Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Presidente Lula inaugura 240 unidades habitacionais em Paraisópolis

O anúncio da vinda, do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva para inaugurar as 240 novas unidades habitacionais que fazem parte das obras de urbanização agitou o dia a dia dos moradores de Paraisópolis, nos dias em que antecederam a cerimônia de inauguração das novas moradias, o assunto principal dos moradores era a visita do presidente.
No começo da tarde
do dia 31 de Agosto, em plena terça-feira, pouco a pouco os moradores começaram a che
gar ao local onde seria realizado o evento. Um forte esquema de segurança foi montado para controlar a entrada de quem participaria da cerimônia. A união dos moradores de Paraisópolis também reservou uma área Vip próxima ao palco para comerciantes e representantes das instituições que atuam no bairro. A abertura do evento ficou por conta do cantor de forró Carlos Marony, que descontraiu o povo até a chegada das autoridades públicas. A expectativa era notória em cada rosto das cerca de três mil pessoas que participavam do evento. Enquanto isso o Presidente Lula (PT) acompanha
do do governador de São Paulo Alberto Goldman (PSDB) e do prefeito da cidade, Gilberto Kassab (DEM) visitava os apartamentos das novas unidades recém cons
truídas do CDHU.
Depois da vistoria realizada nas novas moradias, eles foram chamados ao palco, o primeiro a falar foi o presidente da União de Moradores Gilson Rodrigues que falou das mudanças ocorridas nos últimos anos na comunidade e também agradeceu ao Presidente Lula pelo terno doado para o leilão organizado pelo cabeleireiro Wanderley Nunes, para ajudar o projeto Escola do Povo, a erradicar o analfabetismo em Paraisópolis ele também chamou Kassab de amigo de Paraisópolis.
A presidenta da Caixa Econômica Federal (CEF), Maria Fernanda Ramos Coelho falou em seguida sobre os valores dos empréstimos que foram feitos para construção das novas Moradias. Em seguida, quando foi anunciada a vez do prefeito da cidade Gilberto Kassab (DEM) falar, a população começou a vaiá-lo, isso também ocorreu durante vários momentos do seu discurso enquanto tentava falar das obras e investimentos que a prefeitura fez na comunidade. Kassab até tentou abrandar a população quando pediu qu
e os moradores dessem uma salva de palmas para Paraisópolis e para o presidente Lula, mas os moradores, não paravam de vaiá-lo, o prefeito com muita técnica acabou finalizando o seu discurso.
O Governador Alberto Goldman (PSDB), defendeu as novas formas nas quais as moradias populares estão sendo construídas, ou seja, no local original de moradia da população e não em loteamentos afastados do local de trabalho deles como eram feitos antigamente, ele também falou dos investimentos que o Estado tem destinado a comunidade e também do novo metrô que atendera a comunidade. Também foi assinado pela Presidenta da Caixa Econômico Federal e pelo Governador e o Prefeito, um contrato de expansão da nova Linha 17-Ouro do Metrô, cujo valor previsto é de R$ 3,17 bilhões.
O presidente Lula começou seu discurso elogiando a qualidade dos apartamentos que acabara de visitar e afirmou. "Todo mundo gosta de ter azulejo em sua cozinha e lajota em sua casa, não é possível imaginar que nós não gostamos de coisa boa." Acrescentando disse: agora os moradores das coberturas do Morumbi não vão mais se envergonhar ao olhar para Paraisópolis. Lula disse ainda que as obras de urbanização da favela é uma reparação do "descaso de décadas".
Também elogiou e agradeceu a iniciativa do cabeleireiro Wanderley Nunes ao realizar leilão beneficente, na qual o presidente doou seu terno da posse do seu primeiro mandato em 2003. "Eu só dei o terno para leiloar. A meia já estava gasta e a gravata desapareceu", brincou.
Lula também ganhou de presente uma camisa personalizada da Fiel Paraisópolis (torcida organizada do Corinthians na comunidade) que em homenagem a vinda do presidente hasteou uma bandeira enorme do Corinthians e um muro alto próximo ao palco.
Vendo as placas de pedidos e manifestações dos moradores, Lula afirmou que os governantes não devem “achar ruim” manifestação de protesto e reivindicação da população. "Eu já estou vendo placa reivindicando creche, hospital. Essas coisas vão acontecer. Nós que som
os governantes não temos que achar ruim. Cada vez que ver uma placa dessas, tem que voltar para casa e dizer: “Preciso fazer mais” disse o presidente.
Depois de ser entregue as chaves dos apartamentos aos moradores o presidente Lula deu o microfone a um repentista que lhe fez uma homenagem cantada que causou muita polêmica na mídia. "Lula é muito gentil. Hoje se acha presente. Caetés mandou aviso, tu eis muito competente. Dilma vai ser à frente e o Lula vem novamente".
Lula saiu sem dar entrevista direto para o Hospital São Luiz aonde iria visitar o neto Pedro, que acabara de nascer e também participar das comemorações do centenário do Corinthians.