Pesquisar este blog

sábado, 21 de maio de 2011

Sarau de Paraisópolis. Faça parte você também

Por: Raiane Santos


Ator Zé Danilo interpretando o diabo na peça Brosogó, Militão e o Diabo

Mostrar as manifestações artísticas dos moradores da comunidade e alegrar os espectadores, é o foco do Sarau de Paraisópolis que acontece todo último sábado de cada mês. Tem música, poesia, teatro, vídeos, fotografia e desenho além de convidados especiais, é um encontro repleto de informações educativas e criativas, onde qualquer pessoa pode manifestar o seu talento.



O Sarau de Paraisópolis já contou com a presença do poeta cordelista Moreira de Acopiara, com o poeta Binho do Sarau do Binho e houve até mesmo o lançamento de livro artesanal da escritora de Paraisópolis Jussara Carvalho.

Assista a peça "Periferia, Periferia" criação coletiva dos participantes da Oficina de Teatro do Programa Einstein na Comunidade: 


Welitania, Mirela e Dudu - na peça sobre a mídia na periferia




Jonathan e Gabriela


Grupo Musical Calango Urbano


Os atores Macelo Sousa, Priscila e Luiz na peça Brosogó, Militão e o Diabo.


Binho do Sarau do Binho e seus amigos poetas Renato Palmares e Mauricio Carvalho.


José Marques Sarmento autor do livro Paraisopolis Caminhos de Vida e de Morte”.


Antonio Carrasqueira ótima representação em flauta de músicos como Pixinguinha, Villa Lobos e Jacó do Bandolim


Antonio Carrasqueira (Flauta), acompanhado por Guilherme Sparrapan (Violão).



Moreira de Acopiara autor de vários folhetos de literatura de Cordel.


Diretora Artística: Miriam de Castilho

Faça parte também deste encontro cultural e artístico da comunidade de Paraisópolis! O Sarau de Paraisópolis é uma realização do Programa Einstein na Comunidade, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo - Secretaria Estadual de Cultura, através de recursos do Programa de Ação Cultural de 2010.

Ocorre todo último sábado de cada mês às 18h, no Programa Einstein na Comunidade, na Rua Ernest Renan, 1068, Paraisópolis - São Paulo.

Acompanhe informações sobre o Sarau no Blog super atualizado: http://saraudeparaisopolis.blogspot.com/
E fique por dentro do que já ocorreu e do que vai acontecer nos próximos encontros.

Aniversário de Maninho reúne os maiores repentistas do Brasil em Paraisópolis

Por: Raiane Santos

No dia 11 de Março foi comemorado no Salão de Festa Rosely o aniversário de 53 anos de Maninho, morador e comerciante do bairro.

Repentistas e cordelistas renomados fizeram a festa com suas narrativas em cantoria. Os convidados foram Geraldo Amâncio, considerado um dos maiores poetas e repentistas do Nordeste brasileiro que já levou a nossa cultura popular a países da Europa. Sebastião da Silva, repentista e cantor natural da Paraíba com a carreira de 51 anos de repente. Valdir Teles, pernambucano com 30 anos de arte da viola e repente que foi desafiado por João Paraibano na primeira cantoria no início da festa.

Passeata da AMP pede a construção de Hospital Geral para o bairro

Por: Raiane Santos

No dia 12 de Março em comemoração ao Dia da Mulher ocorreu a 3ª edição da Caminhada das mulheres organizada pela AMP (Associação das Mulheres de Paraisópolis).

Neste ano a concentração da caminhada ocorreu em frente à sede da União dos Moradores de Paraisópolis e percorreu as principais ruas da comunidade passando por parte da Av. Giovanni Gronchi, até chegar ao CEU Paraisópolis. Participaram do evento integrantes do Projeto Escola do Povo, as mulheres do Curso de Construção Civil, o Grupo Harmonia e, demais moradores manifestaram através de cartazes e faixas a necessidade da construção de um Hospital Geral em Paraisópólis e a construção do Metrô no bairro.

“Acho que neste ano a caminhada foi muito animada e organizada, principalmente na hora da distribuição do lanche e dos brindes, tudo foi mais confortável neste ano”, comentou D. Maria do Socorro, moradora que participou do evento.


Muay Thai em Paraisópolis

Por Adriana Moura.

Criada pelo povo tailandês como forma de defesa em guerras e para obtenção de uma boa saúde física e mental, a arte marcial semelhante ao kickboxing vem ganhando cada vez mais praticantes na comunidade Paraisópolis. A prática tem mais de dois mil anos de existência.

O Muay Thai ou boxe tailandês como é conhecido mundialmente, e também chamada de arte das oito armas, é caracterizada pelo uso combinado dos dois punhos + dois cotovelos + dois joelhos + dois 'canelas e pés', e associado a uma forte preparação física que tem chamado a atenção de jovens de todas as idades.

O esporte tem 3 anos de existência dentro da comunidade e conta com atletas profissionais, José Georlando “Juba”, Edilson Rodrigues, Alexandre De Ferreira “Xânde”, Deivid Lopes, Alisson Melo, José Jeckson e com a ajuda do professor Carlos no Instituto Entre Atos, situado na Rua Silveira Sampaio, 585. Os alunos aproveitam de um espaço amplo de treinamento nas terças e quintas- feiras das 14h00 às 15h00.

“O esporte é fundamental na vida das pessoas, principalmente a arte marcial porque trabalha com a agressividade e ansiedade deles, e os pais gostam porque eles ficam mais tranquilos e os respeitam...”– Diz Carlos Eduardo, professor.



Os atletas da comunidade, Carlos Eduardo, João Bosco “JB” e José Georlando “JUBA” agradecem aos comerciantes de Paraisópolis, à Drogaria do Silva, Depósito José Rolim, Drogaria da economia, Drogaria + Saúde, Mercearia Paraíso, Padaria Rainha Do Bairro, Padaria Flor Do Paraíso, Eletrônica Diniz, Adega Carol, Espan Embalagens e Loja Bom Preço, pelo apoio dado para que pudessem lutar em Marília, interior de São Paulo, evento no qual o atleta Juba foi campeão, e parabéns Juba por mais essa vitória!

Equipe arena Brasil, professor Carlos

Contato: 6703 – 3386 – Carlos Eduardo

3742 – 1318 – Entre Atos


Geisy Arruda comemora páscoa em Paraisópolis

A comemoração da páscoa neste ano em Paraisópolis contou com a presença de Geisy Arruda que, juntamente com Nadia Bacchi (mãe de Karina Bacchi) distribuíram na ONG Florescer ovos de páscoa e presentes para mais de 300 crianças da comunidade.











Marina Lima faz Show no CEU Paraisópolis


A cantora Marina Lima se apresentou no CEU Paraisópolis no dia 03 de Maio mostrando o seu perfil único repleto de vigor, animou o público que, na ocasião, estava em peso representando pela juventude da comunidade. Encantando a todos com seus marcantes hits apresentou a boa música popular brasileira.