Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O mercado de trabalho para jovens

Por Adriana Moura 

   Indecisos, assustados e confusos. É assim que muitos jovens se sentem na hora de escolher sua profissão às vésperas das inscrições para os vestibulares. Todos imaginam o melhor lugar em alguma empresa - setor onde há cada vez mais vagas - porém poucos têm sucesso na procura por não existir uma capacitação necessária a vaga desejada.
   Entre as empresas as exigências são cada vez maiores com relação candidato/vaga no qual apenas 36% dos jovens brasileiros entre 15 e 24 anos têm emprego e estão de alguma forma trabalhando e conseguindo remuneração mensal fixa ou variável. O mercado de hoje exige do profissional uma faculdade ou curso técnico e conta com uma infinidade de áreas onde os cursos mais indicados são: Web Design, Computação Gráfica, Programação e Design Gráfico da área Tecnológica; Relações Interpessoais, Formação de Equipes, Formação de Líderes, Técnicas de Negociação, Atendimento ao Cliente, Comunicação e Expressão, Criatividade em Vendas da área Pessoal e Conceitos Administrativos, Contabilidade, Estoque e Compras, Faturamento Financeiro, Departamento Pessoal da área Administrativa. Além do curso superior/técnico, também são pedidas habilidades como conhecimentos básicos de informática, português e inglês. Entretanto, a realidade é que para a maioria dos jovens fazer um curso ou uma faculdade é algo que pode ser muito difícil, entre as diversas causas como fonte de renda baixa ou conhecimento inferior ao necessário para concorrer a uma faculdade gratuita, é que muitos jovens iniciam sua vida profissional em padarias, restaurantes ou em pequenos comércios próximos as suas residências, no qual alguns se acomodam porque conseguem pelo menos pagar suas contas. O fato é que para muitos dos jovens apenas ter um emprego já é motivo de satisfação, pois a maioria precisa trabalhar porque todo o seu ganho - ou parte dele - complementa a renda familiar, seguindo assim não se aproveita as grandes oportunidades no mercado.
Segundo o Dieese/SP, a taxa de desemprego total diminuiu de 13,8 para 11,9 entre 2009 e 2010. E cada vez mais jovens estão correndo atrás de seus sonhos pensando no futuro.