Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CEU é Show 2012 terá shows de Toquinho, Luiza Possi e Rappin Hood


                 Temporada 2012 também trará peças teatrais de destaque no circuito paulistano                                                                                    
    Foto de Fábio Arantes/Secom
Atrações acontecem nos 45 Centros Educacionais Unificados

O prefeito Gilberto Kassab participou nesta manhã de terça-feira (7), no CEU Caminho do Mar, no Jabaquara, Zona Sul, da coletiva de imprensa em que foi anunciada a programação da temporada 2012 do CEU é Show, programa da Secretaria Municipal de Educação que pelo terceiro ano levará atrações culturais e de lazer para as comunidades nos centros unificados. Este ano, os 45 CEUs e o Centro de Convivência Educativo e Cultural de Heliópolis se firmam definitivamente no roteiro cultural de São Paulo.


“Esta é mais uma oportunidade de levar entretenimento e cultura a toda comunidade no entorno de todas as unidades dos CEUs. Ao longo do ano, isso qualifica e leva autoestima, em especial às famílias dos alunos, que são os grandes responsáveis por todas essas ações”, destacou Kassab.

Neste ano serão mais de 800 shows e espetáculos teatrais aclamados pelo público e sucessos de crítica, com grandes destaques do circuito paulistano. Entre as atrações anunciadas, destacam-se nomes da Música Popular Brasileira, como Toquinho e Luiz Melodia. Também estarão em cartaz nos centros unificados peças teatrais com grandes destaques no circuito paulistano como Ensina-me a Viver, protagonizada por Glória Menezes, e Viver Sem Tempos Mortos, com Fernanda Montenegro.

“O impacto desse projeto é muito importante, já que a arte é educação. Ele possibilita que as crianças da rede pública, ou não, e a comunidade local possam usufruir dos 18 mil lugares que temos nos 45 CEUS, vendo atrações que muitas vezes estavam restritas ao Centro da cidade”, disse o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.

O CEU é Show foi criado em setembro de 2010 e em sua primeira edição realizou 88 apresentações musicais gratuitas nos centros educacionais, unindo em um mesmo palco grupos musicais que nasceram no entorno dos CEUs, com artistas como Negra Li, Arnaldo Antunes, Paula Lima e Edgar Scandurra. Em 2011, a ideia foi ampliar o trabalho e, além de shows de Mallu Magalhães, Zeca Baleiro, Marcelo Camelo, CPM 22, Mariana Aydar, entre outros, a programação passou a contar com sucessos do teatro, como 45 minutos, com Caco Ciocler, O Amor e Outros Estranhos Rumores, com Débora Falabella, Escola de Mulheres, com Oscar Magrini, e Aurora da Minha Vida, aumentando ainda mais a oferta de uma programação cultural e de qualidade, totalizando 720 atrações gratuitas.

“Esta é a primeira vez em 40 anos no Brasil que um gesto cultural foi também reconhecido como educação. A necessidade de se dividir a arte é sublime e essa é uma oportunidade para mostrarmos o que fazemos ao mesmo tempo que podemos debater com uma comunidade que raramente teve uma experiência parecida”, afirmou o cineasta Hector Babenco.

Experiência

Na coletiva do anúncio do Céu é Show 2012, artistas falaram da experiência de participar do programa.

“Acho gratificante podermos levar o teatro às pessoas que não tinham acesso. Eu cresci em uma cidade do interior e sei o que é isso, o teatro é para a minoria e agora sim poderemos levar o nosso espetáculo a toda cidade de São Paulo, principalmente nas periferias”, afirmou a atriz Bárbara Paz.

“Este projeto realmente é de se tirar o chapéu e só tenho que parabenizar todos os envolvidos e organizadores por levar arte de qualidade de graça às comunidades. Uma pessoa que consome arte pode evoluir e ser transformada”, ressaltou a atriz Denise Fraga.

“Eu moro ao lado de Heliópolis e vi o que a estrutura dos CEUs trouxe a minha comunidade com várias atividades que envolvem as crianças, nessa área tão deficiente e com poucas oportunidades de trazer a cultura de qualidade”, conta o rapper Rappin Hood.

“A inclusão desse programa na educação das pessoas é maravilhoso, pois tira essa história da arte sempre ficar para depois, ela é inclusa e assim podemos ficar mais perto do público tendo contato com todas as pessoas”, afirmou a cantora Luisa Possi.

