Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Judocas da seleção ensinam e aprendem com crianças de Paraisópolis

Fonte: http://blogs.estadao.com.br/revanche/selecao-de-judo-mostra-a-importancia-do-esporte-para-criancas-de-paraisopolis/

Muito mais que apenas formar competidores, as artes marciais têm um importante papel de inclusão social. Para reforçar tudo isso, nada melhor do que ver de perto o exemplo de atletas de sucesso. Afinal, eles demonstram que todo o esforço é recompensado no final.

E foi exatamente isso que aconteceu para crianças de Paraisópolis, em São Paulo. Cerca de 50 atletas que começaram recentemente a praticar judô receberam a visita da seleção que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres.
Em uma tarde descontraída, todos puderam interagir com os 14 lutadores olímpicos, entre eles Leandro Guilheiro, Tiago Camilo, Sarah Menezes, Flávia Gomes, Mayra Aguiar e Rafaela Silva.
O encontro surgiu após a conquista de seis atletas mirins, que competiram e ganharam medalhas nos Jogos Escolares. A única menina do grupo, Martinha de Araújo Silva, de 14 anos, deixou a vergonha de lado e demonstrou para os judocas olímpicos como fez para vencer as suas duas lutas por ippon. “Quero seguir no esporte. Quem sabe até chegar a representar o Brasil em uma Olimpíada. No judô, resolvemos os problemas no tatame. Aqui é como uma família”.
Nascida e criada na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, a judoca olímpica Rafaela Silva conhece de perto a importância do esporte na conquista de uma vida melhor. Afinal, começou a praticar o judô em um projeto na comunidade e, enquanto treinava forte para chegar aos seus objetivos, viu alguns amigos seguirem outros caminhos. “O esporte consegue tirar as crianças das ruas e dar uma oportunidade”.
Confira como foi o encontro em Paraisópolis: