Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Cursos de Chocolataria e de Jardinagem têm inscrições abertas no Centro de Esporte, Cultura e Lazer

 Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, o espaço é núcleo de atividades gratuitas oferecidas por entidades e organizações parceiras

Estão abertas inscrições para dois cursos gratuitos no Centro de Esporte, Cultura e Lazer (Rodovia dos Imigrantes, km 11,5): Chocolataria e Jardinagem. Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), o espaço é núcleo de atividades variadas oferecidas por organizações parceiras. As capacitações de geração de renda serão iniciadas em maio.

A Associação de Assistência à Criança Santamarense (Mamãe) oferece o “Curso de Chocolateiro”. Os interessados, com idade mínima de 14 anos e 6ª série concluída, devem comparecer no local (Rodovia dos Imigrantes, km 11,5), de 16 a 30 de abril, para se matricular. É preciso levar duas fotos 3x4, além de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço.

O curso gratuito será ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com entrega de certificado ao seu final. O aluno deverá levar para as aulas seu próprio material: caderno, caneta, touca descartável, avental branco, sapato fechado, além de manter as unhas curtas, limpas e sem esmalte.

Bombons, pirulitos, licor de chocolate, trufas, petit gateau, entre outros doces serão ensinados aos participantes. As aulas serão terças e quintas-feiras, de manhã (8h às 11h45) e a tarde (13h às 16h45), entre 3 e 31 de maio. Mais informações pelo telefone: 5588-4372.

Já o “Curso de Capacitação em Técnicas Profissionais de Jardinagem”, do Programa Jardim Escola, encerra as inscrições no dia 20 de abril. Podem se inscrever interessados acima de 18 anos alfabetizados, no Centro de Esporte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Esta será a 14ª turma. As aulas gratuitas serão realizadas no Instituto de Botânica, da Secretaria de Meio Ambiente, de 3 de maio a 5 de junho, nos períodos manhã e tarde. Com carga horária total de 140 horas, o aluno saíra pronto para atuar na profissão de jardineiro.

Entre os conhecimentos adquiridos, constarão na aprendizagem: plantas de interiores, plantas medicinais, reaproveitamento de vasos cerâmicos, controle de pragas, podas, produção de mudas, várias espécies vegetais, solos, formação de orçamentos, ética, cidadania e empreendedorismo. 

Sobre o Centro de Esporte
O Centro de Esporte é um equipamento único no Estado de São Paulo. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), oferece ações nas áreas de cultura, lazer, profissionalização, convivência, esporte e cidadania.

Conta com ginásio coberto, duas quadras poliesportivas, piscina semi-olímpica, campo de futebol society, pista de esportes radicais (como skate e bike), salas de ginástica e dança, sala de apoio e vestiários com sanitários. A parceria firmada entre Governo do Estado e iniciativa privada tornou o local um núcleo de projetos sociais.

O espaço tem acesso gratuito ao público. O Centro de Esporte, Cultura e Lazer fica aberto de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 21h; e sábados, domingos e feriados das 6h30 às 19h. As atividades realizadas pelos parceiros ocorrem de segunda a sábado.

Inserido nos limites dos municípios de São Paulo, Diadema e São Bernardo do Campo, é parte do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (Pefi) assim como Zoológico, Zoo Safari, Jardim Botânico, Centro de Ciências e Tecnologia da USP e Centro de Exposições Imigrantes.