Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de março de 2012

CAPELA DO MORUMBI TEM EXPOSIÇÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA


Data: 1º de abril - Subprefeitura Butantã Tel:3397-4600

Até o dia 1º de abril, a Capela do Morumbi (Avenida Morumbi, 5.387, Morumbi), recebe uma exposição de arte contemporânea da artista Tatiana Blass. A obra “Penélope” traz como figura central um tear no altar da capela e um extenso tapete vermelho que percorre a sala expositiva. A autora utilizou estruturas vazadas das antigas paredes do local, prendeu fios vermelhos de lã, lembrando uma de rede desfiada, que remete algo não finalizado. A artista discute na obra as ligações de poder, domínio e submissão. O jardim da capela ganha beleza, com os fios vermelhos, sobrepondo a grama verde. Na história, Penélope foi mulher de Ulisses, personagem do livro Odisséia, escrito por Homero, enquanto o marido lutava na guerra, ela tecia e desfazia tapetes. O trabalho pode ser visto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, e a entrada é gratuita. Informações pelo telefone 3772-4301

PESSOAS ATINGIDAS PELA HANSENÍASE PODEM REQUERER PENSÃO ESPECIAL

Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Tl:3913-4000

Desde o ano de 2007, todas as pessoas que foram atingidas pela hanseníase e submetidas a isolamento e internação compulsórios em ex-hospitais-colônia em todo o país, até 31 de dezembro de 1986, têm direito de receber uma pensão especial, a título de indenização, do governo federal. Apesar de passados quatro anos, muitos ex-pacientes ainda desconhecem esse benefício. Conforme a Lei n° 11.520/2007, que cria a Comissão Interministerial de Avaliação, responsável pela concessão do benefício, o pagamento mensal corresponde a R$ 750 (setecentos e cinquenta reais), com reajuste anual, de acordo com os índices concedidos aos benefícios de valor superior ao piso do Regime Geral de Previdência Social. Confira mais informações no site da Prefeitura de São Paulo.

MICROEMPREENDEDOR: NOVA REGRA PARA CRÉDITO EXIGE CAPACITAÇÃO

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho - Tel:3224-6000


A partir de agora, todas as pessoas que precisarem de microcrédito para incrementar seu negócio deverão passar por curso de capacitação para consegui-lo. A medida vale tanto para os novos microempreendedores quanto para aqueles que quiserem renovar o crédito. O objetivo da norma é reduzir o fechamento de empresas e a inadimplência dos negócios, treinando os empreendedores no controle do seu dinheiro, abordando temas como os cuidados com o caixa, com as contas a pagar e a receber, a prática desse fluxo de caixa, noções sobre técnicas de compras e vendas e a legislação do MEI - Microempreendedor Individual. O curso está dividido em módulos, totalizando 12 horas distribuídas em quatro dias. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em qualquer uma das 24 unidades do São Paulo Confia www.saopauloconfia.org.br. Para participar, o interessado precisa ser maior de 18 anos e querer iniciar um negócio ou já ser um microempreendedor. Os alunos que concluírem o curso receberão certificado da Academia de Microfinanças do São Paulo Confia e um kit do Sebrae. Os cursos acontecem no período das 9h às 12h e das 14h às 17h, nas unidades do São Paulo Confia da Zona Norte Unidade Brasilândia (Av. Dep. Cantídio Sampaio, 623); Zona Sul Unidade Interlagos (Av. Interlagos, 6.122); Zona Oeste Unidade Butantã (Rua Desembargador Homero Pinto, 105); Zona Leste Unidade Itaim Paulista (Rua Celso Barbosa Lima, 333) e, no Centro, na Sede Administrativa (Av. Brig. Luís Antonio, 277).


