Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de junho de 2011

Canalização do Córrego Antonico vai desapropriar 700 famílias

Por. Luiz Flavio

Dois empreendimentos estão próximos a mudar totalmente a paisagem da comunidade de Paraisópolis. O primeiro é de iniciativa privada e já começou a ser construído, trata-se dos oito edifícios do empreendimento imobiliário Club Life vizinho à comunidade onde terão vinte e cinco andares cada, já o segundo faz parte da terceira fase da urbanização de Paraisópolis e mudará não só a paisagem, mas também a vida de centenas de moradores que vivem nas proximidades do Córrego Antonico.
A notícia da canalização do Córrego foi publicada em matéria no dia 24 de Novembro de 2010 pelo jornal O Estado de S. Paulo e teve como tema “Paraisópolis terá praia formada por córrego”, a matéria informa detalhes do novo Projeto de Canalização feito pelo o escritório MMBB a pedido da Prefeitura de São Paulo e promete acabar de vez com os problemas de quem mora nas proximidades do córrego. Mas a notícia também trouxe preocupação para os moradores que tem seus imóveis localizados nas proximidades dos mais de 1 km de extensão do córrego. Segundo afirmou Fernando de Mello Franco, um dos arquitetos e sócio do escritório responsável por criar o Projeto de Canalização do Antonico, pelo menos 700 propriedades deverão ser desapropriadas.
A notícia da desapropriação dos imóveis causou inquietação nos moradores que tem o córrego há muitos anos como vizinho. No percurso do Antonico além de casas existem também comércios, igrejas e mercados que segundo a matéria vão ser afetados significadamente pelo Projeto. Moradores que estavam construindo suas casas pararam com as obras, e muitos colocaram placas de venda, a inquietação tomou conta dos moradores que ainda não entenderam como será feita a remoção dos imóveis e nem quando ao certo serão realizadas, faltam informações claras, segundo os moradores.
O Córrego Antonico recebe a água do esgoto de grande parte da população da comunidade de Paraisópolis, as casas que antes ficavam afastadas do córrego na década de 80, com o passar dos anos foram ficando cada vez mais próximas devido ao crescimento populacional desorganizado e a falta de intervenção pública. Os espaços de terrenos junto ao córrego foram sendo preenchidos por construções, e quem não tinha condições de comprar um terreno construiu por cima do córrego mesmo.
Segundo moradores, há mais de oito anos que em dias de chuva forte a água do córrego causa transbordamento em várias partes do percurso do Antonico, invadindo muitas vezes as casas e comércios da região, até carros já foram arrastados para dentro do córrego. Mas os transtornos não param por ai, em dias normais, os moradores são obrigados a conviver com o mau cheiro proveniente das águas de esgotos despejadas a céu aberto no Antonico pelas centenas de casas da região, o fato mais triste é ver crianças brincando nas águas do córrego sem saber do perigo que correm.
A “praia urbana” como tem sido chamado o Projeto de Canalização do Antonico pelos profissionais de arquitetura, faz parte da 3ª fase da Urbanização que terá como foco principal a construção de áreas verdes, parques lineares, sistemas de iluminação, esgoto, água potável, canalização de córregos, área de lazer e criação de um calçadão em sua extensão e linhas de ônibus. Nesta fase também será retomada a construção das unidades habitacionais que estava parada.
A Canalização do Córrego Antonico vem em boa hora para testar a competência dos novos integrantes do Conselho Gestor de Paraisópolis, eleitos democraticamente por 850 moradores votantes na ultima eleição realizada no dia 28 de novembro de 2010.




Os conselheiros gestores representam os moradores nas cinco regiões da comunidade e cabe a eles: acompanhar, participar e fiscalizar a elaboração e implementação do Plano de Urbanização, de acordo com as normas estabelecidas por leis. Informar a população moradora do entorno de todas as ações, articular e promover o debate das propostas, bem como definir e regulamentar os mecanismos, examinar propostas, denúncias e queixas relativas ao desenvolvimento e à implementação do Plano e Projeto de Urbanização, encaminhadas por qualquer pessoa ou entidade atuante na ZEIS (Zona Especial de Interesse Social), e a elas responder.
Também faz parte do conselho gestor representante do Poder Público, sociedade civil e proprietários legítimos de imóveis.