Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Agenda de Eventos da Prefeitura 18 de maio de 2012 - Sexta-feira






Agenda da Prefeitura



 BIBLIOTECA PROMOVE 8ª EDIÇÃO DA FANTÁSTICA JORNADA NOITE ADENTRO
Data: 18 de maio
Secretaria de Cultura
3397-0000

Nesta sexta-feira (18/5), a partir das 22h, a Biblioteca Pública Viriato Corrêa (Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana) promove a 8ª Fantástica Jornada Noite Adentro. Com o tema “zumbis”, a programação apresenta filmes, mesa-redonda e jogo de RPG. Antecedendo as atividades, a novidade desta edição será a oficina de maquiagem, coordenada por Rodrigo Aragão, que pretende “transformar” alguns dos participantes em autênticos mortos-vivos. Às 22h, são exibidos os curtas-metragens “Velho Mundo”, de 2010, e Apocalipse Zumbi: os Primeiros Anos, obra pioneira do gênero no Brasil, baseada no livro de Alexandre Callari. A partir da meia-noite, são exibidos os filmes Colin e Reel Zombies, ambos de 2008, e um filme surpresa. Paralelamente às sessões seguidas, ocorre nos corredores da Biblioteca um jogo de RPG Live-Action sobre zumbis, coordenado pela Confraria das Ideias. Informações pelos telefones 5573-4017 e 5574-0389. Confira a programação completa.

 ESCOLA DE ASTROFÍSICA TERÁ PALESTRA SOBRE TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS
Data: 18 de junho
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
3396-3000

Nesta sexta-feira (18/5), às 10h30, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz - Umapaz promove a palestra "Territórios Sustentáveis: estudos e pesquisas", com a doutora em Planejamento Regional Christiane Gagnon, na Escola Municipal de Astrofísica (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera). A palestra tem por objetivo traçar um panorama de pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa Multidisciplinar sobre Desenvolvimento Territorial da Universidade do Canadá, bem como uma breve apresentação da plataforma virtual que traz estudos sobre territórios sustentáveis em diversas localidades ao redor do mundo. Nesta passagem pelo Brasil, Christiane Gagnon visitará universidades por todo o país e participará de atividades na Rio+20 - Cúpula dos Povos. Não será necessário fazer inscrição.

 TEATRO JOÃO CAETANO RECEBE PEÇA COM CIA. MAMBA DE ARTES
Data: 18 de maio
Secretaria de Cultura
3397-0000

A partir desta sexta-feira (18/5), o Teatro João Caetano (Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino) recebe em seu palco a comédia “Brincando com Fogo”, texto de 1891 do dramaturgo sueco August Strindberg. A montagem, da Cia. Mamba de Artes e direção de Nelson Baskerville, é em comemoração ao centenário de morte do autor. Essa é a primeira comédia escrita pelo dramaturgo e nunca encenada por outra companhia brasileira e a narrativa discute a lealdade e o machismo e propõe novas formas de relacionamento, tratadas com humor. Na trama, um casal entediado testa a fidelidade e propõe um perigoso jogo envolvendo dois triângulos amorosos, que aparece para uma visita na casa de veraneio dos pais. A encenação reúne diversas linguagens artísticas, como artes plásticas, dança, música e cinema, e aborda, de forma ousada, as amarras da sociedade e os padrões de conduta nos envolvimentos amorosos.

 CICLO DE DEBATES DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS A CRIANÇA E ADOLESCENTE
Data: 18 de maio
Secretaria de Participação e Parceria
3113-9770

Nesta sexta-feira (18/5), às 10h30,, das 9h às 13h, a Secretaria de Participação e Parceria segue promovendo o I Ciclo de Debates Reflexões do Cotidiano sobre as Políticas Públicas Intersetoriais para a Criança e o Adolescente da Cidade de São Paulo. Os debates serão realizados no auditório da Secretaria de Participação e Parceria (Rua Líbero Badaró, 119, Centro). O evento é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em conjunto com a Comissão Permanente de Políticas Públicas.

