Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Em Paraisópolis, Internet Sem Fio gratuita chega aos CEUs de São Paulo

Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=51273


A Prefeitura vai formar a maior rede wi-fi gratuita do Brasil a partir do atendimento a 800 mil usuários entre professores, alunos e moradores do entorno dos 46 CEUs da cidade. Gradativamente, serviço será estendido a todas as escolas da cidade.
Tablets serão fornecidos aos professores para complementar as atividades em sala de aula

A Prefeitura lançou nesta quarta-feira (03), o programa Escola 2.0: Internet Sem Fio Grátis nos CEUs, que possibilita o acesso gratuito à internet em todos os 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade e no Centro de Convivência Educativo e Cultural de Heliópolis. O objetivo é atender alunos, professores, usuários e moradores do entorno das unidades, que passam a formar a maior rede de acesso sem fio gratuita do país. O lançamento do programa aconteceu no CEU Jaguaré, Zona Oeste, unidade que assim como as outras, também oferece o serviço não apenas à gestão, mas também à comunidade da região. 

Para evitar a queda de sinal, cada centro educacional possui no mínimo dois links de acesso, além de um alcance médio de 300 metros para fora dos CEUs, que juntos têm público estimado de até 800 mil usuários. Dessa forma, os cidadãos que vivem perto das unidades poderão navegar na internet com segurança e sem gastar nada.

A implementação começou em janeiro deste ano, quando a estrutura de cada CEU foi avaliada para definir os pontos ideais para a instalação dos pontos de acesso em cada centro. O segundo passo foi a instalação dos equipamentos, da infraestrutura e a realização de testes nas redes, que entraram em funcionamento no mês passado. Hoje, 11 pontos já atingiram mais de 8 Mbps (megabits por segundo).

Todas as equipes gestoras dos CEUs estão passando por formação junto à Secretaria Municipal de Educação (SME) para monitorar suas redes e orientar a população sobre o uso. Para acessar o sinal gratuito sem fio, basta ir com o RG até a administração da unidade e solicitar o acesso com o nome do usuário e senha. 

Segundo a Prefeitura, mais que um projeto educacional, o programa Escola 2.0: Internet Sem Fio Grátis nos CEUs é uma iniciativa de inclusão digital. Para se ter ideia, alunos, professoras e os moradores das comunidades que vivem ao redor dos CEUs que terão o sinal de internet disponível gratuitamente todos os dias representam quase 10% da população da capital paulista.


Internet sem fio também nas escolas

As redes de acesso sem fio à internet também chegaram às Escolas Municipais de Ensino Fundamental da cidade de São Paulo. Além das EMEFs dos CEUs, as outras 490 unidades já receberam equipamentos e 232 delas já contam com o ambiente virtual seguro para navegar e desenvolver projetos.

Atrelados à chegada da internet sem fio, outros projetos inovadores passam a fazer parte da rotina dos alunos e profissionais da rede municipal. Após participarem de formação específica, os professores usarão tablets como instrumento de ensino. O diário de classe em papel, aos poucos, vai deixar de existir e os docentes usarão os aparelhos para registrar a lista de presença, descrever a metodologia, a estratégia e os materiais usados em uma determinada aula. Estão sendo distribuídos 8 mil tablets, um para cada sala de Ensino Fundamental, que ficam na escola à disposição dos educadores.

Para complementar o programa, cerca de 3 mil novos projetores foram distribuídos para todas as escolas da rede, CEUs e setores administrativos da secretaria. Os equipamentos, que também contam com acesso à internet, unem as características de um computador (com leitura de arquivos, entrada para pen-drives e outros programas que podem auxiliar o professor) com a projeção de imagens com alta qualidade.




7° Festival Cine Favela de Cinema será realiza em Paraisópolis

Festival de Cinema em São Paulo (SP) destacará diversidade da América Latina

15/10/2012 17:31,  Por Adital
 As cores e a pluralidade dos povos da América Latina projetadas em uma tela de cinema. É essa a intenção da sétima edição do Festival Cine Favela de Cinema, evento que ocorrerá entre os dias 20 de outubro e 12 de novembro, em São Paulo (SP).  

Organizado pela Associação Cine Favela e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-SP), com a produção de MUK, o Festival conta, nesta edição, com o tema: América Latina. O evento recebeu produções de vários países da região com o objetivo de integrar os povos latino-americanos e mostrar as realidades distintas e semelhantes das comunidades.  
De acordo com a página eletrônica oficial do Festival, as atividades acontecerão nas comunidades de Heliópolis, Paraisópolis, Cidade Tiradentes e Capão Redondo. Estações de Metrô, Escolas Públicas, unidades do Sesc-SP e entidades de reabilitação também receberão o evento.  

Além de exibições de vídeos produzidos por organizações sociais, coletivos e periferias de vários países, a programação do evento ainda contempla a realização de oficinas. Destaque para a de roteiro, a qual ocorrerá entre os dias 18 e 21 de outubro, ministrada pelo cineasta argentino Pablo José Meza.  
Os/as interessados/as em participar da atividade devem entregar um currículo e uma carta que exponha o motivo de interesse na oficina até esta quinta-feira (11), na Central de Atendimento do Sesc Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, São Paulo-SP).  
Os/as participantes discutirão sobre a construção de roteiro e produzirão, de forma coletiva, um curta-metragem que será realizado na comunidade de Heliópolis. A filmagem do vídeo contará com a colaboração da cineasta brasileira Laís Bodanzky.  

A programação completa de oficinas e exibições de vídeos será divulgada em breve no sítio eletrônico: www.festivalcinefavela.com.br