O banco de microcrédito São Paulo Confia, por meio de sua Academia de Microfinanças, está com inscrições abertas para novas turmas em seu Curso básico de Empreendedorismo, que visa ensinar a seus clientes e a novos empreendedores em geral, como iniciar e gerir um negócio visando multiplicar os rendimentos, diminuindo a taxa de mortalidade de micro e pequenas empresas na cidade de São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em qualquer uma das 24 unidades do São Paulo Confia. Os endereços estão disponíveis no site http://www.saopauloconfia.org.br/. Para participar, o interessado só precisa ser maior de 18 anos e ter interesse em iniciar um negócio ou já ser um microempreendedor. Os alunos que concluírem o curso receberão certificado da Academia de Microfinanças do São Paulo Confia e um kit do Sebrae. O curso está dividido em quatro módulos de três horas cada um, totalizando 12 horas distribuídas em quatro dias no mês. No primeiro, o empreendedor aprenderá a controlar seu dinheiro abordando temas como os cuidados com o caixa, com as contas a pagar e receber e a prática desse fluxo de caixa. Na segunda e terceira aulas os alunos receberão noções sobre técnicas de vendas e de compras, e na última conhecerão a legislação do MEI - Microempreendedor Individual. Os cursos acontecem em dois horários: das 9h às 12h ou das 14h às 17h, nas unidades do São Paulo Confia Brasilândia (Av. Dep. Cantídio Sampaio, 623), Interlagos (Av. Interlagos, 6122), Unidade Butantã (Rua Desembargador Homero Pinto, 105), Itaim Paulista (Rua Celso Barbosa Lima, 333) e na Sede Administrativa (Av. Brig. Luís Antonio, 277 - 2º andar). 

PASSAGEM LITERÁRIA DA CONSOLAÇÃO TEM EXPOSIÇÃO DE FOTOS URBANAS

Data: 30 de março - Subprefeitura Sé Tel:3397 1202/1203/1204

Até o dia 30 de março, a Passagem Literária da Consolação (rua da Consolação com avenida Paulista) apresenta gratuitamente a nova exposição Cores da Vida, de André da Silva Ramos Soares, que mostra fotos urbanas, do cotidiano da cidade, com intervenções do artista. São cerca de 30 fotografias, coloridas e em preto e branco, nas quais Soares utiliza pintura com tinta a base de água ou riscos com pedaços de ferro. A exposição, com curadoria da Associação Via Libris de Livreiros, conta com apoio da Subprefeitura Sé. O espaço tem o objetivo de criar um novo ambiente cultural na região, transformando um corredor subterrâneo num espaço com programação cultural e venda de livros usados. Hoje, abriga programação cultural variada, sob responsabilidade da Via Libris, que além da manutenção do espaço, mantém ali um sebo de livros. O horário de funcionamento do local é das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 20h, aos sábados, domingos e feriados.

SALÃO COM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS E MICROCRÉDITO NO ANHANGABAU

Data: 21 de março - Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho Tel:3224-6000

Até quarta-feira (21/3), das 10h às 20h, a Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e do Microempreendedor Individual e o banco de microcrédito São Paulo Confia, promove o 1º Salão do Microcrédito da Cidade de São Paulo, no Vale do Anhangabaú. Com entrada gratuita, o espaço de 500 metros quadrados vai tornar disponíveis cursos de capacitação em empreendedorismo e mais de 30 oportunidades de negócios de baixo custo em serviços e equipamentos nos segmentos automotivo, alimentação, beleza, brindes, entre outros. Para quem precisar de financiamento, o São Paulo Confia terá uma linha de crédito especial. O Salão do Microcrédito é uma das atividades do CAT Empreendedor, projeto que ocorre nas unidades do CAT e tem por objetivo descobrir e capacitar novos empreendedores na cidade. Informações pelo site www.salaodomicrocredito.com.br.

CAT OFERECE OFICINA SOBRE MARKETING PESSOAL

Data: 21 de março - Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho Tel:3224-6000
Nesta quarta-feira (21/3), às 9h, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, por meio do Programa Orientação para o Trabalho, oferece a oficina com o tema "Marketing Pessoal". Durante a oficina, os participantes receberão dicas sobre a melhor forma de se autopromover: criar uma marca pessoal, conhecer o meio em que está trabalhando, ter autoconhecimento, estabelecer e manter rede de relacionamento, dentre outros quesitos. Haverá também atividade e exercícios que ensinam aos trabalhadores a planejarem sua carreira, definindo metas, sonhos e objetivos, utilizando linha do tempo do presente e do futuro, analisando cada passo do treinamento para construir uma rota de ações. Para participar é necessário ser maior de 16 anos, levar RG, CPF, Carteira de Trabalho e o número de PIS. A oficina acontecerá nas unidades do CAT de Itaquera, Itaim Paulista, Penha, São Matheus I, São Miguel Paulista, Santana, Luz, Jabaquara, Interlagos e Lapa I. Mais informações no sitewww.prefeitura.sp.gov.br/trabalho ou pelo telefone 156.

