Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Médicos descumprem hora de trabalho em posto de saúde

Foto Luiz Flavio
Fonte Folha de S.Paulo - Agora São Paulo
Em uma manhã de quarta-feira, 27 mulheres, a maioria delas grávidas, aguardavam a chegada de uma ginecologista no corredor apertado da UBS (Unidade Básica de Saúde) Paraisópolis (zona sul de São Paulo).
A médica chegou 1 hora e 43 minutos minutos atrasada e foi embora três horas depois, após atender as 27 pacientes. Cada consulta durou, em média, seis minutos.
A ginecologista foi contratada para um trabalho de 20 horas semanais na UBS Paraisópolis, mas, segundo a equipe do posto, ela vai ao local duas vezes por semana e fica quatro horas por dia.
Esse é apenas um de muitos casos de médicos da rede pública da Grande São Paulo que não cumprem horário.
Em duas semanas de reportagem, a reportagem flagrou 20 profissionais nessa situação. O número é maior, graças a acordos informais entre gestores de unidades de saúde e os médicos.
Eles ficam dispensados de cumprir o horário de trabalho, desde que atendam a uma meta de consultas.
Meta
Nos postos de saúde da Prefeitura de São Paulo, por exemplo, a reportagem apurou que a meta é de 80 pacientes por semana para cada um dos médicos.
A prefeitura nega a prática de acordos e afirma que vai apurar os casos apontados.
Como acumulam outros trabalhos, inclusive atendimento particular, os médicos acabam cumprindo a meta o mais rápido possível, o que leva à realização das consultas-relâmpago. A maioria dos médicos flagrados atende em UBSs e AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) Especialidades.
Alguns médicos trabalham ainda em postos das prefeituras de Guarulhos, Diadema e Itapecerica da Serra e do governo do Estado.
Resposta
A Secretaria da Saúde disse que não compactua com redução da jornada de trabalho de funcionários e que os casos apontados serão apurados e, se comprovados, punidos com o rigor da lei.
O órgão disse que implementará, até o fim do ano, reconhecimento por impressão digital e fotográfico de profissionais e pacientes, o que permitirá acompanhamento maior da jornada.
O governo de São Paulo e a Prefeitura de Guarulhos disseram que vão apurar os fatos e que estão implementando pontos eletrônicos. Diadema afirmou que a profissional apontada pediu para reduzir sua jornada e a cumpre integralmente.
Itapecerica da Serra não se manifestou.

Escute a notícia na Rádio CBN:
http://cbn.globoradio.globo.com/sao-paulo/2011/10/13/GINECOLOGISTA-DEIXA-GRAVIDAS-ESPERANDO-NA-UBS-PARAISOPOLIS.htm


ZE TURIN RECEBE O GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN QUE ABONA SUA FICHA DE FILIAÇÃO AO PSDB


 

Na última sexta-feira dia 30 de setembro, no salão de eventos do Esporte Clube Banespa acompanhado dos pais, esposa, filhos e familiares, Zé Turin, realizou sua filiação partidária junto ao Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB. O evento contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, Deputado Federal Ricardo Tripolli, Heitor Sertão representando o Deputado Federal, Secretário de Gestão Pública de São Paulo e Presidente do Diretório Municipal do PSDB de São Paulo Julio Semeghini e o Presidente do Diretório Regional do PSDB da zona Sul de São Paulo Edmilson Missa, Rosa Simei Bruno Presidente da Fraternidade Feminina do Estado de São Paulo e do Conselho da Mulher da Associação Comercial de São Paulo, que fizeram parte da mesa principal.
Estavam presentes aproximadamente 1500 pessoas entre elas amigos, familiares, comerciantes e seus funcionários, funcionários do grupo Turin, lideranças, representantes de associações de bairros, representantes de entidades religiosas, romeiros, artistas, parceiros do segmento da carne entre outros, que recepcionaram Zé Turin, na entrada do salão,   saudando-o com entusiasmo e incentivo a sua filiação, demonstrando total confiança em seus trabalhos incansáveis pelas causas sociais, direcionadas a asilos, creches, entidades religiosas, associações de bairros, apoio ao esporte, cultura, educação, saúde e lazer.


O Governador Geraldo Alckmin em ato solene abonou a ficha de filiação de Ze Turin, e enfatizou: “hoje o PSDB se fortalece. Partido é como família, sonha junto, conquista junto, trabalha junto. Zé Turin é um homem vocacionado para servir, não tenho dúvidas disso, aliás ele já faz isso sem mandato imagina a hora que tiver com mandato para trabalhar em benefício das nossas comunidades. Nós ficamos muito felizes com a filiação do Zé Turin. Parabéns.”
Em seu discurso Zé Turin, enfatizou: “Agradeço a todos por se disporem a estar comigo nessa nova caminhada em busca da Justiça Social, pois vim para o PSDB na certeza de que juntos com todos meus amigos realizaremos muitos projetos em busca da melhoria social em parceria com o nosso Governador Geraldo Alckmin, que replicando na Cidade de São Paulo apresenta o belo trabalho que tem feito em todo o Estado.”
Seus filhos Ari e Lucas fizeram uma bela homenagem a Zé Turin, onde seu filho Ari pronunciou: “Pai não consigo imaginar o tamanho da importância do dia de hoje. Só consigo pensar, quando eu tiver o meu filho eu gostaria que ele sentisse agora o que eu estou sentindo por você, em poucas palavras admiração e muito orgulho. Pai espero que agora no PSDB, as sementes que você plantou sozinho possam frutificar, porque todo mundo aqui confia na sua energia e perseverança. Obrigado por tudo que você me ensina e pelo seu exemplo. Boa sorte por essa nova fase em sua vida“, ao término do pronunciamento de seu filho Zé Turin e a platéia se emocionaram onde foram aplaudidos.
Em clima de muita alegria Zé Turin pronunciou: Agradeço a imprensa pela cobertura realizada nesse evento, agradeço o apoio da Empresa Ciama Cozinha Industrial, a Graça e Cristina do Jardim Consórcio pela organização. Fiquei muito feliz e surpreso com a quantidade de amigos que recebi nessa noite, agradeço a presença de todos os presentes e ausentes que acreditam no meu trabalho, juntos construiremos uma sociedade mais justa e igualitária voltada para o bem de todos.