 BIBLIOTECA PÚBLICA TERÁ LEITURA ENCENADA DE TEXTO TEATRAL
Data: 18 de maio
Secretaria de Cultura
3397-0000

Nesta sexta (18/5), às 19h30, a BP Alceu Amoroso Lima (Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros) recebe gratuitamente a leitura encenada de “Macaco Peludo”, texto teatral de Eugene O'Neill, realizada pela Cia. Triptal de teatro. Os personagens de “Macaco Peludo” representam classes sociais diferentes e divergentes. O personagem central Yank é um indivíduo satisfeito com o que faz. Entregue ao trabalho nas fornalhas de carvão de um transatlântico, ele vê sua atividade como uma peça fundamental ao funcionamento da sociedade. Até o dia em que uma jovem visita o porão do navio para conhecer os trabalhadores, e, surpresa perante o comportamento de Yank, desmaia. Como reação, ele fica perturbado e passa a questionar seu posicionamento como trabalhador. Informações pelos telefones 2954-2813 e 3082-5023.

 SÃO PAULO TERÁ PRIMEIRA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO OLÍMPICA DO PAÍS
Data: 18 e 19 de maio
Secretaria de Educação
3396-0358/0359

Neste sábado (19/5), a Secretaria de Educação lança o Programa de Educação Olímpica para professores da rede municipal, tornando São Paulo a primeira cidade no país a formar cidadãos para os valores do Movimento Olímpico. Essa é uma das contrapartidas que o Brasil precisa realizar antes dos jogos de 2016 e São Paulo será pioneira nessa ação. O curso oferecerá 120 vagas para os educadores neste primeiro ano. Pelo programa, os professores conhecerão o Movimento Olímpico a partir de sua história, seus valores, símbolos e a importância que isso tem para a sociedade. A proposta da secretaria é difundir o conceito de Olimpismo, apresentado pelo Comitê Olímpico Internacional como uma filosofia de vida que exalta e combina em equilíbrio as qualidades do corpo, espírito e mente, combinando esporte com cultura e educação. O programa é idealizado pela Secretaria de Educação e por Kátia Rúbio, da Academia Olímpica Brasileira e especialista no tema, em parceria com a Federação do Desporto do Estado de São Paulo. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (18/5) pelo site www.esporteescolar.org.br.

 CEU BUTANTÃ RECEBE PROJETO “EMCENA BRASIL”
Data: 18 e 19 de maio
Subprefeitura Butantã
3397-4600

Nesta sexta-feira (18/5) e sábado (19/5), das 15h às 20h, o CEU Butantã (av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 1.870, Rio Pequeno) recebe o projeto “Emcena Brasil”, promovido pela Cia. Abaréteatro e Comgás, com apoio da Subprefeitura Butantã. A trupe de artistas, palhaços, clowns, contadores de historia, mamulegueiros, músicos, atores, atrizes, se apresentam num palco móvel. O objetivo do projeto é oferecer gratuitamente atividades culturais à população. Com uma boa estrutura que será instalada ao ar livre, o evento proporciona conforto e qualidade de espetáculos artísticos realizados nas salas de teatros. São mais de 50 artistas que irão mostrar suas habilidades em dois dias de cultura, lazer e entretenimento. Confira a programação completa.

 PIANISTA BRASILEIRA SE APRESENTA NO THEATRO MUNICIPAL COM ORQUESTRA
Data: 18, 19 e 20 de maio
Secretaria de Cultura
3397-0000

Nesta sexta-feira (18/5) e domingo (20/5), o Theatro Municipal de São Paulo (Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro) será palco para duas apresentações como solista da pianista brasileira Cristina Ortiz, como convidada da Orquestra Sinfônica Municipal. No dia 19 de maio, será a vez do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo acompanhar a exibição de Cristina Ortiz. O programa com a OSM tem regência do maestro Abel Rocha e conta a presença do Coral Municipal. Serão executadas as obras “Concerto para Piano e Orquestra nº 2, op. 83, de Brahms, e “Os Sinos, op. 35, de Rachmaninov. Na apresentação única com o Quarteto de Cordas, serão interpretadas as peças “Quarteto nº 5, op. 20, de Haydn, e “Quinteto em Fá Menor”, de César Franck. Os ingressos podem ser adquiridos pelo telefone 4003-2050 ou pelo site www.ingressorapido.com.br ou, ainda, na bilheteria do teatro. Informações pelo telefone 3397-0300.

