Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de maio de 2013

Linha 17 Ouro - Obras do Metrô que vai passar pelo Morumbi iniciam nova fase

Foi instalada primeira viga-guia de concreto no monotrilho da Linha 17-Ouro por onde correrão os trens
Foto. Sérgio Andrade
Instalação da primeira viga-guia do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô
A construção da linha do Metrô que vai passar pelo Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, deu um importante passo neste sábado, 25. O Governo do Estado iniciou uma nova fase da obra do monotrilho da Linha 17-Ouro com a instalação da primeira viga-guia de concreto, uma espécie de trilho por onde passarão os trens, na Avenida Jornalista Roberto Marinho, entre a Rua Princesa Isabel e o viaduto Vereador José Diniz.
"Esta obra determina um novo modal na área de transporte. É um fato histórico, porque o Estado de São Paulo nunca teve um monotrilho", afirmou o governador Geraldo Alckmin. "O monotrilho é feito de pneu, ou seja, não há barulho e não produz poluição por ser elétrico."
Foto. Sérgio Andrade
Governador cumprimenta operários da obra da Linha 17-Ouro do Metrô
A Linha 17-Ouro tem investimento de cerca de R$ 4,8 bilhões e vai ligar o Jabaquara, na zona sul, à futura estação São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela do Metrô, passando pelo Aeroporto de Congonhas. Além disso, terá interligação ainda com a Linha 1-Azul, com a Linha 5-Lilás, do Metrô, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM. A expectativa é que transporte mais de 417 mil passageiros por dia.
"Na primeira fase, entregaremos oito estações. Os trens já estão sendo construídos e, neste ano, serão entregues 24 trens, cada um com três carros. Fazendo a soma final, são 72 carros zero quilômetro", disse Alckmin. Estas primeiras oito estações serão Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi. O trecho possuirá 7,7 km de extensão e deve ser concluído no segundo semestre de 2014.
O trecho 2 , que vai ligar o Panamby à estação São Paulo-Morumbi, terá 6,4 km de extensão e cinco estações: Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi e São Paulo-Morumbi.
O último trecho, com 3,5 km de extensão, terá cinco estações: Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista.