Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Bairros Jardim São Luiz e Paraisópolis recebem novos Polos Regionais da Escola de Moda



Fnte: http://www.fundosocial.sp.gov.br/lenoticia.php?id=291

Até o final deste semestre serão inaugurados outros 28 Polos Regionais da Escola de Moda na capital, nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Central
                                                                                           Foto Luiz Flavio
Nesta terça-feira, 16, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), Lu Alckmin, inaugurou dois novos Polos Regionais da Escola de Moda, na Zona Sul da capital. Os novos Polos localizados nos bairros Jardim São Luiz e Paraisópolis receberão um kit costura, além de um repasse para a compra de materiais.

A Associação Esporte é Paz, no bairro Jardim São Luiz, será a 17ª unidade da Escola de Moda. O espaço ainda organiza sua primeira turma, mas um dos inscritos, Claudino Batista de Oliveira, 44, já demonstra esperança com o curso e acredita que o mercado de corte e costura tem lugar para homens e mulheres.

“Sou o único homem da turma, mas não tenho problemas com isso, pois acredito que o mercado de trabalho tem lugar para todos hoje. Este será o meu primeiro diploma e espero chegar até o final do curso para trabalhar por conta própria”, afirma.

O bairro de Paraisópolis é a sede do 18º centro de capacitação em corte e costura, na Associação Dom Veremundo Toth. A instituição já formou sua primeira turma e uma das alunas, Severina Galdino da Silva, 75, revela que foram as amigas que lhe impediram de desistir do curso.

“Por ter dificuldades para enxergar, pensei em desistir do curso, mas as outras alunas não me deixaram sair. Elas foram fundamentais para que eu continuasse no curso. Pretendo costurar para meus netos, que já estão me pedindo para fazer as roupas deles”, declara a moradora do bairro Paraisópolis.

Serão inaugurados 28 Polos Regionais da Escola de Moda na capital, nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Central até o final deste semestre. O kit de costura disponibilizado pelo Fundo Social é composto de 10 máquinas de costura, sendo 7 retas, 1 overloque, 1 galoneira e 1 caseadeira, 20 cadeiras, 4 mesas de corte.




Fotos no link: http://www.facebook.com/ParaisopolisNews

Prefeitura entrega títulos de regularização fundiária para 71 famílias em Paraisópolis

Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=51398


A medida garante a posse do imóvel ao morador da região e a sua a integração na cidade formal

A Prefeitura de São Paulo, por meio do Programa de Regularização Fundiária da Secretaria Municipal de Habitação, entregou na manhã desta terça-feira (16), 71 títulos habitacionais e duas autorizações para fins comerciais na área denominada "Paraisópolis - Quadra 50", zona sul. A cerimônia de entrega aconteceu no Anfiteatro do Céu Paraisópolis, que a partir do próximo sábado (20) passa a chamar Teatro Hebe Camargo.

Com os títulos de propriedades, os imóveis são oficialmente reconhecidos, o que garante a regularização da residência e a oficialização dos logradouros. Além disso, a documentação permite que a população tenha acesso aos serviços públicos e a possibilidade de melhorar seus imóveis, inclusive com obtenção de crédito e financiamento.

A cidade de São Paulo tem grande parte de seu território ocupado de forma irregular por famílias de baixa renda e a maior reivindicação delas é o reconhecimento e a legalização dessas áreas. Para receber o benefício da concessão de uso de área pública para fins de moradia, os moradores devem residir no local em período anterior a 30 de junho de 1996, não possuir outro imóvel e ocupar área inferior a 250 metros quadrados.

Complexo Paraisópolis

O Complexo Paraisópolis é a segunda maior comunidade do município. Ele está inserido na região do Morumbi, com uma população de 60 mil moradores. O local se diferencia das demais favelas por ocupar 990 mil m² de área particular e estar muito bem localizada em relação ao mercado de trabalho. O Programa de Urbanização do Complexo visa integrar o assentamento à cidade formal, por meio da regularização urbanística e fundiária, promovendo o acesso dos moradores locais à infraestrutura, à inclusão social e à melhoria das condições de habitabilidade, de saúde e ambientais dos núcleos Paraisópolis (Antonico, Centro-Brejo, Grotinho e Grotão), Jardim Colombo e Porto Seguro.

As operações em execução no Programa Paraisópolis caracterizam-se pela integração de entendimentos e parcerias entre Prefeitura, Sabesp, Eletropaulo e CDHU, que consistem em diversas ações em conjunto a serem desenvolvidas durante o processo de urbanização do Complexo.