 CRSANS TEM NOVA PROGRAMAÇÃO VARIADA NESTE MÊS DE MAIO
Data: 18, 23, 25, 29 e 31 de maio
Subprefeitura Butantã
3397-4600

Neste mês, o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável -CRSANS apresenta uma programação voltada para todos os públicos. O encontro “Hortas na Pratica” acontece nos dias 23 e 30 de maio, das 14h às 16h30, e tem como objetivo promover atividades praticas e estabelecer troca de experiência. Nesta sexta-feira (18/5), das 13h às 18h, os temas das palestras serão “Cultivo Vertical” e “Cabeça de Capim”, das 10h às 12h. No dia 25/5, das 14h às 15h, haverá a palestra “Sensibilização Ambiental e Separação de Resíduos”, com o objetivo de esclarecer questões sobre resíduos sólidos, o impacto no meio ambiente e a importância da coleta seletiva. A palestra “O que comemos? – Rotulagem de Alimentos” será no dia 31/5, das 10h às 11h30, e se baseia na importância da rotulagem dos alimentos e a leitura e interpretação dos rótulos das embalagens. A “Oficina de Confecção de Cartazes” tem o objetivo de confeccionar o material de divulgação das atividades do CRSANS e acontece no dia 29/5, das 14h às 16h. Interessados em participar podem se inscrever no espaço CRSANS (Rua Nella Murari Rosa, 40, Jardim Jaqueline). Veja a programação completa. Informações pelo telefone 3731–7126 ou pelo e-mail crsans-bt@gmail.com.

 BIBLIOTECAS PÚBLICAS TERÃO PALESTRA SOBRE NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Data: 18, 19 a 26 de maio
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o dia 26 de maio, seis bibliotecas públicas municipais localizadas em todas as regiões da cidade promovem palestras gratuitas com o professor João Jonas Veiga Sobral sobre as mudanças recentes ocorridas na língua portuguesa e que se tornarão obrigatórias em 2013. O professor vai abordar as alterações impostas pelo Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor para uniformizar a escrita de palavras da nossa língua. No Brasil, estima-se que cerca de duas mil delas sofreram alterações. Entre os países envolvidos, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Portugal já estão em fase de adaptação às novas regras. Já Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste aguardam aprovação de seus governos. No segundo semestre, outras bibliotecas receberão essa atividade. As palestras acontecem no dia 18/5, na BP Sérgio Buarque de Holanda (Rua Augusto Carlos Baumman, 564, Itaquera); dia 19/5, naBP Nuto Sant’Anna (Praça Tenório Aguiar, 32, Santana); dia 25/5, na BP Malba Tahan (Rua Brás Pires Meira, 100, Veleiros); e, no dia 26/5, na BP Castro Alves (Rua Abrahão Mussa, s/nº, Jardim Patente).

 BAIRRO DA BELA VISTA RECEBE OPERAÇÃO CATA-BAGULHO NESTE SÁBADO
Data: 19 de maio
Subprefeitura Sé
3397-1200

Entre 7h e 12h deste sábado (19/5), a Subprefeitura Sé promove uma operação Cata-Bagulho para beneficiar os moradores do bairro da Bela Vista, que poderão descartar móveis velhos, restos de madeiras, pneus usados e eletrodomésticos quebrados em suas calçadas. O distrito da Bela Vista é delimitado pela avenida Paulista, avenida Bernardino de Campos, rua do Paraíso, viaduto do Paraíso, avenida 23 de Maio, viaduto Jaceguai, ligação Leste-Oeste, rua Avanhandava, escadaria de ligação e rua Frei Caneca. O serviço gratuito tem como objetivo evitar crimes de despejo irregular de lixo e a formação de novos pontos viciados de entulho.

 VILA CARRÃO RECEBE OPERAÇÃO CATA-BAGULHO NESTE SÁBADO
Data: 19 de maio
Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão
3397-5100/2958-5630

Neste sábado (19/5), das 10h às 18h, a Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão realiza uma operação Cata-Bagulho em ruas e avenidas da Vila Carrão. Serão recolhidos materiais sem serventia, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, restos de madeiras e utensílios domésticos fora de uso. Os moradores devem colocar os objetos para serem recolhidos nas calçadas até as 9h. A região atendida pelo serviço gratuito fica entre a Av.Conde de Frontim (parcial), Av. Aricanduva (parcial), Rua Júlio Colaço, Rua Dentista Barreto, Rua Antonio Preto, Rua Santa Eufêmia, Rua Vale Formoso e Rua Antonio de Barros. Um dos objetivos da ação é impedir que os materiais sem uso sejam descartados em vias públicas, comprometendo o escoamento da água em dias de chuva, que pode gerar alagamentos e enchentes.

