Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Prêmio Global Holcim Awards Silver 2012 vai para o projeto “Escola de Música do Grotão” na comunidade de Paraisópolis


São Paulo, Brasil / 23 de Agosto de 2012


Entrega do prêmio Global Holcim Awards Silver 2012 em São Paulo, Brasil
A “Escola de Música do Grotão” na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, foi selecionada para receber o prêmio Global Holcim Awards Silver 2012, entre mais de 6.000 competidores em todo o mundo. Os oradores no evento de entrega do prêmio no CEU incluíram Gilberto Kassab, Prefeito de São Paulo, Elisabete França, Secretária Adjunta da Secretaría de Habitação de São Paulo, e Joildo Santos, representando a comunidade de Paraisópolis. O projeto internacionalmente aclamado amplia a sustentabilidade para além do gerenciamento de recursos naturais e ao âmbito da sustentabilidade social.

O Global HolcimAwards Silver 2012 foi entregue para os arquitetos Alfredo Brillembourg (Venezuela/Suíça), Hubert Klumpner (Áustria/Suíça) e sua equipe de design multinacional do Urban-ThinkTank (U-TT), Brasil, por um Centro de infraestrutura cívica e de recuperação urbana (Urban remediation and civic infrastructure hub) Escola de Música do Grotão


O projeto incluirá um terraço público com áreas para agricultura urbana, um sistema de gerenciamento de água, um anfiteatro público, uma escola de música, uma pequena sala de concertos, instalações esportivas, espaços públicos e infraestrutura de transportes. Esse projeto prevenirá a erosão e perigosos deslizamentos de terra nas ladeiras íngremes e oferecerá infraestrutura social e cultural. 

O projeto foi elogiado por seu conceito unificador, instalações culturais especiais, qualidade arquitetônica e envolvimento integrado da comunidade local em uma abordagem de planejamento e gerenciamento socialmente inclusiva. Aaron Betsky (EUA), Diretor do Museu de Arte de Cincinnati e representante do júri do Global Holcim Awards, explicou como o centro de infraestrutura abordaria os desafios ambientais. “A estrutura do projeto retém e estabiliza a topografia desafiadora da área, criando uma ilha verde em um terraço público”, declarou.

O CEO da Holcim, Bernard Fontana (Suíça), parabenizou os vencedores do prêmio pela aplicação de qualidade arquitetônica e conscientização contextual ao projeto. “Nós consideramos a sustentabilidade não como um desafio técnico, mas como uma atitude profissional de todos os profissionais da construção civil, o que conduz a uma maior qualidade de vida – em países em desenvolvimento, economias emergentes e nações industrializadas,” declarou.

Alfredo Brillembourg e Hubert Klumpner apresentaram seu projeto vencedor para aproximadamente 200 participantes, e explicaram a interligação entre os vários elementos do conceito de recuperação urbana. “Precisamos das instalações esportivas, para que as crianças mais velhas tenham um motivo para trazer seus irmãos mais novos para as aulas de música,” explicaram.

O projeto visa contribuir para a formação de um ambiente socialmente viável ao oferecer um espaço público para o engajamento produtivo da comunidade, o que gerará melhores oportunidades para os muitos habitantes da favela. Na fase regional do Holcim Awards 2011, esse projeto ganhou o ouro para a América Latina e foi, com isso, qualificado para a competição Global Holcim Awards.

A cerimônia de entrega do prêmio foi sediada pela Holcim Brasil e incluiu entretenimento musical com Orquestra Jovem de Paraisópolis e uma performance do Ballet Infantil de Paraisópolis – ambos se beneficiarão do novo centro de infraestrutura cívica, onde poderão utilizar espaços estabelecidos e reservados para suas atividades de forma permanente. 
 




Sobre a competição Holcim Awards
A competição Holcim Awards for Sustainable Construction busca projetos de construção inovadores, tangíveis e orientados ao futuro que promovam respostas sustentáveis às questões tecnológicas, ambientais, socioeconômicas e culturais que afetam o desenvolvimento e a construção em nível local, regional e global. 

A competição é realizada pela Holcim Foundation, baseada na Suíça, e oferece 2 milhões de dólares em prêmios em dinheiro a cada ciclo de três anos, e é patrocinada pela Holcim Ltd – uma das líderes mundiais em fornecimento de cimento e agregados – e suas empresas do Grupo em aproximadamente 70 países. A próxima competição HolcimAwards será aberta em 1o de julho de 2013. Maiores detalhes em: www.holcimawards.org

Relatório do Júri -  Global Holcim Awards
olcim Awards

“Escola de Música do Grotão”, São Paulo, Brasil

O júri ficou impressionado pela proposta de uma instalação pública multifuncional em Paraisópolis, uma das maiores comunidades da cidade de São Paulo, por suas abordagens sustentáveis em macro e microescalas. Localizada no centro da comunidade, a Escola de Música do Grotão cria uma densidade vertical que contrasta com a expansão de construções de um ou dois andares da comunidade e, assim, otimiza espaço e possibilita atividades adicionais para todos os moradores. Para suprir a falta de infraestrutura sociocultural, o projeto oferece uma escola de música, instalações esportivas e infraestrutura de transporte. Espaços públicos para interação social estão localizados ao redor, abaixo e no interior da Fábrica da Música.  

Apesar de sua localização centralizada entre bairros, a área do Grotão está completamente separada da cidade formal. Nessa área isolada, o aumento da erosão e perigosos deslizamentos de terra fizeram do local uma das zonas de alto risco em São Paulo. A estrutura do projeto mantém e estabiliza a topografia desafiadora do local, criando uma ilha verde em um espaço público, com terraços e espaço para agricultura urbana. Os arquitetos propuseram uma variedade de recursos de tecnologia com menor custo e maior acessibilidade. Um sistema de gestão de água será introduzido para coleta de água da chuva e reuso de água cinza. Tanto o edifício quanto seu anfiteatro irão adotar sistemas integrados de ventilação ativa e passiva, resfriamento e ar condicionado. Com isso, o edifício e a paisagem irão, em um único sistema, gerir efetivamente as variadas condições climáticas do local.

O projeto é claro e poderoso: ele expande sustentabilidade para além da gestão de recursos naturais e a leva para o âmbito da sustentabilidade social. O processo é participativo desde a fase inicial do projeto até a utilização final do espaço. Com a aplicação de tecnologias e materiais de construção conhecidos e disponíveis, o projeto criará oportunidades de trabalho para pequenas construtoras locais.
 
O júri selecionou esse projeto por ser uma forte e importante intervenção em uma das áreas mais conflituosas de São Paulo. O projeto tem uma complexidade satisfatória e cria oportunidades para muitas pessoas da comunidade com postos de trabalho adicionais, assim como promove coesão social de uma maneira muito eficiente, por meio de um processo conjunto de construção de um centro comunitário.  


Brasil é destaque na América Latina em construção sustentável

  
A participação de arquitetos brasileiros e projetos desenvolvidos no Brasil têm se destacado nas três edições do Holcim Awards. Além da Escola de Música do Grotão, do escritório  Urban Think Tank, localizado em São Paulo, e reconhecido com os prêmios Prata Global e Ouro América Latina, o júri também escolheu para receber o  3º lugar da categoria “Next Generation” o projeto de Densificação e expansão de prédios universitários, assinado pela equipe chefiada por Gabriel Kozlowski Maia, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).
Já na edição anterior do Holcim Awards (realizada entre 2007 a 2009), um total de 5 projetos brasileiros foram premiados na etapa América Latina. Eles receberam medalhas de prata e bronze na principal categoria, o prêmio Next Generation e duas menções honrosas (Holcim Awards Acknowledgement prizes).
Entre os premiados da etapa regional no 2º Ciclo do Holcim Awards estavam: o projeto da Midiateca da PUC-Rio do Rio de Janeiro, assinado por Angelo Bucci, da SPBR arquitetos (Prata); e a Torre multifuncional compacta, que abriga uma cisterna para coleta de água de chuva, a caixa de água e um equipamento coletor solar para aquecimento de água, de autoria de Maria Andrea Triana, Roberto Lamberts e Marcio Antonio Andrade da LabEEE da UFSC, Florianópolis (Bronze).
Outros detalhes sobre os projetos brasileiros podem ser encontrados no site da Holcim Foundation: http://www.holcimfoundation.org/T880/Finalistprojectsfrom10countries.htm


Mais informações sobre o projeto, sua equipe de design e imagens em alta resolução sobre o Urban remediation and civic infrastructure hub estão disponíveis em:

Fotos do Evento:



  






  





  






EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA RECEBIMENTO DE SUGESTÕES E PROPOSTAS RELATIVAS AO ORÇAMENTO DO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2013


As Audiências Públicas relativas à elaboração da proposta orçamentária para o exercício financeiro de 2013 serão realizadas no dia 24 de agosto de 2012, nas regiões administrativas das 31 Subprefeituras, nos horários e locais abaixo indicados.

O Secretário Municipal de Coordenação das Subprefeituras com base no Decreto Municipal nº 53.348, de 10 de agosto de 2012, CONVOCA todos os cidadãos residentes no Município de São Paulo e associações representativas com sede no Município a participarem das AUDIÊNCIAS PÚBLICAS para recebimento de sugestões e propostas relativas à elaboração da proposta orçamentária para o exercício financeiro de 2013, que serão realizadas no dia 24 de agosto de 2012, nas regiões administrativas das 31 Subprefeituras, nos horários e locais abaixo indicados.


