Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Paraisópolis - Urbanização de favelas de São Paulo recebe prêmio da ONU


Vencedor de 11 troféus e destaque em duas bienais, programa da prefeitura tem agora o troféu mais importante: Scroll of Honour, da UN-Habitat


Por: Agências
São Paulo

O Programa Municipal de Urbanização de Favelas, da Prefeitura de São Paulo, acaba de ganhar o mais importante Prêmio do setor:  o Scroll of Honour, da UN-Habitat, agência da Organização das Nações Unidas para habitação. O prêmio será entregue no próximo dia 6 e foi noticiado à Secretaria Municipal de Habitação em carta assinada pela coordenadora, Ana Moreno, enviada de Nairóbi, no dia 29. Criado em 1989, o Scroll of Honor destina-se a reconhecer iniciativas exemplares na área de habitação em todo o mundo. Podem postular ao prêmio instituições governamentais, organizações da sociedade civil, empresas, universidades, fundações públicas ou privadas, agências multilaterais, veículos de imprensa e até personalidades.
As prefeituras de Viena, na Áustria, e de Medellín, na Colômbia, estão entre os vencedores da última edição do prêmio, que já foi concedido também, em 2009, a um dos fundadores da própria UN-Habitat, Peter Oberlander, e ao jornalista americano Neil Peirce.  Criado em 2005, o Programa Municipal de Urbanização de Favelas já recebeu 11 prêmios e foi destaque nas principais bienais de arquitetura do mundo, a de Veneza, Itália, e a de Roterdã, Holanda. Cerca de 200 mil famílias estão sendo atendidas no que pode ser considerado o maior programa de urbanização do mundo. As principais comunidades carentes de S. Paulo – Paraisópolis, Heliópolis, Jaguaré, Jardim São Francisco e Cantinho do Céu, por exemplo — recebem obras de infraestrutura, instalação de novos equipamentos públicos e construção de unidades habitacionais, com o objetivo de transformá-las em bairros formais.  Em meio a mais de seis mil iniciativas vindas do mundo inteiro, o projeto arquitetônico da “Escola de Música do Grotão”, que funcionará em Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo, recebeu o prêmio Global Holcim Awards Silver 2012, na semana passada.
 A honraria é um reconhecimento da Holcim Foundation – empresa mundial em fornecimento de cimento e agregados com base na Suíça – a projetos com características inovadoras e sustentáveis nos âmbitos tecnológico, ambiental, socioeconômico e cultural e que provocam impacto positivo no desenvolvimento de seu entorno.