 OPERAÇÃO CATA-BAGULHO IRÁ PASSAR PELO BAIRRO DE SAPOPEMBA
Data: 19 de maio
Subprefeitura Vila Prudente/Sapopemba
3397-0800

Neste sábado (19/5), a Subprefeitura Vila Prudente/Sapopemba realiza uma operação Cata-Bagulho nos bairros de Vila Brasil, Vila Tolstói, Jardim Grimaldi, Parque São Lourenço, Vila União, Jardim Iva, Jardim Dona Sinhá, Vila Bancária, Vila Primavera, Jardim Colorado, Vila Julio e Jardim Soares. Os agentes de limpeza da subprefeitura vão percorrer as ruas do distrito entre 8h e 16h, recolhendo materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, restos de madeiras, pneus usados e utensílios domésticos fora de uso. Os moradores podem descartar o material até às 7h. O percurso será feito dentro da área com início na Av. Jacinto Menezes Palhares, direita na Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, direita na Rua Francisco Fett, segue pela Av. São Lucas, direita na Rua Ielmo Marinho, esquerda na Rua Hilário Capote Valente, direita na R. Costa Barros, direita na Rua Gaspar Barreto, esquerda na Rua Rosário do Catete, direita na Rua José Macedo, esquerda na Rua Candido, esquerda na Av. Brumado de Minas, segue até Av. Jacinto Menezes. Serão beneficiadas 100 vias, com 4 mil residências e uma população de 20 mil habitantes.

 NESTE SÁBADO, OPERAÇÃO CATA-BAGULHO EM BAIRROS DO JAÇANÃ
Data: 19 de maio
Subprefeitura Jaçanã/Tremembé
3397-1000/2247-0334

Neste sábado (19/5), das 8h às 15h, a Subprefeitura Jaçanã/Tremembé, por meio da Unidade de Varrição, realizará uma operação Cata-Bagulho grátis nas vias da região dos bairros de Vila Nova Galvão, Jova Rural e Vila Nilo. Os moradores desses locais deverão colocar o material a ser descartado entre 7h e 8h nas calçadas do itinerário da operação. Entre os materiais que serão recolhidos estão restos de madeiras, móveis velhos, pneus usados e eletrodomésticos quebrados. A operação é realizada com frequência, para evitar que os objetos sem utilidade sejam descartados em locais proibidos e criem pontos de descarte irregular de entulho, ou jogados em córregos da região. O Cata-Bagulho é gratuito e não recolhe lixo doméstico, nem entulho e restos de obra e construção. A iniciativa colabora para que os objetos não sejam jogados irregularmente na via pública, córregos e em pontos viciados de entulho, prejudicando o escoamento de água, prevenindo alagamentos e a proliferação de doenças como a dengue. Os interessados em agendar a operação Cata-Bagulho devem ligar para o telefone 2241-1192.

 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROMOVE FÓRUM DO ESPORTE ESCOLAR
Data: 19 de maio
Secretaria de Educação
3396-0358/0359

Neste sábado (19/5), a partir das 9h, a Secretaria Municipal de Educação realizará o V Fórum do Esporte Escolar: Competição, Cooperação e Valores. Serão oferecidas 300 vagas. O curso é voltado para diretores, coordenadores pedagógicos, professores de todos os níveis de ensino, especialistas em informações técnicas, culturais e desportivas, coordenadores de núcleos e projetos dos Centros Educacionais Unificados (CEU), além de seus gestores. O objetivo é promover a reflexão e o debate entre os educadores da Rede Municipal de Ensino sobre a história do esporte educacional e sua importância como ferramenta na formação do cidadão. O evento é uma parceria entre a secretaria, o SESC-SP e a Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo. O evento será realizado no SESC Santana (Avenida Luiz Dumont Villares, 579, Santana). As informações podem ser consultadas pelo site da Fedeesp www.esporteescolar.org.br.