PREFEITURA INICIA ENTREGA DAS NOTIFICAÇÕES DO IPTU 2012

Data: 20 de março - Secretaria de Finanças Tel:3113-8000

As notificações de lançamento do IPTU 2012 estão sendo entregues aos contribuintes pelos Correios, parcela a parcela, conforme o mês de referência da respectiva parcela e com vencimento para o dia escolhido pelo próprio contribuinte quando efetuou o recadastramento. Neste ano, será concedido desconto de 6% (seis por cento) sobre o imposto desde que o pagamento seja realizado de uma só vez, até a data de vencimento da primeira parcela. Caso contrário, o pagamento do IPTU poderá ser efetuado em até dez prestações iguais, mensais e sucessivas, com vencimento sempre no mesmo dia de cada mês. Para este ano, continuam a ser adotadas alíquotas diferenciadas em função do uso do imóvel, residencial, não-residencial e terrenos, e progressivas em razão do valor venal. Para os contribuintes que optaram pela notificação por administradoras de Imóveis e não fizeram a opção via recadastramento, o primeiro vencimento ocorrerá no dia 20 de março. Pela internet, será possível fazer a emissão da 2ª via para recolhimento da parcela única ou de qualquer uma das parcelas, de segunda-feira a sábado, das 6h às 23h45.

DIA DO ARTESÃO É FESTEJADO COM EDIÇÕES EXTRAS DE FEIRAS DE ARTE

Data: 19, 21, 22 e 23 de março - Subprefeitura Sé Tel:3397-1202/1203/1204

O Dia do Artesão, comemorado nesta segunda-feira (19/3), terá festejo especial nas feiras da Liberdade, República, Trianon e José Bonifácio, que terão entre quarta (21/3) e sexta-feira (23/3) um dia extra cada para que seus expositores possam vender os produtos. A Feira de Arte e Artesanato e Cultura José Bonifácio (Praça Ouvidor Pacheco e Silva, s/nº, Sé), das 10h às 15h, nesta semana também ocorre na quarta-feira (21/3), oferecendo artesanatos, alimentos típicos, pedras trabalhadas e bolsas. Na feira do Trianon (Avenida Paulista, com Rua Peixoto Gomide, s/nº, Consolação) o dia extra será na quinta-feira (22/3), das 9h às 17h. Na sexta-feira (23/3), será a vez das feiras da Liberdade (Praça da Liberdade, s/nº, Liberdade); e da Praça da República (Praça da República, s/nº, República), das 10h às 17h.

DIVERSOS EVENTOS VÃO MARCAR A SEMANA DA CULTURA HIP HOP DE 2012

Data: 18 a 24 de março - Secretaria de Participação e Parceria Tel:3113-9770

De domingo (18/3) até o dia 24 de março, acontece a Semana da Cultura Hip Hop 2012 em toda a cidade de São Paulo. A iniciativa é Secretaria de Participação e Parceria, juntamente com as secretarias de Cultura e a de Educação, com o apoio do Fórum de Hip Hop Municipal. Durante esse período vão ocorrer debates sobre a cultura hip hop, diálogos entre a periferia e o poder público, apresentações artísticas e oficinas ligadas aos elementos culturais, como graffiti, Mc’s, Djs, B.Boys e B.Girls. No primeiro dia do evento, a partir das 16h, haverá no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha) um bate papo sobre a temática, além de oficinas e apresentações artísticas. A programação prosseguirá nos CEUs Alvarenga, Parelheiros, Perus e São Rafael, na Câmara Municipal, na Galeria Olido e no Vale do Anhangabaú. Confira a programação completa.