Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de agosto de 2009


Na sua grande maioria, os direitos sociais dependem da atuação do Estado
.

Os direitos sociais são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos, por isso tendem a exigir do Estado uma intervenção na ordem social que assegure os critérios de justiça distributiva, assim diferencialmente dos direitos a liberdade, se realizam por meio de atuação estatal com a finalidade de diminuir as desigualdades sociais, por isso tendem a possuir um custo excessivamente alto e a se realizar em longo prazo.
Tais direitos surgiram nos modelos atuais, em decorrência da revolução Industrial no séc. XIX, que passa a substituir o homem pela máquina, gerando, como, consequência o desemprego em massa, centuriões de misérias e grande excedente de mão de obra, tudo isso gerou evidentemente desigualdade social, fazendo com que o Estado se visse diante da necessidade de proteção ao trabalho e a outros direitos como: a saúde, a educação, ao lazer, entre outros. Contudo, os direitos sociais tiveram realmente seu ápice com o “Marxismo” e o “Socialismo Revolucionário” já no século XX, que trouxeram uma concepção de divisão do trabalho e do capital, por isso entende-se que os direitos sociais foram aceitos nos ordenamentos jurídicos por uma questão política e não social, isso, para evitar que o Socialismo acabasse por derrubar o Capitalismo. O artigo 6º da Constituição Federal de 1988 se refere de maneira bastante genérica aos
direitos sociais por excelência, como o direito à saúde, ao trabalho, ao lazer, entre outros. Partindo desse pressuposto os direitos sociais buscam a qualidade de vida dos indivíduos, no entanto apesar de estarem interligados faz-se necessário distinguir as diferenças entre direitos sociais e direitos individuais.
Portanto os direitos sociais, como dimensão dos fundamentais do homem, são prestações positivas proporcionadas pelo Estado direta ou indiretamente enunciadas em normas constitucionais, que possibilitam melhores condições de vida aos mais fracos, diretos que tendem a realizar a igualização de situações sociais desiguais, são, portanto, direitos que se liguem aos direitos da igualdade. Na sua grande maioria, os direitos sociais dependem da atuação do Estado, razão pela qual grande parte dessas normas é de eficácia limitada. Ainda, valem como pressupostos do gozo dos direitos individuais na medida que cria condições materiais mais propícias ao auferimento da igualdade real , o que, por sua vez, proporciona condição mais compatível com o exercício efetivo da liberdade. A constituição Federal de 1988 teve uma grande preocupação quanto aos direitos sociais do brasileiro, quando estabelecendo uma serie de dispositivos que assegurassem ao cidadão todo básico necessário para sua existência digna e para que tenham condições de trabalho e emprego ideais. Em suma, todas as formalidades para que se determinassem um estado de bem estar social para o brasileiro foram realizados, e estão na Constituição Federal de 1988.
Luis Carlos Justino



Desabafo de um Computador de 63 Anos

Fui criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos: John Presper Eckert e John W. Mauchly, da Electronic Control Company.
Meus Pais Batizaram-me com um nome estranho: ENIAC, após algum tempo pude então compreender o significado do meu estranho nome ( Electrical Numerical Integrator And Calculator).
Conquistei e atraí a atenção do mundo e do Exército Americano na minha amada pátria; me sentia orgulhoso por realizar 5 mil Cálculos ( Operações Matemáticas por Segundo), se assustaram? Isso mesmo, realizava 5.000 operações por segundo!
Tenho que confessar, eu era meio gordinho pesava 30 toneladas e ocupava 180 m² de área construída.
Minha alegria começou quando fui servir as forças armadas do Exército Americano, mas alegria de computador dura pouco.
Percebi que a cada dia, na frente de batalha notava que os acertos de meus comandantes só melhoravam; e me dei conta, que estava ajudando-os a tirar a vida de muitos, eles estavam me usando para melhorar a mira, lançando mísseis e até mesmo bombas atômicas sobre a cabeça de japoneses. Lembra-se de Hiroshima e Nagasaki?
Confesso que me senti um lixo e para piorar dizem que até Adolf Hitler me utilizou para fazer o cadastro e exterminar milhões de judeus em suas câmaras de gás e outras aberrações.
Hoje, comparo-me aos computadores atuais, vejo que o meu poder de processamento é menor, assemelho-me a uma simples calculadora de bolso.
Os novos Computadores tem pro-cessadores com até 8 núcleos de processamento, Hard Disk (HD) de 1.000 Gb de espaço, memória de mais de 4 Gb sem contar as placas de Vídeo Agp (Aceleradoras) que foram substituídas pelas PCI Express de 512Mb ou mais.
Muitos não têm acesso ao compu-tadores nos dias atuais, e os que têm, aproveitam utilizando meu potencial em diversas coisas boas e úteis, citarei algumas: Elaborando projetos em faculdade e escolas públicas para melhorar a vida da comunidade.Utilizando sistemas diversos: Windows, Linux, para criar outros sistemas que ajudarão as pessoas com problemas de saúde Física e/ou Mental. Na reabilitação de vítimas de acidentes, como na criação de próteses dentre outras maravilhas da informática.Chegada do Homem na Lua, Apolo 11, Segurança em Aeroportos e outros; avanço na medicina “vacinas”, comunicação verdadeira e útil.
Hoje no mercado de trabalho, pouco se exige do jovem ingressante na empresa.
Existe jovens que não sabem fazer nada mais que utilizar-me como Play Station ou X-Box, não que seja crime me usar como diversão, mas a vida não e só brincadeira.
Fazem fofocas ou piadinhas por meio de MSN ou Orkut.
Quando conseguem uma vaga de emprego ou estágio e são submetidos a um teste, logo são reprovados, pois não sabem digitar corretamente (digitam com um dedo só, ou abreviam as frases). Isso e uma humilhação para mim!
Os jovens se preocupam muito em conseguir um certificado, como se este fosse passaporte principal para ingressar no mercado do trabalho profissional, mas enganam-se pois o conhecimento é bem mais valioso, porém a maioria das vezes no decorrer do curso o aproveitamento é insatisfatório, não apreende-se nada e o pior, ainda saem a falar mal do curso e do instrutor / professor.
Jovens de 10 anos a 99 anos, VOCÊS SÃO O FUTURO DESTA NAÇÃO, pensem bem nisso...
Mas quem acreditará no meu de-poimento...?
Dia 2 de junho de 2009.



Sonho Realizado

Todos temos sonhos, uns parece-nos grandes demais, outros parece-nos muito difíceis. Alguns são desafiadores e a também os sonhos que adiamos por não sabermos como realizá-los ou não termos condições de colocar-mos em prática, mas todos nós temos sonhos.
Os sonhos nascem de uma necessidade, e com o Jornal Paraisópolis News não foi diferente, as necessidades que obrigaram o nascimento desse meio de comunicação foram muitas, mais a principal delas foi a observação de que os moradores da nossa comunidade não tinham este meio para se expressar e participar.
Por sermos uma comunidade de mais de 80 mil moradores fica difícil para nós saber o que estar acontecendo em nossa comunidade, pois as informações são muitas e não existia, até agora, u meio de comunicação que atendesse a essa necessidade.
O Jornal Paraisópolis News nasce com a finalidade de informar o que temos de bom e interessante, pois os atrativos são muitos, por exemplo: as personalidades locais, os eventos, nossos costumes, nosso comércio, nossos problemas, enfim, nossa luta para fazer de Paraisópolis um lugar cada vez melhor de se viver.