 ANIVERSÁRIO DO CEU PAZ TERÁ DIVERSAS ATRAÇÕES FESTIVAS
Data: 19 de maio
Subprefeitura Freguesia/Brasilândia
3981-5006

Neste sábado (19/5), das 10h às 16h, o CEU Paz (Rua Daniel Cerri, 1.549, Jardim Paraná) comemora oito anos de funcionamento com a promoção de inúmeras atividades. A programação de aniversário prevê diversas atrações, como o “Dia da Família na Escola”, que reunirá os pais e os alunos junto a barracas de comidas típicas. As crianças poderão se divertir com a pintura de rosto e brinquedos, como a cama elástica. A cantora e desenhista Tulipa Ruiz marcará presença no evento as 16h. O CEU conta com Centro de Educação Infantil para crianças de zero a três anos, Escola Municipal de Educação Infantil para alunos de quatro a seis anos e Escola Municipal de Ensino Fundamental, que também oferece Ensino de Jovens e Adultos. Informações pelo telefone 3986-3407

 SHOW ‘DO SAGADO AO PROFANO’ TERÁ CANÇÕES EM CINCO IDIOMAS NO CCJ
Data: 19 de maio
Secretaria de Cultura
3397-0000

Neste sábado (19/5), das 17h às 18h, no anfiteatro do Cultural da Juventude Ruth Cardoso (Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha) acontece o espetáculo gratuito “Do Sagrado ao Profano”, com a cantora Elke Maravilha. A apresentação reunirá canções interpretadas em cinco idiomas, abordando temas como sexualidade e religiosidade. Com direção de Rubens Curi e participação de Luiz Cláudio Junior (violões e guitarra), Leandro Ferro (percussão) e Yuri Steninhoff (bandolim, escaleta, contrabaixo e vocal), o espetáculo celebra as diferenças, a diversidade, o amor, a alegria, a reflexão e a inteligência. Após a apresentação, a cantora e ex-modelo vai conversar com o público, no Espaço Sarau do CCJ, das 18h30 às 20h30, sobre o tema do show e sobre sua trajetória, integrando o projeto “Diálogos”. Informações pelo telefone 3984-2466. O ingresso deve ser retirado uma hora antes do show na recepção do CCJ.

 SALA OLIDO RECEBE APRESENTAÇÃO ÚNICA E GRATUITA DE ANGELA RO RO
Data: 19 de maio
Secretaria de Cultura
3397-0000

Neste sábado (19/5), às 18h, a Sala Olido da Galeria Olido (Av. São João, 473, Centro) será o palco para um show único e grátis de Angela Ro Ro, cantora, compositora e pianista. Nessa apresentação, ela cria um repertório que combina composições antigas com trabalhos mais recentes. Conhecida pela voz grave e rouca, Angela Ro Ro lançou o primeiro disco em 1979. No repertório do show, ela interpreta “Amor meu grande amor”, “Simples Carinho” e a composição de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, "Eu sei que vou te amar". A artista começou a estudar piano clássico com apenas cinco anos de idade. Ainda jovem, também escreveu suas primeiras canções. Hoje, ao longo de 30 anos de carreira, já lançou 12 discos e registra mais de 100 canções de sua autoria. Informações pelos telefones 3331-8399 e 3397-0171. O ingresso deve ser retirado uma hora antes do espetáculo.

 OPERAÇÃO CATA-BAGULHO EM QUATRO BAIRROS DA FREGUESIA/BRASILÂNDIA
Data: 19 de maio
Subprefeitura Freguesia/Brasilândia
3981-5000

Neste sábado (19/5), das 8h às 14h, a Subprefeitura Freguesia/Brasilândia promove uma operação Cata-Bagulho, atendendo moradores dos bairros de Freguesia do Ó, Vila Nívea, Vila Hebe e Jardim Adélia. A partir das 7h, as equipes de limpeza urbana da subprefeitura vão recolher objetos colocados nas calçadas, como móveis e colchões velhos, pneus usados, garrafas de vidro e pet, restos de madeiras e eletrodomésticos quebrados e sem utilidade. O objetivo do Cata-Bagulho é dar o encaminhar corretos para materiais em desuso, evitando que sejam jogados em córregos ou em pontos viciados de entulho. Prefeitura disponibiliza três canais de atendimento para o cidadão registrar pedidos e reclamações, como o telefone 156, o site http://sac.prefeitura.sp.gov.br ou as Praças de Atendimento das 31 subprefeituras espalhadas pela cidade.

