPan Embalagem. O carro que antes fazia as entregas trabalhou até 5 minutos antes de se tornar o símbolo da empresa quando foi erguido para a laje.
 A idéia curiosa foi de Soares, dono da ESPan conta que a Saveiro foi muito usada em todas a fases da empresa. Em outras épocas o carro serviu para levar os amigos aos shows de sua ex banda "Cassetas do Forró". E com a intenção de preservar sua história, depois de  todos esses anos  de utilidade, a Saveiro foi aposentada e está visível para moradores e visitantes, sendo que mais de 100 pessoas conhecem e participaram de sua história. No dia da aposentadoria houve uma festa com direito a churrasco e show.

O mercado de trabalho para jovens

Por Adriana Moura 

   Indecisos, assustados e confusos. É assim que muitos jovens se sentem na hora de escolher sua profissão às vésperas das inscrições para os vestibulares. Todos imaginam o melhor lugar em alguma empresa - setor onde há cada vez mais vagas - porém poucos têm sucesso na procura por não existir uma capacitação necessária a vaga desejada.
   Entre as empresas as exigências são cada vez maiores com relação candidato/vaga no qual apenas 36% dos jovens brasileiros entre 15 e 24 anos têm emprego e estão de alguma forma trabalhando e conseguindo remuneração mensal fixa ou variável. O mercado de hoje exige do profissional uma faculdade ou curso técnico e conta com uma infinidade de áreas onde os cursos mais indicados são: Web Design, Computação Gráfica, Programação e Design Gráfico da área Tecnológica; Relações Interpessoais, Formação de Equipes, Formação de Líderes, Técnicas de Negociação, Atendimento ao Cliente, Comunicação e Expressão, Criatividade em Vendas da área Pessoal e Conceitos Administrativos, Contabilidade, Estoque e Compras, Faturamento Financeiro, Departamento Pessoal da área Administrativa. Além do curso superior/técnico, também são pedidas habilidades como conhecimentos básicos de informática, português e inglês. Entretanto, a realidade é que para a maioria dos jovens fazer um curso ou uma faculdade é algo que pode ser muito difícil, entre as diversas causas como fonte de renda baixa ou conhecimento inferior ao necessário para concorrer a uma faculdade gratuita, é que muitos jovens iniciam sua vida profissional em padarias, restaurantes ou em pequenos comércios próximos as suas residências, no qual alguns se acomodam porque conseguem pelo menos pagar suas contas. O fato é que para muitos dos jovens apenas ter um emprego já é motivo de satisfação, pois a maioria precisa trabalhar porque todo o seu ganho - ou parte dele - complementa a renda familiar, seguindo assim não se aproveita as grandes oportunidades no mercado.
Segundo o Dieese/SP, a taxa de desemprego total diminuiu de 13,8 para 11,9 entre 2009 e 2010. E cada vez mais jovens estão correndo atrás de seus sonhos pensando no futuro.