Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Prefeitura promove atividades em comemoração ao Dia das Mães




Atrações musicais, atividades esportivas, feira gastronômica, brincadeiras, oficinas, diálogos e palestras serão realizadas no Vale do Anhangabaú entre os dias 10 e 12 de maio.  As cantoras Tulipa Ruiz e Tiê fazem show no Vale do Anhangabaú
foto Carol Mendonça

A Prefeitura de São Paulo promove entre os dias 10 e 12 de maio, no Vale do Anhangabaú, uma série de atividades em comemoração ao Dia das Mães, neste ano celebrado no dia 12. O “Ser mãe em São Paulo” promoverá discussões sobre vários aspectos da maternidade.
A programação traz ainda tendas temáticas distribuídas pelo Vale do Anhangabaú com serviços, palestras, rodas de conversa, atividades culturais, feira gastronômica e oficinas de saúde. As atividades serão realizadas pelas secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Cultura, Direitos Humanos e Cidadania, Educação, Esportes, Lazer e Recreação, Governo, Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Políticas para as Mulheres, Promoção da Igualdade Racial, Saúde, Subprefeitura da Sé e SPTuris. E também por organizações da sociedade civil, como Sesc e Senac.

Palco
As apresentações no palco principal terão início na sexta-feira (10), às 12h30, com um show do grupo de percussão Ilu Oba Dini. Às 14 horas, sobe ao palco o Quarteto Paraisópolis, da Fundação Bachiana.
No sábado (11), o espaço receberá, pela manhã, a bailarina e coreógrafa Tatiana Tardioli para uma apresentação de dança materna. A atividade tem o objetivo de propor um exercício de autoconhecimento a gestantes. Pela tarde, se apresenta o grupo de teatro popular de bonecos do nordeste brasileiro, o mamulengo e o grupo de ballet da Associação Fernanda Biandrini, cujas integrantes são mulheres portadoras de deficiência visual. Para encerrar as atividades do dia, a cantora Tulipa Ruiz, recém-premiada pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), sobe ao palco com a cantora e compositora Tiê, às 17 horas.

Rodas de discussão
Na tenda Arena serão realizadas palestras e rodas de discussões sobre os seguintes temas: a maternidade exercida por diversos modelos de organização familiar, sejam eles formados por mulheres e homens ou por casais homossexuais; a maternidade e a rotina de trabalho na sociedade contemporânea;  e direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.

Serviços
Durante todo o evento, pequenas tendas espalhadas pelo Vale do Anhangabaú trarão informações, orientações e atendimento os visitantes. Informações sobre a Lei Maria da Penha, o teste do pezinho, aleitamento materno e orientações sobre adoção estão entre os serviços prestados. Haverá ainda tendas para a realização de testes de HIV e sífilis e oficinas de saúde da mulher e saúde bucal. O público também poderá se cadastrar em programas sócio-assistenciais.

Oficinas
O evento reunirá ainda oficinas de temas diversos. Haverá oficinas de bonecas, de cuidados com a pele da gestante, sobre o compartilhamento das atividades domésticas, de tai chi e práticas alternativas, de tênis de campo e de cartonagem. Haverá ainda espaços e momentos para brinquedoteca, sarau, contação de histórias, sensibilização sonoro musical.

Pedalada
No domingo (12), para encerrar o evento, a Secretaria de Esportes convida as famílias a participar da pedalada no Centro Histórico de São Paulo. A atividade contará com a presença da primeira-dama, Ana Estela Haddad. O passeio terá início às 10 horas, em frente à sede da prefeitura, no Viaduto do Chá, e terminará em frente ao prédio dos Correios.