Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Conheça a Casa de Garrafas PET de Antenor

  Por Luiz Flavio                                                                                                        Fotos Luiz Flavio                                      
   Paraisópolis agrega muita gente talentosa e a obra de um desses artistas tem despertado a curiosidade de moradores que passam todos os dias pela Rua Das Jangadas, trata-se da criação do alagoano de Santana de Mundaú Antenor Clodoaldo de 48 anos.


   Inteligente e criativo ele achou uma utilidade fora do comum para as embalagens de refrigerante que normalmente são jogadas no lixo, mas que em suas mãos viram decoração para o seu excêntrico lar que na comunidade ganhou o nome de A Casa de Garrafas PET.
   Tudo começou no ano 2008 como passatempo, aos poucos foi se tornando um hobby é hoje uma linda construção que se tornou um ícone da comunidade, impossível não ficar curioso quando se olha a fachada do imóvel. Na entrada da casa o visitante depara-se com os nomes das 88 cidades de Alagoas escritos em uma das paredes do corredor, na frente há também uma pequena gruta feita com tampinhas de garrafa. Quando se entra na casa uma réplica do primeiro prédio em que ele trabalhou como pedreiro há vinte e cinco anos atrás que foi desenhada na parede e chama atenção pelos minúsculos detalhes. No segundo andar, uma balança criada pelo próprio Antenor também chama a atenção, “São 22 garrafas para cada quilo” - diz ele apontando para balança. O corredor da parte de cima é um dos lugares mais especiais para o artista, é lá que mora seu bichinho de estimação, o galo “Manezinho”, que ganha a todo tempo muito carinho e atenção sendo o orgulho de Antenor que resolveu posar com o bichinho para a foto do jornal.




   Quem pensa que a colocação das garrafas é feita de qualquer jeito engana-se, existe um sistema de contagem em um caderno que depois é escrito na parede do quarto que na ocasião desta matéria já contava 20.036 garrafas PETs. As garrafas estão em lugares como tetos das escadas, janelas e paredes, mas são no teto do quarto de dormir que elas dão uma impressão de continuidade, todas numa simetria perfeita.




Todo dia Antenor sai para catar garrafas, mas nem sempre foi assim, no início ele pagava do próprio bolso, mas a despesa foi ficando alta quando começou a pagar R$0,30 por cada garrafa. Hoje a boa vontade de alguns vizinhos em doar garrafas facilita um pouco o trabalho, e mesmo assim Antenor ainda vai atrás das verdinhas que são jogadas todos os dias no lixo. O sonho de Antenor é decorar outros locais da casa com as PETs e desabafa que se as pessoas doassem as garrafas para ele seu sonho se realizaria bem mais rápido.