 GUARAPIRANGA RECEBE II MUNDIALITO DE CLUBES DE BEACH SOCCER
Data: 19 de maio
Subprefeitura Capela do Socorro
3397-2700

Neste sábado (19/5), a Arena Guarapiranga, montada na Praia do Sol da Represa de Guarapiranga (Av. Atlântica, s/nº, Guarapiranga) recebe a segunda edição do Mundialito de Clubes de Beach Soccer, que tem a participação de 12 equipes, com entrada franca para o público. Disputam esta segunda edição do Mundialito as equipes do Milan, Boca Juniors, Vasco da Gama, Santos, Flamengo, São Paulo, Corinthians, Barcelona, Seattle Sounders, Sporting, Lokomotiv Al-Ahli FC, dos Emirados Árabes. Informações pelo site www.arenaguarapiranga.com.br.

 CORRIDA DE RUA CHEGA ATÉ A PENHA JUNTO AO PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ
Data: 19 e 20 de maio
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Neste domingo (20/5), a partir das 8h, o Parque Ecológico do Tietê (Rua Guirá Acangatara, 70, Engenheiro Goulart) será palco da 9ª etapa Penha do Circuito de Corridas de Rua. A iniciativa é da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. Em uma área verde com 12,5 milhões de m², os participantes terão a oportunidade de percorrer os 5km de corrida e os 2,5km de caminhada do trajeto e conhecer as trilhas e espaços de lazer bem como a flora em constante recuperação que servem de refúgio para os animais. Para registrar o tempo e o desempenho dos atletas com precisão serão instalados kits de cronometragem em cada em corredor. Para a segurança dos frequentadores da corrida serão disponibilizados equipamentos necessários de segurança e ambulâncias. Todas as etapas contam com a supervisão da Federação Paulista de Atletismo.

 CAMPEONATO PAULI-POLI ENTRA PARA CALENDÁRIO OFICIAL DE ESPORTES
Data: 19 e 20 de maio
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Neste sábado (19/5) e domingo (20/5), serão realizados os jogos do tradicional campeonato Pauli-Poli, onde alunos da Escola Paulista de Medicina e da Escola Politécnica da USP se enfrentam. Os jogos integram o calendário oficial da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, que vai ceder as instalações do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (Av. Ibirapuera, 1.315, Ibirapuera) como um dos locais da competição. A história da disputa do campeonato Pauli-poli começa em 1941, reunindo alunos das duas escolas para organizar uma competição. São disputadas 13 modalidades do feminino e do masculino como Atletismo, Basquete, Beisebol, Futebol de Campo, Futsal, Handebol, Judô, Natação, Softbol, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei e Xadrez.

 TEATRO DÉCIO DE ALMEIDA PRADO TEM SHOW INSPIRADO EM MUSICAIS
Data: 19 e 20 de maio
Secretaria de Cultura
3397-0000

Neste sábado (19/5), às 21h, e domingo (20/5), às 19h, o Teatro Décio de Almeida Prado (Rua Cojuba, 45, Itaim Bibi) apresenta gratuitamente o espetáculo musical "Brincando na Broadway", que apresenta características cênicas, que mesclam música e teatro. O repertório é uma mistura de canções dos principais espetáculos da Broadway, como "O Fantasma da ópera", "Mamma Mia!" e "Os Miseráveis". Focado nas produções musicais, o pano de fundo é a história de uma faxineira que vive no interior do Brasil e nutre o sonho de ser cantora. Enquanto faz a limpeza, pensa em como seria sua realidade caso conquistasse seu desejo. O cenário é composto por projeções de vídeos com trechos dos filmes e espetáculos musicais dos quais foram tiradas as músicas do repertório. Outros filmes homenageados no show musical são "Singin' in the Rain", "Rent" e "Chicago". O ingresso deve ser retirado uma hora antes do espetáculo. Informações pelo telefone 3079-3438.