Programação 2012

No teatro, pelo segundo ano, estão os espetáculos:

Ensina-me a Viver – que mostra, nas delicadas interpretações de Glória Menezes e Arlindo Lopes, o amor entre duas pessoas com idades muito diferentes.

A Voz do Provocador – espetáculo multimídia escrito, dirigido e interpretado por Antonio Abujamra.

Deus da Carnificina – Sucesso do teatro mundial estrelado por Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Paulo Betti e Orâ Figueiredo.

Parlapatões – O grupo continua em cartaz com Parapapá! e Clássicos do Circo.

E em 2012 também tem estreias:

Hell – uma trágica história de amor entre dois jovens, estrelada por Bárbara Paz e dirigida por Hector Babenco.

Estranho Casal – com Carmo Dalla Vechia, que mostra a divertida história de dois amigos que passam a dividir um apartamento depois que um deles se divorcia.

Sem Pensar – com Denise Fraga, que mostra um olhar irônico dos conflitos, ausências e falta de percepção de si e do outro no cotidiano de uma família.

Adultérios – estrelado por Fábio Assunção, uma adaptação da peça de Woody Allen que gira em torno da infidelidade.

Viver Sem Tempos Mortos – monólogo estrelado por Fernanda Montenegro, que apresenta fragmentos de pensamentos da escritora, pensadora e ensaísta Simone de Beauvoir, que revolucionou a visão do universo feminino do século 20.

Cruel – o ator Reynaldo Gianecchini também subirá aos palcos para interpretar o vilão Gustavo, ao lado de Erik Marmo, vivendo o pintor Adolfo.

O Pacto, com montagem do grupo Teatro Jovem; Doze Homens e Uma Sentença eEspectros também estão na programação deste ano. Há ainda uma programação especial para as crianças com os infantis Quem tem Medo do Curupira?, com texto e direção de Zeca Baleiro, Villa-Lobos das Crianças e Os Saltimbancos.

Ritmos nos CEUs

Grandes nomes da música brasileira levam diferentes ritmos aos CEUs. Se apresentam pelo segundo ano Toquinho, Luiza Possi, Mariângela Zan, Luiz Melodia e Ângela Rô Rô. E pelo primeiro ano participam do CEU é Show Tulipa Ruiz, Rappin Hood, Samba de Rainha, Max de Castro e Simoninha (que prometem fazer a festa com o Baile do Simonal), Thunderbird e a banda Devotos de Nossa Senhora Aparecida.

E não para por aí. Este ano também tem muita moda de viola com Yassir & Rodrigo Sater, jazz instrumental com Raul de Souza, samba-rock com Os Opalas e até música autoral brasileira contemporânea com a 5 a seco, que vai do samba de raiz ao indie rock, do hip hop à música folclórica, passando pelo jazz contemporâneo e pelos ritmos caribenhos. E não é só como espectadora que a comunidade participa do CEU é Show. Antes de cada apresentação musical com artistas renomados, músicos e cantores locais mostram seus talentos.


Programação Paraisópolis:

23/2 - 10h e 14h - Clássicos do Circo
Com roteiro e direção de Hugo Possolo, o espetáculo Parlapatões Clássicos do Circo reúne alguns dos mais divertidos números cômicos e circenses de diversos espetáculos da trajetória de vinte anos dos Parlapatões. Um grande show de variedades que festeja o repertório do grupo em números para crianças, mas que também divertem os adultos.
PARAISÓPOLIS - Rua Doutor José Augusto Souza e Silva, s/nº - Jardim Parque Morumbi

6/3 -14h e 7/3-14h - Quem tem Medo do Curupira?

O musical, com texto e direção musical do cantor e compositor Zeca Baleiro, mostra Saci, Caipora, Boitatá, Curupira e Iara indo se aventurar numa viagem até a cidade. A partir daí, desenrola-se uma trama “rocambolesca”, com direito a aparições de um índio pop e aculturado, um lenhador cético e um pé de jacarandá fugitivo.

PARAISÓPOLIS - Rua Doutor José Augusto Souza e Silva, s/nº - Jardim Parque Morumbi



A programação completa do CEU é Show 2012 está disponível no portal da Secretaria Municipal de Educação ( http://lufernandes.com.br/ceueshow/programacao ).