Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Paraisópolis - Programa de Urbanização de Favelas de São Paulo ganha prêmio das Nações Unidas

Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=50902

Vencedor de 11 prêmios e destaque em duas bienais, programa da Prefeitura de São Paulo conquista agora o mais importante troféu do setor: Scroll of Honour, da UN-Habitat.

O Programa Municipal de Urbanização de Favelas, da Prefeitura de São Paulo, acaba de ganhar o mais importante prêmio do setor:  o Scroll of Honour, da UN-Habitat, agência da Organização das Nações Unidas para habitação. O prêmio será entregue no próximo dia 6 e foi noticiado à Secretaria Municipal de Habitação em carta assinada pela coordenadora, Ana Moreno, enviada de Nairóbi, no dia 29.

Condomínio projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, em Heliópolis

Criado em 1989, o Scroll of Honor destina-se a reconhecer iniciativas exemplares na área de habitação em todo o mundo. Podem postular ao prêmio instituições governamentais, organizações da sociedade civil, empresas privadas, universidades, fundações públicas ou privadas, agências multilaterais, veículos de imprensa e até personalidades do setor.

As prefeituras de Viena, na Áustria, e de Medellín, na Colômbia, estão entre os vencedores da última edição do prêmio, que já foi concedido também, em 2009, a um dos fundadores da própria UN-Habitat, Peter Oberlander, e ao jornalista norte-americano Neil Peirce.


Condomínio F do Complexo Paraisópolis

Criado em 2005, o Programa Municipal de Urbanização de Favelas já arrematou 11 prêmios e foi destaque nas duas principais bienais de arquitetura do mundo, a de Veneza, Itália, e a de Roterdã, Holanda. Cerca de 200 mil famílias estão sendo atendidas neste que pode ser considerado o maior programa de urbanização do mundo. As principais comunidades carentes de São Paulo – Paraisópolis, Heliópolis, Jaguaré, Jardim São Francisco e Cantinho do Céu, por exemplo— estão recebendo obras de infraestrutura, instalação de novos equipamentos públicos e construção de unidades habitacionais, com o objetivo de transformá-las em bairros formais.

Inovação e sustentabilidade

Em meio a mais de seis mil iniciativas vindas do mundo inteiro, o projeto arquitetônico da “Escola de Música do Grotão”, que funcionará em Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo, recebeu o prêmio Global Holcim Awards Silver 2012, na semana passada. A honraria é um reconhecimento da Holcim Foundation - empresa mundial em fornecimento de cimento e agregados com base na Suíça - a projetos com características inovadoras e sustentáveis nos âmbitos tecnológico, ambiental, socioeconômico e cultural e que provocam impacto positivo no desenvolvimento de seu entorno. A obra tem o projeto assinado pelo escritório de arquitetura multinacional Urban-ThinkTank (U-TT).
 Projeto da Escola de Música do Grotão

Com o objetivo de levar um aparelho cultural à região de Paraisópolis, a escola contará com salas de música, anfiteatro para aulas de artes cênicas e ballet, quadra de futebol e sala para concertos, além de um terraço público com espaço para agricultura urbana, sistemas de ventilação e de gerenciamento de água e infraestrutura para transportes. A localização em uma região de encosta permitiu a instalação de um dispositivo para a captação da água da chuva para prevenir a erosão do solo e deslizamentos de terra nas ladeiras íngremes.

Condomínio Comandante Taylor, em Heliópolis

Bienal Panamericana

Estes dois prêmios representam as conquistas mais recentes da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). Somente o programa Urbanização de Favelas recebeu vários prêmios nos últimos anos: UN-Habitat Scroll of Honour Award 2012; Prix d´Excellence Awards 2010, Fiabci Internacional, categoria Infraestrutura Pública; Master Imobiliário 2009, Fiabci Brasil e Secovi, categoria Profissionais Ação Social.

Durante a Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito, em 2010, os projetos Paraisópolis e Cantinho do Céu alcançaram o primeiro e o terceiro lugares em concurso mundial de Habitação Social e Desenvolvimento Urbano. Cantinho do Céu faturou, ainda, o Futures Cities - Planning for the 90 per cente 2012, menção especial, Celeste Network; a menção honrosa, categoria Habitação de Interesse Social, IAB SP 2010; e o prêmio Melhores da Arquitetura 2010, da Revista Arquitetura & Construção.

Confira outros projetos de destaque

Cantinho do Céu


City Jaguará


Conjunto Habitacional São Roque


Condomínio Ceratti


Condomínio Comandante Taylor 


Condomínio B, Complexo Paraisópolis


Condomínio D, Complexo Paraisópolis


Condomínio F, Complexo Paraisópolis



Condomínio projetado por Ruy Ohtake, em Heliópolis


Jardim Olinda


Jardim São Francisco


Projeto da Escola de Música do Grotão


Vila Nilo






Paraisópolis - Urbanização de favelas de São Paulo recebe prêmio da ONU


Vencedor de 11 troféus e destaque em duas bienais, programa da prefeitura tem agora o troféu mais importante: Scroll of Honour, da UN-Habitat


