Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Festas juninas de Paraisópolis 2011

Quermesse da Paróquia São José

Mais de 5 mil pessoas estiveram presente ao bingo da Paróquia São José

   O mês de Junho com certeza é uma das melhores épocas para os moradores de Paraisópolis. As festas juninas são comemoradas em ruas da comunidade, escola, igrejas e creches. Como a maioria dos moradores é de origem nordestina ou descendente, as festas realizadas na comunidade têm um grande valor cultural para seus habitantes. É o caso da já tradicional Quermesse da Paróquia São José que é realizada todos os sábados e domingos do mês de Junho. A festa que nasceu com o objetivo de arrecadar fundos para a construção da paróquia, que já se encontra em fase de acabamento graças as festas realizadas nos anos anteriores.
   Este ano a organização do evento aumentou o efetivo de voluntários que tiveram de trabalhar em três turnos para que a maior festa junina da comunidade fosse o sucesso que tem sido todos os anos. Para se ter uma idéia do tamanho do evento, no dia em que ocorreu o grande bingo, mais de cento e vinte voluntários trabalharam desde 8h da manhã até as 2h madrugada do dia seguinte, em diversas funções como: vendedores de cartelas, faxineiros, cozinheiras, eletricistas e outros tipos de colaborações.
  Um dos ingredientes que faz da Quermesse da Paróquia São José a maior festa de rua da comunidade é sem dúvida as barracas de comidas típicas, onde o morador pode saborear pamonha, arroz doce, milho cozido, pastel, carne de jabá com mandioca, maçã do amor, pipoca, churros, entre outras. Também não poderiam faltar as bebidas: quentão, vinho quente e as famosas batidas de frutas. Outra grande atração da Quermesse foram as apresentações de bandas de músicas locais. Nos dias normais da quermesse muita música e ritmos variados sob o comando do DJ Roger e Joaldo Catraca garantiram a diversão de quem participou. E como não poderia deixar de faltar as bandas de forró de maior sucesso da comunidade Embalo de Menina e o ritmo gostoso da Trilha Musical e Ivan Melo que alegraram os moradores com interpretações de grandes sucessos do forró contemporâneo. E para fechar com chave de ouro no dia do grande Bingo logo após o sorteio do prêmio a festa ficou por conta do Grupo de Axé Balada Quente que aproveitou o evento para gravar ao vivo o seu mais novo CD. No dia do Grande bingo, o Padre Luciano agradeceu no palco a toda a comunidade que compareceu a mais um bingo da Paróquia São José em especial aos paroquianos que foram os grandes patrocinadores do evento, além dos comerciantes que ajudaram a realizar mais uma festa.

3ª Festa Junina do CEU Paraisópolis



   Outra grande festa realizada esse ano foi a 3ª Festa Junina do CEU Paraisópolis, que neste ano aumentou o número de premiações e barracas de gincanas. Também houve mais apresentações de quadrilha dos alunos do CEI e EMEF que nos anos anteriores.


Vereador Antonio Carlos participa 
da 3° Festa Junina do CEU Paraisópolis


   A festa Junina do CEU Paraisópolis já esta na agenda do vereador Antonio Carlos Rodrigues, um dos políticos mais atuantes da capital paulista, que pelo terceiro ano consecutivo faz questão de visitar o evento. Acompanhado pela gestora do CEU Paraisópolis, Elida Corsi, o vereador Antonio Carlos falou com jovens e crianças da comunidade, também conversou com professores e educadores que estavam presente na festa sobre assuntos relacionados à educação.  O vereador fez questão de assistir a quadrilha composta por moradores da comunidade e visitar as barracas de comidas típicas. ‘Sou apoiador das festas de bairro e faço questão de visitar essa festa tão linda da comunidade de Paraisópolis que pela terceira vez faço parte e saiu maravilhado’, comentou Antonio Carlos.


Bailarinas de Paraisópolis comemoram 
arraial no Barracão dos Sonhos 


   A ONG Barracão dos Sonhos fez sua festa Julina de uma forma especial. A professora de ballet clássico Viviane Rodrigues, que além de bailarina é também Psicóloga desenvolve há mais de 10 anos na ONG um trabalho voluntário que enche de vida e esperança os corações das pequenas bailarinas de Paraisópolis. Viviane tem uma formação de dar inveja a muita gente: estudou em Cuba e é formada na escola referência de todo o Brasil, o “Ballet stagium”. Atualmente a professora dá aula para 4 turmas de alunas com idades de 4 à 17 anos na comunidade.   No último dia 9, a Viviane apresentou a cerca de 200 convidados dentre eles pais, amigos e parentes das alunas, um pouco dos talentos que estão sendo lapidados por ela. Depois da linda apresentação muito bem sincronizada e muitas fotos com pais orgulhosos houve também um comes e bebes feito pelas mães das alunas que alegraram os visitantes. O comércio também não fica para trás, principalmente os da proximidades da Paróquia São José - onde são realizados todos os anos que chega a reunir cerca de 5 mil moradores no dia do grande bingo. Outros comércios também lucram com as festas na comunidade através de venda de roupas e chapéus para alunos das mais de 9 escolas públicas do bairro, venda de bebidas, artigos para festas, enfeites e ingredientes para comidas típicas.        
   Outro fator relevante é o mês em que a maioria dos alunos começa a entrar em férias escolares aumentando assim o fluxo de moradores nas ruas. A festa Junina é sem dúvida uma época muito boa para os comerciantes de Paraisópolis.