 CIRCUITO ESPORTIVO CLUBE ESCOLA TEM FESTIVAL DE ESPORTES AQUÁTICOS
Data: 19 e 20 de maio
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Neste sábado (19/5) e no domingo (20/5), as pessoas interessadas poderão assistir às provas finais regionais da III Liga de Polo Aquático e do II Festival de Esportes Aquáticos do Circuito Esportivo Clube Escola. A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação apoia o evento. A final da Liga é um processo classificatório para a final geral da competição aquática, que será disputada no final do ano. Ela está dividida em quatro finais regionais (norte, sul, leste, oeste) e cada uma delas contará com cerca de 250 a300 alunos participantes, com idades entre 13 a 16 anos. Além dessa competição, serão realizadas as finais do II Festival de Esportes Aquáticos, para atletas de 10 a 12 anos. Classificam-se para o evento final as quatro melhores equipes de cada região. No sábado (19/5) as finais da etapa Sul serão no Clube Escola Vila Guarani (Rua Lussanvira, 178) e no domingo (20/5), as finais da etapa Leste acontecerão no Clube Escola Mooca (Rua Taquari, 635, Mooca). A entrada para assistir a todas as etapas é gratuita. Informações pelo site www.oficinanapiscina.com.br.

 ANHEMBI RECEBE ENCONTRO DE ESPECIALISTAS EM DERMATOLOGIA
Data: 19 a 22 de maio
São Paulo Turismo
2226-0409

Entre sábado (19/5) e terça-feira (22/5), das 8h30 às 17h30, o Palácio das Convenções do Anhembi Parque (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana) recebe os participantes da 30ª edição da Reunião Anual dos Dermatologistas Latino-Americanos. O encontro vai reunir especialistas de todo o mundo para tratar de assistência, ensino médico e formulação de políticas para o exercício da especialidade. Entre os temas que serão abordados estão as novas formas de tratar o envelhecimento da face, a reconstrução de tecidos e enxertos, tumores benignos e tratamentos cirúrgicos. Os painéis temáticos serão realizados no Palácio das Convenções do Anhembi e Centro de Convenções do Hotel Holiday Inn. Também fazem parte do programa city tour pela cidade de São Paulo, passeios por parques temáticos e municípios vizinhos, além de festa de confraternização entre os profissionais.

 PARQUE DA LUZ RECEBE INSCRIÇÕES PARA CURSO “ERA UMA VEZ E AINDA É
Data: 19 e 26 de maio e 2 de junho
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
3396-3000

O Parque da Luz (Rua Ribeiro de Lima, s/nº, Bom Retiro), em parceria com a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz – UMAPAZ –, irá promover o curso “Era Uma Vez e ainda É”. As aulas serão ministradas nos dias 19 e 26 de maio e 2 de junho, das 8h às 12h, com facilitação de Maria Cecília Martin Ferri e coordenação de Maricy Montenegro, da UMAPAZ. Através de narrativas permeadas de afazeres artesanais, os participantes podem contemplar a sabedoria e o encantamento da arte de contar histórias. A metodologia prevê encontros com apresentação de teoria e vivências partilhadas. As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas através do e-mail inscriçõesumapaz@prefeitura.sp.gov.br.

 CURSO OFERECE APRENDIZAGEM DE COMUNICAÇÃO CORPORAL A PROFESSOR
Data: 19 de maio e 2 de junho
Secretaria de Educação
3396-0358/0359

A Secretaria de Educação realiza encontros para professores de Educação Física por meio do cursoPráticas Corporais na Escola. Os professores dos ciclos I e II do Ensino Fundamental participantes trabalharão conteúdos como: relação entre currículo, Cultura e cultura corporal; leitura do gesto; e as expectativas de aprendizagem de Educação Física e práticas pedagógicas, sua relação com o planejamento, com as atividades de ensino e com a avaliação das aprendizagens. Serão oferecidas 315 vagas, sendo sete turmas com 45 integrantes. O curso tem duração de 12 horas. O método usado quer favorecer uma reflexão sobre a aprendizagem dos alunos com debates sobre como planejamentos didáticos podem ajudar crianças e jovens a avançar na prática de Educação Física, como a qualidade de situações e intervenções didáticas que auxiliam no desenvolvimento. Também serão analisadas propostas didáticas contidas no documento de Orientação Curricular da disciplina. Os encontros acontecem nos dias 19 de maio, e 2 de junho. Confira a programação completa.