Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de abril de 2013

EXAME DE VISTA DE GRAÇA?


Por: Cleibe Guerra Muniz / Técnica-optica e contatóloga
 Estamos em uma comunidade onde as necessidades são tantas que ficamos até  perdidos de qual resolver em primeiro lugar!
Claro que um anuncio desse chama muito atenção, principalmente se estou sem dinheiro. Mas aquilo que parece ser de graça, na verdade não é! Pois como ninguém trabalha de graça o pagamento vai sair de algum lugar!!
Como na estória do chapeuzinho vermelho, que tão ingenuamente andou pela floresta e se deparou com o lobo mal, existem muitos lobos maus querendo tirar o maior proveito possível da simplicidade, ingenuidade e integridade do povo de Paraisópolis.
Acredito sim, que uma entidade possa promover um mutirão da saúde onde o principal interesse é ajudar os mais carentes na avaliação de sua acuidade visual, tratar, não só na indicação de óculos, mas também na identificação de doenças oculares que são identificadas pelos dois profissionais quando devidamente formados, mas apenas tratadas pelo oftalmologista. Mas não é o caso de empresas que anunciam inverdades. 
No exterior existem diferenças entre um optometrista (oculista) e um oftalmologista. O optometrista trata das deficiências da visão de como você enxerga de longe e de perto. o Oftalmologista trata das patologias(doenças do globo ocular e anexos ) os dois precisam trabalhar juntos para que o atendimento seja completo, sem interesses comerciais de ambas as partes.
No Brasil esta prática esta começando apenas, ainda estão tratando das legalidades entre essas duas profissões e em meio a isso os aproveitadores e pessoas sem escrúpulos e sem ética querem apenas vender óculos sem critérios, sem inspeção e sem a dedicação que essa profissão do ótico deve ter.
De graça ninguém trabalha. E quando um anuncio desse é feito ,é pra desconfiar até de quem vai efetuar a consulta e confeccionar os óculos, pois se o objetivo é iludir o povo oferecendo gato por lebre, como terão certeza de que o serviço oferecido e a mercadoria adquirida são de fato confiáveis? Como podemos deixar que esse "profissional” trate de nossa visão, como se tratasse de algo qualquer, como diz o médico oftalmologista Dr. Marco A. Olyntho:
 "A visão é um dos mais importantes sentidos que temos, é a forma com a qual conseguimos compreender toda a complexidade do mundo em que vivemos, mas ao mesmo tempo, devido  a naturalidade com a qual somos contemplados com ela deixamos de perceber o quanto ela é essencial."
Espero que os moradores de Paraisópolis seja realmente criteriosos na escolha do profissional que vai cuidar de sua visão.
Ótica Ebielc
R.Pasquale Galupe,56
Tel.3744-8243
Cep:05660-000
São Paulo-SP