Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Festas juninas de Paraisópolis 2011

Quermesse da Paróquia São José

Mais de 5 mil pessoas estiveram presente ao bingo da Paróquia São José

   O mês de Junho com certeza é uma das melhores épocas para os moradores de Paraisópolis. As festas juninas são comemoradas em ruas da comunidade, escola, igrejas e creches. Como a maioria dos moradores é de origem nordestina ou descendente, as festas realizadas na comunidade têm um grande valor cultural para seus habitantes. É o caso da já tradicional Quermesse da Paróquia São José que é realizada todos os sábados e domingos do mês de Junho. A festa que nasceu com o objetivo de arrecadar fundos para a construção da paróquia, que já se encontra em fase de acabamento graças as festas realizadas nos anos anteriores.
   Este ano a organização do evento aumentou o efetivo de voluntários que tiveram de trabalhar em três turnos para que a maior festa junina da comunidade fosse o sucesso que tem sido todos os anos. Para se ter uma idéia do tamanho do evento, no dia em que ocorreu o grande bingo, mais de cento e vinte voluntários trabalharam desde 8h da manhã até as 2h madrugada do dia seguinte, em diversas funções como: vendedores de cartelas, faxineiros, cozinheiras, eletricistas e outros tipos de colaborações.
  Um dos ingredientes que faz da Quermesse da Paróquia São José a maior festa de rua da comunidade é sem dúvida as barracas de comidas típicas, onde o morador pode saborear pamonha, arroz doce, milho cozido, pastel, carne de jabá com mandioca, maçã do amor, pipoca, churros, entre outras. Também não poderiam faltar as bebidas: quentão, vinho quente e as famosas batidas de frutas. Outra grande atração da Quermesse foram as apresentações de bandas de músicas locais. Nos dias normais da quermesse muita música e ritmos variados sob o comando do DJ Roger e Joaldo Catraca garantiram a diversão de quem participou. E como não poderia deixar de faltar as bandas de forró de maior sucesso da comunidade Embalo de Menina e o ritmo gostoso da Trilha Musical e Ivan Melo que alegraram os moradores com interpretações de grandes sucessos do forró contemporâneo. E para fechar com chave de ouro no dia do grande Bingo logo após o sorteio do prêmio a festa ficou por conta do Grupo de Axé Balada Quente que aproveitou o evento para gravar ao vivo o seu mais novo CD. No dia do Grande bingo, o Padre Luciano agradeceu no palco a toda a comunidade que compareceu a mais um bingo da Paróquia São José em especial aos paroquianos que foram os grandes patrocinadores do evento, além dos comerciantes que ajudaram a realizar mais uma festa.

3ª Festa Junina do CEU Paraisópolis



   Outra grande festa realizada esse ano foi a 3ª Festa Junina do CEU Paraisópolis, que neste ano aumentou o número de premiações e barracas de gincanas. Também houve mais apresentações de quadrilha dos alunos do CEI e EMEF que nos anos anteriores.


Vereador Antonio Carlos participa 
da 3° Festa Junina do CEU Paraisópolis


   A festa Junina do CEU Paraisópolis já esta na agenda do vereador Antonio Carlos Rodrigues, um dos políticos mais atuantes da capital paulista, que pelo terceiro ano consecutivo faz questão de visitar o evento. Acompanhado pela gestora do CEU Paraisópolis, Elida Corsi, o vereador Antonio Carlos falou com jovens e crianças da comunidade, também conversou com professores e educadores que estavam presente na festa sobre assuntos relacionados à educação.  O vereador fez questão de assistir a quadrilha composta por moradores da comunidade e visitar as barracas de comidas típicas. ‘Sou apoiador das festas de bairro e faço questão de visitar essa festa tão linda da comunidade de Paraisópolis que pela terceira vez faço parte e saiu maravilhado’, comentou Antonio Carlos.


Bailarinas de Paraisópolis comemoram 
arraial no Barracão dos Sonhos 


   A ONG Barracão dos Sonhos fez sua festa Julina de uma forma especial. A professora de ballet clássico Viviane Rodrigues, que além de bailarina é também Psicóloga desenvolve há mais de 10 anos na ONG um trabalho voluntário que enche de vida e esperança os corações das pequenas bailarinas de Paraisópolis. Viviane tem uma formação de dar inveja a muita gente: estudou em Cuba e é formada na escola referência de todo o Brasil, o “Ballet stagium”. Atualmente a professora dá aula para 4 turmas de alunas com idades de 4 à 17 anos na comunidade.   No último dia 9, a Viviane apresentou a cerca de 200 convidados dentre eles pais, amigos e parentes das alunas, um pouco dos talentos que estão sendo lapidados por ela. Depois da linda apresentação muito bem sincronizada e muitas fotos com pais orgulhosos houve também um comes e bebes feito pelas mães das alunas que alegraram os visitantes. O comércio também não fica para trás, principalmente os da proximidades da Paróquia São José - onde são realizados todos os anos que chega a reunir cerca de 5 mil moradores no dia do grande bingo. Outros comércios também lucram com as festas na comunidade através de venda de roupas e chapéus para alunos das mais de 9 escolas públicas do bairro, venda de bebidas, artigos para festas, enfeites e ingredientes para comidas típicas.        
   Outro fator relevante é o mês em que a maioria dos alunos começa a entrar em férias escolares aumentando assim o fluxo de moradores nas ruas. A festa Junina é sem dúvida uma época muito boa para os comerciantes de Paraisópolis.

