Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Kassab reafirma importância de investimentos em urbanização em abertura de exposição fotográfica sobre Paraisópolis



Mostra reúne 95 trabalhos da fotógrafa Renata Castello Branco e estará em cartaz no Sesc Pompéia
Prefeito observa fotografia da mostra Paraisópolis – Uma Cidade dentro da Outra


O prefeito Gilberto Kassab abriu nesta terça-feira (5) a exposição Paraisópolis – Uma Cidade dentro da Outra, que retrata por meio de fotografias o cotidiano dos moradores da comunidade, localizada na região do Morumbi, zona sul da cidade. A mostra reúne 95 trabalhos da fotógrafa Renata Castello Branco e estará em cartaz no Sesc Pompéia, zona oeste, até 29 de julho. Durante o evento, o prefeito reafirmou a importância dos investimentos públicos na urbanização de assentamentos precários.

“A exposição ajuda muito a fazer com que todos nós entendamos o que se passa em Paraisópolis, porque aqui nós estamos entrando nas casas das pessoas. As fotos sensibilizam a população, que vai entender o quanto é prioridade oferecer a estas pessoas dignidade”, afirmou Kassab, após visitar a mostra. “Dignidade significa ter aonde educar seus filhos, ter onde tratar da saúde e significa também ter onde morar bem, com conforto, saneamento, higiene. As pessoas precisam destas condições para ter auto-estima”, completou o prefeito.

Desde 2006, o poder público atua na urbanização de Paraisópolis. O projeto já está na terceira e última fase e conta investimentos de cerca de R$ 594 milhões, com recursos dos governos Federal, Estadual e Municipal. No total, serão construídas 3.433 unidades habitacionais para a comunidade. Além das moradias, a urbanização inclui a implantação de parques lineares, a construção da Via Perimetral, da Escola de Música de Paraisópolis e a instalação de equipamentos públicos, como unidades de saúde e de educação.

Com população de cerca de 120 mil pessoas, Paraisópolis é considerada a segunda maior comunidade da cidade. Para realizar as fotografias, Renata Castello Branco visitou mais de 300 casas do complexo,  em que vivem 63 mil moradores e que ocupa 900 mil m². Durante a  abertura da exposição, Kassab recebeu de Danilo dos Santos Miranda, Diretor regional do Sesc-SP, um exemplar do livro Paraisópolis – Uma Cidade dentro da Outra, que reproduz as melhores fotografias do projeto. Também esteve presente no evento o vice-governador Guilherme Afif Domingos.
Renata Castello Branco apresenta seu trabalho para Kassab, Danilo Miranda e Guilherme Afif Domingos


Kassab é presenteado com livro que reproduz fotografias da exposição

Fotografias mostram o cotidiano dos moradores da comunidade


A exposição foi montada no espaço de convivência do Sesc Pompéia, localizado na rua Clélia, 93, Pompéia. A visitação é gratuita e ocorre de terça a sábado, das 10h às 21h, domingos e feriados, das 10h às 20h.A