Pesquisar este blog

domingo, 22 de abril de 2012

Paraisópolis: dia de festa com artistas


  • Fonte: 
  • http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/paraisopolis-dia-de-festa-com-artistas/

  • 21 de abril de 2012 | 
  • 22h35
  • JULIANA TAMDJIAN
    Moradores da Favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, tiveram ontem uma manhã diferente. O campo do Palmeirinha, time da comunidade, foi palco do jogo entre a equipe local e um time formado pelos atores Luigi Baricelli, Marcos Pasquim, Marcelo Machado, Ricky Tavares e Fabio Villa Verde, entre outros.
    O objetivo da partida era divulgar o projeto Um Passe Para a Educação, desenvolvido pelo Instituto Por Mais Alguém em parceria com iniciativa privada. O programa irá beneficiar cerca de 100 crianças e adolescentes de 8 a 17 anos que frequentarão a escolinha de futebol da comunidade.
    Antes do início da partida, as pessoas já se espremiam para tirar fotos e pegar autógrafos. Alguns moradores assistiam a tudo pela janela de suas casas, outros de cima lajes. A maioria, no entanto, resolveu ir para perto do campo. Rosana Ramos levou a filha Bruna ao evento. “Estou aqui para ver o (ator Alexandre) Frota”, afirmou a mãe. Apesar de não ter jogado, Frota foi recebido com aplausos e gritos. Marcos Pasquim e Marcelo Machado também foram alvo dos celulares com câmera. O jogo foi apitado pelo juiz Margarida, conhecido por suas performances e trapalhadas em campo.
    O ator Thiago Martins, que atualmente interpreta um jogador de futebol na novela Avenida Brasil, elogiou a iniciativa. Nascido no Morro do Vidigal, Rio de Janeiro, o ator é membro ativo daquela comunidade. “Eventos como estes deveriam existir em todas as favelas”, disse.
    As crianças estavam estusiasmadas com os artistas, mas não negavam que iriam torcer para o time local. Paulo Barbosa, de 11 anos, disse que irá participar da peneira do programa e espera no futuro se tornar jogador de futebol ou ator de novelas.
    Nomes dos personagens se misturavam os dos atores nos gritos da plateia. Ricky Tavares – também chamado de Wellington, seu personagem da novela Vidas em Jogo – foi quem mais arrancou berros histéricos quando tocava na bola. No intervalo, bloquinhos e canetas tomaram os alambrados na tentativa de um autógrafo.
    Segundo o líder comunitário Gilson Rodrigues, de 27 anos, Paraisópolis está deixando de ser somente uma favela para se tornar um bairro. “Estamos presenciando o marco de uma nova fase.”
    Ao final da partida, que terminou em 7 a 5 para o time dos atores, os vencedores ergueram o troféu “Campinho Feliz” feito por Berbela, artista da comunidade. Os habitantes da segunda maior favela da cidade aplaudiram ao soar o apito do juiz. Segundo o ator Fabio Villa Verde, “foi um jogo que só teve vitoriosos”.