Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de março de 2013

Museu comemora 3 milhões de visitantes com três meses de visitação grátis às terças-feiras



O Museu da Língua Portuguesa, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, chegará à marca dos três milhões de visitantes no próximo mês de abril. Para comemorar o recorde junto com o público, o equipamento antecipa a festa e oferece mais um dia por semana de visitação gratuita: além dos sábados, o ingresso sairá de graça também às terças-feiras. A promoção começa a valer no dia 2/4 e fica em vigor por três meses. 

A escolha do dia da semana não foi por acaso: desde janeiro, Museu passou a funcionar até 22h também às terças. A abertura estendida tem objetivo de ampliar as possibilidades de acesso do público, principalmente para quem trabalha ou estuda no horário tradicional de funcionamento.
 
As duas medidas – a gratuidade e o horário expandido - fazem parte das medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Cultura para ampliar o acesso da população aos equipamentos culturais mantidos pelo Estado, bem como diversificar o perfil do público. A partir de abril, também o Museu do Futebol ganha mais um dia de visitação gratuita: além das quintas-feiras, em que já não havia cobrança de ingressos, o acesso ao museu também será grátis aos domingos (veja outros exemplos abaixo).

Acervo interativo
Criado em 2006 e instalado na histórica Estação da Luz, centro de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa busca apresentar o idioma como elemento fundamental e fundador da cultura brasileira. O acervo combina arte, tecnologia e interatividade em cerca de 4,3 mil m² de área expositiva na qual o público entra em contato com as origens e variações do idioma, seus usos e evoluções, bem como a influência agregada de outras línguas. 


Os recursos tecnológicos são utilizados para maximizar a experiência dos visitantes, tornando o passeio pelo museu um estímulo a todos os sentidos. Vídeos e projeções eletrônicas associadas a leituras em áudio oferecem percepções variadas sobre os falares da língua portuguesa e sobre seu uso em obras poéticas e literárias. 

Além do acervo de longa duração, o museu oferece exposições temporárias, em geral em homenagem a escritores e artistas que têm na língua sua matéria prima. Guimarães Rosa, Gilberto Freyre, Cora Coralina, Machado de Assis, Clarisse Lispector, Oswald de Andrade e Jorge Amado estão entre os já homenageados. 

Para 2013, o Museu prevê exposições sobre o compositor Cazuza, os poetas Vinícius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade e sobre o romancista Paulo Coelho.   

Essa forma inovadora de apresentar o idioma vem garantindo uma média de 350 mil visitantes por ano ao Museu da Língua Portuguesa, que está entre os museus mais visitados da América Latina. 



SERVIÇO 
Museu da Língua Portuguesa 
Endereço: Praça da Luz s/n; tel.: (11) 3322-0080 
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h (a bilheteria fecha às 17h). Fechado às segundas. Às terças-feiras, o museu abre até 22h (bilheteria fecha às 21h). 
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia entrada), com entrada gratuita aos sábados. 
Promoção: Entrada gratuita às terças-feiras, de abril a junho. 


GRATUIDADE NOS MUSEUS 
Secretaria de Estado da Cultura 

Terças-feiras – Museu da Língua Portuguesa (2 de abril a 2 de julho), Museu da Imagem e do Som 
Quintas-feiras – Museu do Futebol 
Sábados – Pinacoteca, Estação Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte Sacra 
Domingos – Museu da Casa Brasileira, Museu do Futebol (de 7/4 a 7/7) 
Gratuitos todos os dias – Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Paço das Artes 

Crescer Sempre oferece curso gratuito de Técnicas Administrativas

,
,

Crescer Sempre oferece curso gratuito de Controlador de Acesso (Porteiro)


,