1- DATA, HORÁRIOS E LOCAIS DAS AUDIÊNCIAS


DATA: 24 DE AGOSTO DE 2012

HORÁRIO - 18h às 20h

LOCAIS DAS AUDIÊNCIAS

SUBPREFEITURA ARICANDUVA
R. Atucuri, 699 – Vila Carrão

SUBPREFEITURA BUTANTÃ
R. Ulpiano da Costa Manso, 201 – Jd. Peri Peri 

SUBPREFEITURA CAMPO LIMPO
R. Nossa Sra.do Bom Conselho, 59/65 – Jd Laranjal

SUBPREFEITURA CAPELA DO SOCORRO
R. Cassiano dos Santos, 499 - Jd Clipper

SUBPREFEITURA CASA VERDE/CACHOEIRINHA
Av Ordem e Progresso, 1001 - Casa Verde

SUBPREFEITURA CIDADE ADEMAR
Av. Yervant Kissajikian, 416 – Vila Constança

SUBPREFEITURA CIDADE TIRADENTES
Estrada do Iguatemi, 2751 – Cid. Tiradentes

SUBPREFEITURA ERMELINO MATARAZZO
Av. São Miguel, 5.550 – Ermelino Matarazzo

SUBPREFEITURA FREGUESIA/ BRASILÂNDIA
Av. João Marcelino Branco, 95 - Vl. Nova Cachoeirinha

SUBPREFEITURA GUAIANASES
CEU Jambeiro – Av. José Pinheiros Borges, 60 - Lajeado

SUBPREFEITURA IPIRANGA
Rua Lino Coutinho, 444 - Ipiranga

SUBPREFEITURA ITAIM PAULISTA
Av. Mal. Tito, 3012 - Itaim Paulista

SUBPREFEITURA ITAQUERA
Rua Augusto Carlos Bauman, 851 - Itaquera

SUBPREFEITURA JABAQUARA
Av. Eng.º Armando de Arruda Pereira, 2.314 - Jabaquara

SUBPREFEITURA JAÇANÃ/TREMEMBÉ
Av. Luis Stamatis, 300 - Jaçanã

SUBPREFEITURA LAPA
Rua Guaicurus, 1.000 - Lapa

SUBPREFEITURA M'BOI MIRIM
Av. Guarapiranga, 1265 - Pq. Alves de Lima 

SUBPREFEITURA MOOCA
R. Taquari, 549 -Mooca

SUBPREFEITURA PARELHEIROS
Av. Sadamu Inoue, 5.252 - Parelheiros

SUBPREFEITURA PENHA
R. Candapuí, 492 - Penha

SUBPREFEITURA PERUS
R. Ylídio Figueiredo, 349 - Perus

SUBPREFEITURA PINHEIROS
Av. das Nações Unidas, 7.123 – Pinheiros

SUBPREFEITURA PIRITUBA/JARAGUÁ
R. Luis Carneiro, 193 – V. Pereira Barreto

SUBPREFEITURA SANTANA / TUCURUVI
Av. Tucuruvi, 808 - Tucuruvi

SUBPREFEITURA SANTO AMARO
Pça. Floriano Peixoto, 54 – Santo Amaro

SUBPREFEITURA SÃO MATEUS
Av. Ragueb Chohfi, 1400 – Pq .Industrial São Lourenço 

SUBPREFEITURA SÃO MIGUEL PAULISTA
R. Dona Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76 -Vila Jacuí

SUBPREFEITURA SÉ
R. Álvares Penteado, 49 - Centro

SUBPREFEITURA VILA MARIA / VILA GUILHERME
R. General Mendes, 111 – Vila Maria Alta 

SUBPREFEITURA VILA MARIANA
Rua José de Magalhães, 500 – Vila Clementino


SUBPREFEITURA VILA PRUDENTE/SAPOPEMBA
Avenida do Oratório, 172 – Vila Prudente

2- Os interessados em participar das audiências públicas deverão apresentar documento de identificação e registrarão em lista de presença, seu nome, número e tipo de identificação, endereço e telefone.

3- As audiências públicas têm por objetivo a disseminação de informações sobre as políticas púbicas, apresentação de sugestões e propostas, visando a subsidiar a elaboração da proposta orçamentária do Município de São Paulo para o exercício financeiro de 2013.

4- Pedidos de informações ou esclarecimentos sobre os programas orçamentários poderão ser encaminhados ao Subprefeito competente até 3 (três) dias antes da realização da audiência pública em que serão debatidos.