Parquinho do Grotinho em péssimas condições

Por Raiane Santos

Escorregador quebrado, correntes amarradas com arame, essa é a situação atual de uma das únicas áreas de lazer do Grotão

  Um dos poucos espaços destinados ao lazer e recreação às crianças na comunidade - o parquinho do Grotinho, equipado com quadra de esportes, pista de skate e playground, está sendo deteriorado. Mesmo assim o espaço continua sendo utilizado pelas crianças que correm riscos de sofrer acidentes por conta das más condições em que se encontram os aparelhos de brinquedos do parquinho. Ao passar pelo local, vê-se o retrato do descaso dos órgãos públicos responsáveis para com uma das únicas áreas de lazer da região.
  Diante da depredação do local onde o balanço sustentado não mais por correntes mais sim por arames ou barbantes improvisados pelos pais das crianças, é possível ver escorregadores quebrados, pista de skate que virando depósito de lixo, e outros problemas que podem causar acidentes graves aos pequeninos que utilizam o local. O espaço é muito utilizado por alunos de escolas próximas e nos finais de semana e feriados por pais que querem curtir bons momentos com seus filhos. Outro problema é a falta de iluminação pública, pois o local foi construído sem esse item tão fundamental para os transeuntes que utilizam o “Escadão” que fica no meio do parquinho que os moradores utilizam como forma mais rápida para chegarem a Rua Pasquale Gallupi. Os moradores da região do Grotinho solicitam que sejam tomadas providências para que esses problemas sejam resolvidos antes que ocorra algum acidente grave.

Apologia Sonora e Terrorista Verbal juntos no mesmo palco com Dexter


   No dia 9 de Julho integrantes dos grupos de rap Apologia Sonora e Terrorista Verbal composto por Wellington, David e Chok, dividiram palco com Dexter, um dos maiores cantores do rap do Brasil. O evento ocorreu no Jd. São Luiz na comunidade Morro Azul onde todo ano acontece a quermesse.

Latitude 10 em Paraisópolis


   A banda Latitude 10 formado por Alex (vocal), Del (teclados) e Allan (sax), levantou a galera com uma super apresentação que lotou a Choperia Devassa em Paraisópolis.  O trio Baiano realizou seu primeiro show na comunidade no dia 17 de junho trazendo o ritmo irreverente e dançante no estilo musical conhecido como “Arrocha”.
  O grupo ainda fez uma segunda apresentação no dia 23 julho no Campo do Palmeirinha, na quermesse promovida pela União dos Moradores.

Presidente da Câmera e Secretário Municipal da Educação visitam a comunidade


   O presidente da Câmara dos Vereadores José Police Neto e o secretário municipal da educação Alexandre Schneider visitaram a comunidade de Paraisópolis no dia 11 de Junho e juntos almoçaram na casa do vereador José Rolim onde discutiram soluções para os problemas relacionados à educação na comunidade.
  Na mesa os pratos servidos pelo o anfitrião foram: baião de dois, cuscuz de milho e carne de bode comprada bem cedo na feira tudo isso acompanhado de um delicioso vinho. Pelos elogios na hora do almoço, a comida com gostinho nordestino de dona Fátima foi aprovada pelos dois ilustres visitantes.

Diretório do PT em Paraisópolis


   Promovido pelo líder comunitário Marcondes Luz, em 31 de julho a reunião entre lideranças da comunidade entrou em discussão sobre a necessidade de criação de um diretório do PT em Paraisópolis.
Ao termino do debate foi realizada uma votação na qual a maioria votou a favor da instalação do núcleo Petista. A reunião contou com a participação de representantes do diretório do PT Zona Sul, e o presidente do diretório do PT Zona Leste Tiradentes, Zezinho.

Corpo Diva no CEU Paraisópolis

Foto. Zé Danilo Guerra
   
   Quando a busca pelo ideal nos alimenta e quando ela nos afasta de nós mesmos?
Inspirado no livro “A moda e o novo homem”, de Flávio de Carvalho e textos de Marcos Souza, a peça musical “Corpo Diva” é uma reflexão sobre a influência da moda na construção da identidade de cada ser.
O espetáculo que tem como integrantes jovens artistas que fazem parte do Grupo de teatro MOVI da comunidade, será reapresentado no dia 03 de agosto às 20h no teatro do CEU Paraisópolis.