Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dengue deixa em estado de alerta a região do Grotão.


A região do Grotão está se tornando um depósito de lixo a céu aberto, condição ideal para que o mosquito da dengue se prolifere. Nossa equipe de reportagem foi ao local acompanhada de um morador que mostrou a situação em que se encontra a área.
Na encosta do morro moravam várias famílias anos atrás, mas por causa de dois incêndios e a ameaça de desabamento do terreno, os barracos foram todos removidos pela prefeitura para outro local, agora a região está abandonada à espera das futuras obras da urbanização, o mato cresceu e muitos moradores passaram a jogar entulho e lixo doméstico no local. O local está propício para a proliferação da larva do mosquito da dengue (Aedes Aegypti). Latas, baldes, garrafas pet, vasos sanitários quebrados, pneus e tampas são apenas alguns dos tipos de recipientes jogados no local que, com a água da chuva enche e armazena a água parada.
O bairro do Morumbi está na lista dos locais em que os casos de dengue têm sido bastante notificados. Só neste ano, 123 pessoas contraíram a doença na região do Butantã, e em toda a cidade já foram registradas 98 mortes pela doença.
A Subprefeitura de Campo Limpo fez a nebulização durante o mês de maio em várias casas e ruas do bairro Paraisópolis, no entanto a região do Grotão está se tornando o local perfeito para o crescimento do mosquito da dengue.
O mosquito Aedes aegypti , transmissor da doença, se prolifera em ambientes com água parada.

Fique atento: evite o acúmulo de água nos pratinhos dos vasos de plantas; não acumule lixo e entulho em casa ou em terrenos baldios; guarde os vasos de plantas e os baldes sempre de boca para baixo e mantenha caixas d'água bem fechadas.
Se todos os moradores fizerem a sua parte, Paraisópolis será um local em que o mosquito da dengue não terá vez.

Atenção aos sintomas da dengue:
Os sintomas mais comuns da dengue são febre, dores no corpo (sobretudo nas articulações), dor atrás dos olhos, muito cansaço, perda de apetite e paladar, náuseas, tonturas e vômitos e dor de cabeça. Podem também aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, principalmente nas gengivas. Procure o médico, se apresentar sintomas da doença.