Por: Agências
São Paulo

O Programa Municipal de Urbanização de Favelas, da Prefeitura de São Paulo, acaba de ganhar o mais importante Prêmio do setor:  o Scroll of Honour, da UN-Habitat, agência da Organização das Nações Unidas para habitação. O prêmio será entregue no próximo dia 6 e foi noticiado à Secretaria Municipal de Habitação em carta assinada pela coordenadora, Ana Moreno, enviada de Nairóbi, no dia 29. Criado em 1989, o Scroll of Honor destina-se a reconhecer iniciativas exemplares na área de habitação em todo o mundo. Podem postular ao prêmio instituições governamentais, organizações da sociedade civil, empresas, universidades, fundações públicas ou privadas, agências multilaterais, veículos de imprensa e até personalidades.
As prefeituras de Viena, na Áustria, e de Medellín, na Colômbia, estão entre os vencedores da última edição do prêmio, que já foi concedido também, em 2009, a um dos fundadores da própria UN-Habitat, Peter Oberlander, e ao jornalista americano Neil Peirce.  Criado em 2005, o Programa Municipal de Urbanização de Favelas já recebeu 11 prêmios e foi destaque nas principais bienais de arquitetura do mundo, a de Veneza, Itália, e a de Roterdã, Holanda. Cerca de 200 mil famílias estão sendo atendidas no que pode ser considerado o maior programa de urbanização do mundo. As principais comunidades carentes de S. Paulo – Paraisópolis, Heliópolis, Jaguaré, Jardim São Francisco e Cantinho do Céu, por exemplo — recebem obras de infraestrutura, instalação de novos equipamentos públicos e construção de unidades habitacionais, com o objetivo de transformá-las em bairros formais.  Em meio a mais de seis mil iniciativas vindas do mundo inteiro, o projeto arquitetônico da “Escola de Música do Grotão”, que funcionará em Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo, recebeu o prêmio Global Holcim Awards Silver 2012, na semana passada.
 A honraria é um reconhecimento da Holcim Foundation – empresa mundial em fornecimento de cimento e agregados com base na Suíça – a projetos com características inovadoras e sustentáveis nos âmbitos tecnológico, ambiental, socioeconômico e cultural e que provocam impacto positivo no desenvolvimento de seu entorno. 

Gastromotiva forma sétima turma de aprendizes na Universidade Anhembi Morumbi


Os 33 aprendizes formados no Curso Profissionalizante de Cozinha apresentaram seus trabalhos e comemoraram com amigos e familiares

A Gastromotiva celebrou a formatura da sua sétima turma do Curso Profissionalizante de Cozinha, oferecido gratuitamente para jovens e adultos de baixa renda, no campus Centro da Universidade Anhembi Morumbi. Os alunos, que foram selecionados através da comprovação de renda familiar de até três salários mínimos e moradores da Região Metropolitana de São Paulo, apresentaram seus trabalhos de conclusão com projetos de ação na comunidade para convidados, amigos e familiares.
Os grupos Ação na feira, Gastromotivação, Oficina dos Sonhos, Panela Solidária, Sementes do Amanhã e Gastronomia em Ação, abordaram temas como sustentabilidade e aproveitamento de alimentos. A ideia é aplicar os projetos nas principais comunidades paulistanas, transmitindo todo o conhecimento adquirido no curso e gerando impacto na população.
O curso, com duração de cinco meses entre aulas teóricas e práticas, aplica temas como Gastronomia Brasileira, Ecogastronomia e Cidadania. Entre os professores que ministraram as aulas estão grandes nomes da gastronomia, como Janaina Rueda, do bar da Dona Onça, Henrique Fogaça, do Sal Gastronomia, Silvia Chuairi, do Atelier Mariza Doces, Claudia Mattos, do Espaço Zym e o banqueteiro Viko Tangoda. Todos fazem parte da Rede Gastromotiva, grupo de players do mercado que atua em conjunto para intensificar e idealizar os projetos e cursos da Gastromotiva, ampliando a atuação da Associação e inserindo os profissionais no mercado de trabalho.
Além de apresentar seus trabalhos de conclusão, muitos dos aprendizes já estão empregados em casas como D.O.M., Sal Gastronomia, Espaço Zym, Ráscal, Brasil a Gosto, Bar da Dona Onça e Buffet Viko Tangoda.

Sobre Associação Gastromotiva
A Gastromotiva é uma associação que promove a inclusão social por meio da gastronomia com cursos profissionalizantes de cozinha, salão e empreendedorismo gastronômico.
O Curso de Cozinha e Salão da Gastromotiva é oferecido gratuitamente para jovens de baixa renda que buscam oportunidades de profissionalização. Os resultados são expressivos: 93% desses jovens estão empregados e 84% deles no mercado gastronômico. Cerca de 150 jovens já se formaram pela Gastromotiva e mais de 500 pessoas foram atingidas através de treinamentos e aulas lecionadas por 40 replicadores que fizeram o curso. Além disso, a Gastromotiva também realiza o trabalho de empreendedorismo, chamado incubadora de negócios gastronômicos, onde auxilia jovens de baixa renda a formalizar e alavancar seus negócios, promovendo o desenvolvimento de suas comunidades. Atualmente, apóia cinco negócios gastronômicos de baixa renda em São Paulo. David Hertz, idealizador e presidente da Gastromotiva, é formado em gastronomia pelo Senac, com MBA em Empreendedorismo Social pela FIA. É fellow Ashoka e empreendedor da Artemisia. Em 2009 recebeu o premio Folha Empreendedor Social do Futuro, concedido pelo jornal Folha de São Paulo e Fundação Schwab. Esse ano foi reconhecido pelo fórum econômico mundial com o titulo de Young Global Leader. 

Curso Profissionalizante em Cozinha e Salão

Gastromotiva
Tel: 55 11 2924-0300
www.gastromotiva.org
gastromotiva@gastromotiva.org

Coca-cola faz sucesso com campanha publicitária gravada em Paraisópolis