Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O que é a BECEI de Paraisópolis



Fundada por iniciativa de Claudemir Alexandre Cabral, em 1995, a biblioteca BECEI (Biblioteca Escola Crescimento Educação Infantil) de Paraisópolis, tornou-se um centro de cultura e entretenimento. Cabral, não só foi pioneiro na construção da BECEI de Parasiópolis, mas por ser o primeiro jovem com 15 anos de idade no Brasil, a montar uma biblioteca dentro de uma favela. Segundo ele, sua biblioteca foi o primeiro lugar a ter internet na comunidade há 8 anos.
A biblioteca BECEI recebeu de setembro de 1995, a março de 2009, cerca de 620 mil pessoas de idades variadas.
Atualmente a BECEI de Paraisópolis conta com um acervo de 11 mil exemplares catalogados.
Veja os detalhes da entrevista feita ao JPN:

JPN - Como surgiu a idéia da biblioteca?

Cabral – Primeiramente começou na minha casa através de uma sala de aula com 15 livros numa prateleira. Comecei montá-la a partir de doações de amigos. Em 1995, consegui tirá-la da minha casa e ampliar o espaço dela através do apoio da Escola Graduada. Além disso, houve outro fator importante para o conhecimento e divulgação da minha iniciativa, o Jornal Estado de São Paulo abriu caminho através da matéria: “Tem Hegel e Sidney Sheldon na favela”. Depois da reportagem recebi 800 mil exemplares.

JPN – Que mudanças a biblioteca trouxe para Paraisópolis?

Cabral - Contribuímos para tirar crianças da rua e a comunidade ficou mais informada com cultura e entretenimento.

JPN - Quais seus projetos para o futuro?

Cabral- Expandir minha idéia para outros lugares que tanto precisam de uma biblioteca. Como já o fiz ao montar três bibliotecas na floresta amazônica e outra que está em construção no morro de Santa Marta, região da zona sul do Rio de Janeiro.

JPN – O que precisa melhorar em Paraisópolis?

Cabral - A educação do povo. As pessoas deveriam criticar menos e apoiar mais.

JPN – Qual é o público alvo?

Cabral - No começo só crianças frequentavam, hoje o público é geral. Alunos das escolas Maria Zilda, Etelvina, Homero, Porto Seguro, Pio XII, Projeto Chance e tantos outros. Para ficar por dentro da programação da BECEI, com cursos de inglês e espanhol gratuito, horário de funcionamento, cine BECEI e requisitos para se tornar associado, acesse o email: bibliotecabecei@globo. com ou ligue para o telefone 3507 7531.
O endereço da biblioteca fica na Rua Melchior Giola nº 36, próximo ao campo do Palmeirinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como você acha que esta a Copa da Paz?