Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Ministério Público instaura inquérito para investigar urbanização de Paraisópolis


Por Luiz Flavio

O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou inquérito civil público para investigar denuncias de violação de direitos humanos e irregularidades em consequência de denuncias feitas por moradores na forma como vêm sido conduzida a realização das obras de urbanização na comunidade de Paraisópolis.

O Ministério Público, através das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo da Capital em conjunto com as Promotorias do Patrimônio Público e Social e de Direitos Humanos, realizou no início da tarde de ontem (dia 28/08/2013) audiência pública no auditório Queiroz Filho, centro da capital, que instaurou inquérito Civil nº 412/13, que investigará as denuncia de irregularidades e violações de direitos humanos de moradores da comunidade de Paraisópolis referentes à forma como vem sendo realizadas as obras de urbanização nas áreas de moradia, saúde e educação.

Participaram da audiência os promotores, Roberto Carramenha; Justiça de Habitação e de promotorias como; Inclusão social, saúde pública, Patrimônio Público Social, Portadores de necessidades especiais e Habitação e Urbanismo. Também participou da audiência o Secretário Adjunto de Habitação; Marco Antônio Biasi e representantes da Secretaria Municipal de Habitação.  

A audiência formada por moradores do complexo Paraisópolis e movimentos sociais se dividiu em duas partes, uma formada pela Diretoria da União de Moradores de Paraisópolis e União de Mulheres de Paraisópolis, que defendeu as mudanças ocorridas através da urbanização, e outra parte, formada por moradores e organizações como: União de Defesa de Moradia de Paraisópolis, União de Moradores do Jardim Colombo, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Tribunal Popular, Periferia Ativa e o Movimento “Paraisópolis Exige Respeito”, todos solicitaram mudanças imediatas na forma como tem sido conduzido atualmente o projeto de urbanização no complexo Paraisópolis.
Problemas Relacionados à urbanização de Paraisópolis
As reclamações dos moradores na audiência se resumiram a problemas que tem gerado insatisfação e insegurança para grande parte da população afetada direta ou indiretamente pelo projeto de urbanização, são eles:
- Interrupção de diálogo por parte do poder público com a comunidade

Desde setembro de 2012, as reuniões mensais do Conselho Gestor de Urbanização foram paralisadas. Era através das reuniões mensais que lideranças comunitárias e moradores podiam ficar informados sobre os desdobramentos das implantações de projetos urbanísticos na comunidade. As reuniões aconteciam mensalmente desde 2006,  quando se iniciou as obras do projeto. Moradores pedem a volta das reuniões do Conselho Gestor de Urbanização de Paraisópolis e novas eleições do conselho.

- Falta de Transparência

Moradores reclamaram da falta de esclarecimento quanto ao gasto do dinheiro público nas obras do projeto de urbanização em Paraisópolis, além da ausência esclarecimento sobre projetos e destinação de terrenos em que há remoções de famílias.

- Omissão do poder publico em questões fundiárias

Segundo Moradores, tem havido omissão por parte do poder público nas negociações para atendimento habitacionais das famílias cadastradas e das famílias que moram em áreas de risco e de locais mais vulneráveis social e economicamente. As reclamações são que; moradores estão sendo removidas dos locais onde seram realizados as obras de urbanização, sem que tenham atendimento adequado e definitivo.

- Problemas nas execuções das obras e a falta de atendimento habitacional

Moradores reclamam que as novas unidades habitacionais apresentam problemas como rachadura, infiltrações, exposições de estrutura metálicas, e que obras públicas foram realizadas com pouca qualidade e entregues sem acabamento. Também reclamaram dos atrasos em obras, como no caso da Avenida perimetral, que tinha prazo para ser entregue no início do ano, e tem causado transtornos para quem transita todos os dias na região onde acontecem as obras. Outra reclamação é a falta de planejamento para as remoções, onde o número de famílias removidas já é maior que o número de unidades habitacionais a ser entregues e a adoção de bolsa aluguel como única forma de auxílio para famílias removidas, e que tem causado inflação do preço do aluguel na comunidade.

Moradores também reclamam da falta de sinalização do poder público para a situação das famílias que moram em área de risco, como no caso das famílias que moram em torno de toda a extensão do córrego Antonico e as famílias das novas ocupações de terreno que eram destinados às obras de urbanização, como no caso dos moradores ao lado do escadão do Grotinho, que estão vivendo em condições precárias.

- Problemas nos apartamentos

Muitas das reclamações dos moradores que participaram da audiência pública dizem respeito a problema relacionado à falta de prioridade no atendimento de idosos e pessoas com necessidades especiais no recebimento de apartamentos. Outro problema é a falta de acessibilidade como a falta de rampas nas escadarias que dão acesso aos moradores dos prédios à comunidade. Há também reclamações que os apartamentos são recebidos sem acabamento e são entregues sem piso, azulejo e pintura.

Devido à relevância das denuncias, o promotor de Justiça de Habitação e urbanismo, Roberto Carramenha propôs realizar uma segunda audiência pública na comunidade de Paraisópolis para que se obtenham mais informações por parte dos moradores da comunidade para anexar ao inquérito e dar direito de resposta as reclamações. A ata da audiência será publicada no diário oficial na próxima segunda feira.