Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de março de 2013

PEC 66/2012 - UMA CONQUISTA DOS EMPREGADOS DOMÉSTICOS


 Giulliano Mazzutti o Advogado de Paraisópolis

O Senado aprovou nesta terça-feira, por 66 votos favoráveis e nenhum contrário, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante aos trabalhadores domésticos 17 novos direitos, igualando sua realidade com a dos demais trabalhadores urbanos e rurais.

A proposta irá à promulgação na próxima terça-feira, dia 2 de abril, sendo que a partir desta data é que começará a valer os direitos adquiridos com esta PEC.

Entre os direitos adquiridos estão: jornada diária de oito horas (44 por semana) e pagamento de hora extra de, no mínimo, 50% da hora normal, o recolhimento, pelo empregador, de contribuição ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), direito ao Seguro Desemprego em caso de demissão imotivada de trabalhador que conte com mais de 6 meses de trabalho para o mesmo empregador.

Falta ser regulamentada a dinâmica de sete direitos previstos no texto da PEC nº 66/2012.

Entre os itens, estão: o FGTS, o seguro-desemprego, o salário-família, a remuneração noturna em valor superior à diurna, a assistência gratuita aos dependentes em creches e pré-escolas e o seguro contra acidentes de trabalho a cargo do empregador quando houver dolo por parte deste.

Além disso, precisa de regulamentação própria o ponto que garante relação de emprego protegida contra demissão arbitrária ou sem justa causa, com direito a indenização compensatória.

O Ministério do Trabalho garantiu que regulamentará, por meio de portarias e outras normas específicas, sete itens necessários para que a chamada PEC das Domésticas produza todos os efeitos previstos.

Apesar disso, há que se levar em consideração que estas mudanças poderão gerar inúmeras demissões, uma vez que o custo do empregador para se ter um empregado doméstico irá aumentar.

Injustiça

A PEC 66/2012 pode ser considerada a correção de uma injustiça que vem desde 1945, quando a categoria foi discriminada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e, posteriormente, pela Constituição de 1988. A tendência é que o Brasil siga os passos dos países desenvolvidos, onde ter uma empregada em casa, devido aos altos custos trabalhistas, seja um luxo restrito aos mais abastados.

Para maiores esclarecimentos, o Dr. Giulliano Mazzutti, atende aos moradores de Paraisópolis e região, nas áreas Cível, Trabalhista e Criminal, lembrando que, as CONSULTAS SÃO GRATUITAS, de 2ª a 6ª feira, das 9:00 às 18:00 no endereço Av. Dr. Guilherme Dumont Villares nº 1.715, cj. 3-A – Portal do Morumbi, Prox. ao Condomínio Portal do Morumbi. AGENDE sua consulta com HORA MARCADA pelo Tel. 3501-4576 ou 99523-4794.