Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Gastromotiva forma sétima turma de aprendizes na Universidade Anhembi Morumbi


Os 33 aprendizes formados no Curso Profissionalizante de Cozinha apresentaram seus trabalhos e comemoraram com amigos e familiares

A Gastromotiva celebrou a formatura da sua sétima turma do Curso Profissionalizante de Cozinha, oferecido gratuitamente para jovens e adultos de baixa renda, no campus Centro da Universidade Anhembi Morumbi. Os alunos, que foram selecionados através da comprovação de renda familiar de até três salários mínimos e moradores da Região Metropolitana de São Paulo, apresentaram seus trabalhos de conclusão com projetos de ação na comunidade para convidados, amigos e familiares.
Os grupos Ação na feira, Gastromotivação, Oficina dos Sonhos, Panela Solidária, Sementes do Amanhã e Gastronomia em Ação, abordaram temas como sustentabilidade e aproveitamento de alimentos. A ideia é aplicar os projetos nas principais comunidades paulistanas, transmitindo todo o conhecimento adquirido no curso e gerando impacto na população.
O curso, com duração de cinco meses entre aulas teóricas e práticas, aplica temas como Gastronomia Brasileira, Ecogastronomia e Cidadania. Entre os professores que ministraram as aulas estão grandes nomes da gastronomia, como Janaina Rueda, do bar da Dona Onça, Henrique Fogaça, do Sal Gastronomia, Silvia Chuairi, do Atelier Mariza Doces, Claudia Mattos, do Espaço Zym e o banqueteiro Viko Tangoda. Todos fazem parte da Rede Gastromotiva, grupo de players do mercado que atua em conjunto para intensificar e idealizar os projetos e cursos da Gastromotiva, ampliando a atuação da Associação e inserindo os profissionais no mercado de trabalho.
Além de apresentar seus trabalhos de conclusão, muitos dos aprendizes já estão empregados em casas como D.O.M., Sal Gastronomia, Espaço Zym, Ráscal, Brasil a Gosto, Bar da Dona Onça e Buffet Viko Tangoda.

Sobre Associação Gastromotiva
A Gastromotiva é uma associação que promove a inclusão social por meio da gastronomia com cursos profissionalizantes de cozinha, salão e empreendedorismo gastronômico.
O Curso de Cozinha e Salão da Gastromotiva é oferecido gratuitamente para jovens de baixa renda que buscam oportunidades de profissionalização. Os resultados são expressivos: 93% desses jovens estão empregados e 84% deles no mercado gastronômico. Cerca de 150 jovens já se formaram pela Gastromotiva e mais de 500 pessoas foram atingidas através de treinamentos e aulas lecionadas por 40 replicadores que fizeram o curso. Além disso, a Gastromotiva também realiza o trabalho de empreendedorismo, chamado incubadora de negócios gastronômicos, onde auxilia jovens de baixa renda a formalizar e alavancar seus negócios, promovendo o desenvolvimento de suas comunidades. Atualmente, apóia cinco negócios gastronômicos de baixa renda em São Paulo. David Hertz, idealizador e presidente da Gastromotiva, é formado em gastronomia pelo Senac, com MBA em Empreendedorismo Social pela FIA. É fellow Ashoka e empreendedor da Artemisia. Em 2009 recebeu o premio Folha Empreendedor Social do Futuro, concedido pelo jornal Folha de São Paulo e Fundação Schwab. Esse ano foi reconhecido pelo fórum econômico mundial com o titulo de Young Global Leader. 

Curso Profissionalizante em Cozinha e Salão

Gastromotiva
Tel: 55 11 2924-0300
www.gastromotiva.org
gastromotiva@gastromotiva.org