Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

CRAS Paraisópolis continua desativado desde a sua construção

Por Luiz Flavio

Com a atual situação de abandono do CRAS Paraisópolis, serviços socioassistenciais de proteção básica para famílias em situação de vulnerabilidades sociais deixam de ser atendidas.

   O local que deveria ser dado mais atenção pelo poder público na atual situação em que se encontram milhares de moradores afetados pelas as grandes mudanças causadas pela urbanização da comunidade está abandonado. Desde a sua construção o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) Paraisópolis, situado no Grotinho, uma das regiões mais carentes da comunidade não tem exercido os serviços de atendimento aos moradores em situação vulnerável para o qual se destina.

Sucata de perua abandonada em frente ao CRAS 
   São vários os problemas da unidade do CRAS Paraisópolis, alguns até de risco a saúde pública, como é o caso da água parada de esgoto acumulada na parte detrás do prédio, um possível foco de proliferação do mosquito da dengue. A parte da frente do prédio do CRAS Paraisópolis se tornou um ponto viciado de lixo, o mesmo acontece na área onde houve em dezembro do ano passado um incêndio, hoje o local é um pequeno lixão. Sucatas de carros abandonados ficam bem em frente ao prédio do CRAS Paraisópolis. 

 
Quadra de basquete, três anos sem manutenção
 A quadra de basquete para as crianças se divertirem esta abandonada e sem manutenção a mais de três anos. Falta iluminação no local à noite, e a pequena praça de recreação esta abandonada. Faltam serviços de varrição no local e pintura de guias. O parquinho onde as crianças podiam se divertir com os pais nos finais de semana quase não existe mais, falta também manutenção nos brinquedos ainda existentes.

   O CRAS é um aparelho público destinado a facilitar o acesso ao morador em situação de vulnerabilidade social a políticas públicas de assistência social, bem como dar encaminhamentos a serviços públicos básicos de direito a pessoas com deficiência, idosos, pessoas sem condições de trabalhar entre outras situações. O CRAS também se destina a facilitar a introdução do morador da região em que atua em programas de transferência de renda como o BPC - Benefício de Prestação Continuada, Bolsa Família entre outros. 

 
Praça de recreação totalmente abandonada, mato e esgoto fazem parte do local.

 Hoje o morador que precisa de algum destes benefícios, tem que se deslocar até a unidade mais próxima do CRAS, na região do Campo Limpo, um descaso público, já que temos uma unidade construída e sem funcionamento em nossa comunidade.

Ponto viciado de lixo em frente ao CRAS Paraisópolis

Água parada nas dependências do prédio do CRAS Paraisópolis

Lixo e água parada nas laterais do prédio

Partes do fundos do prédio do CRAS Paraisópolis, potencial criadouro do mosquito da dengue.