Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O que é política?

Por Joseane Silva


    Muitos ao ouvir essa palavra costumam torcer o nariz, em seguida dizem que isso é coisa de corrupto, além de tantas outras ideias distorcidas que se costuma ouvir. Mas será que política é algo tão insignificante?
   A palavra política vem do radical grego polis, utilizada para identificar o coletivo, foi a partir de Aristóteles que ela começou a ganhar referência a valores do Estado. Há também designações com conotação de poder, que por meio deste um indivíduo exerce influência sobre o outro. Então você já deve ter notado que a todo tempo estamos fazendo essa tal de política.
Como  poderíamos então formar uma personalidade íntegra e socialmente funcional se  não tivéssemos como base nossas manifestações pessoais de interesse ou desinteresse? Um exemplo, toda vez que você escolhe uma roupa, um estilo, uma cor ou ocasião já está fazendo escolhas e dessa forma mostrando ao mundo os traços de sua personalidade, ou seja, está exercendo influência. E toda vez que você ouve a opinião de alguém, ou ver as propagandas de comerciais na TV, escolhe um time, adere a uma religião ou adota um estilo de vida, isso é política sendo exercida por você ou sobre você, pois ninguém é uma ilha, todos são influenciados ou influenciam. Perceba no seu meio que os amigos mais próximos costumam ser aqueles que têm os mesmos gostos musicais, os mesmos tipos de programação na  TV, muitas vezes o mesmo estilo de vestir-se, a mesma crença religiosa. De certa forma você está mais próximo das pessoas semelhantes a você e isso não é coincidência, você optou por isso seja conscientemente ou inconscientemente.
   E quanto às pessoas que fazem da política uma profissão, elas são similares a nós população, a diferença é que suas capacidades persuasivas e foco de ação são mais trabalhados. Nosso país adota o regime democrático no qual todos deveriam opinar na política e o “político” seria apenas o nosso representante. Não há surpresa alguma no fato de termos tantos políticos de ações duvidosas, pois enquanto o povo estiver se ausentando de seus papéis sociais mais espaço haverá para tais personalidades. Não adianta só criticar é necessário agir, mas não se apavore o pouco que você faz já ajuda. Podemos vencer o tabu de que política não se discute, é claro que podemos falar sobre o assunto, basta estar bem informado pesquisando informações em várias fontes e não se submeter à cultura da violência que a “mídia de interesses próprios” dissemina por aí. Foque em questões realmente cruciais acompanhando na mídia televisiva ou escrita somente conteúdos essenciais como atualidades, crônicas e críticas sociais, sempre com abordagem de diferentes pessoas para que possa observar diferentes pontos de vista, para depois poder formar uma opinião própria. Pesquise sempre, hoje temos oportunidade de obter cada vez mais conhecimentos, em qualquer área que se deseja. O sacrifício de ter que perder um capítulo do programa semanal é logo compensado pelo prazer de ver seus horizontes (mentais) ampliados, pois verá que a vida o colocará em situações para que de alguma forma utilize os seus conhecimentos recém adquiridos, mas se você optar por ignorar essas pequenas “dicas” do dia-a-dia, cada um é "livre" para fazer suas próprias escolhas, em algum momento você irá precisar se movimentar, afinal, a vida além de política é também movimento.