Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de novembro de 2011

6°Mostra Cultural de Paraisópolis Distribui Mais de 3 mil livros

 Por Luiz Flavio
Moças do Ballet Barracão dos Sonhos

   A maior festa Cultural da comunidade de Paraisópolis foi realizada esse ano com o tema “Pelos Caminhos da Leitura” e na sua sexta edição superou os eventos realizados nos anos anteriores tanto em qualidade como em criatividade. Participaram da mostra o Vereador José Rolim, o Secretário Municipal de Educação Alexandre Schneider e o Subprefeito de Campo Limpo Alexandre Conti.


   No dia 27 de Agosto centenas de pessoas puderam conferir os diversos trabalhos artísticos de alunos e artistas que se dedicaram durante dias para a realização do evento no CEU Paraisópolis. A Mostra Cultural é o dia em que professores revelam os talentos que são descobertos e lapidados por eles nas escolas e instituições da comunidade.
    Durante todo o dia vários grupos se apresentaram nos palcos onde os jovens e adultos mostraram seus talentos através da música e da dança. As exposições e apresentações dos alunos de escolas públicas e das instituições mais atuantes da comunidade foram realizadas nos prédios das escolas EMEF e CEI localizadas ao lado do prédio da gestão do CEU Paraisópolis. Foi lá que os visitantes apreciaram trabalhos sobre temas variados, sempre levando como tema o livro e a leitura.
Cia Teatral de Paraisópolis

   Um diferencial neste ano na Mostra foram as bancas de doação e troca de livros, nelas os amantes da leitura puderam escolher e levar para casa 2 livros. A iniciativa partiu dos dirigentes de bibliotecas existentes na comunidade que doaram cerca de 3 mil exemplares para a distribuição. Neste ano 5.376 pessoas participaram do evento sendo 2.298 crianças e 3.078 adultos que durante todo o dia se divertiram com os mais de 50 eventos realizados entre exposições e apresentações.
    A maior festa cultural da comunidade não acontece por acaso, um grupo de organizadores formado por diretores e funcionários das instituições mais atuantes do bairro faz tudo acontecer.  Pessoas que não ficam de braços cruzados reclamando as lamúrias do bairro, são educadores que desenvolvem trabalhos culturais e sociais com jovens, que estão comprometidos com o futuro da comunidade, pessoas que realizam algo de bom para os moradores.
 Parabéns a comissão organizadora e a todos os colaboradores da 6° Mostra Cultural de Paraisópolis pela linda festa!
 Organizadores da VI Mostra

Ao todo 18 instituições participaram este ano da mostra, são elas:
Casa da Amizade
CCA São José – Cáritas Diocesana
CEU CEI Paraisópolis
CEU EMEF Paraisópolis
CEU EMEI Paraisópolis
EE Prof. Etelvina de Góes Marcucci
EMEF Dom Veremundo Toth
EMEF Paulo Freire
EMEF Perimetral
Espaço Esportivo e Cultural BM&F Bovespa
Mosteiro São Geraldo de São Paulo – CCT Paraisópolis
Mosteiro São Geraldo de São Paulo – CCT Paraisópolis CEI SER
ONG Barracão dos Sonhos
Pró Saber
Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis
Projeto Ponte
Skate Solidário
União dos Moradores de Paraisópolis