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terça-feira, 13 de setembro de 2011

Governador Geraldo Alckmin assina contrato do Monotrilho em Paraisópolis

 Por Luiz Flavio

   Depois de 8 meses sem poder começar as obras para a construção da nova linha 17- Ouro do Metrô, o governador Geraldo Alckmin assinou, no último sábado 30 de Julho, o contrato para a implantação da linha 17- Ouro do Metrô. O atraso da obra se deu por conta de uma liminar no TJ (Tribunal de Justiça) que impedia desde dezembro de 2010 o início da obra. A briga começou quando a Associação Sociedade dos Amigos de Vila Inah (Saviah) no Morumbi, entrou com uma ação contra o projeto no Ministério Público, depois do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança do Morumbi) fazer um abaixo-assinado contra o projeto da nova linha que alegava que a obra feria as leis de meio ambiente e que o contrato não poderia ser assinado antes da aprovação da licença ambiental. As entidades também declararam que a obra causaria enorme impacto na paisagem urbana do bairro, degradação e desapropriações para a sua implantação. 


  No dia 8 de junho, o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES) realizou uma audiência com os conselheiros e entidades representantes dos moradores do bairro do Morumbi, apresentando os argumentos tanto dos moradores como dos conselheiros que apresentaram laudo técnico sobre os impactos ambientais da obra. Ao final da reunião, após votação, o projeto da licença prévia ambiental para a construção da futura Linha 17-Ouro foi aprovado por 25 votos a 4. Na ocasião também houve 55 indicações de mudança do parecer técnico, inclusive no traçado da obra.

  No dia 30 de junho o Metrô de São Paulo derrubou na justiça a liminar que vinha impedindo a assinatura do contrato para o início das obras da futura Linha. A sessão aconteceu na Câmara Reservada de Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo, onde dois desembargadores votaram a favor de parte do recurso da companhia do Metropolitano.
   A nova Linha 17- Ouro do Metrô terá 17,9 km de extensão e 18 estações e será construída em via elevada (sistema monotrilho) onde poderá chegar a transportar até 20 mil pessoas por hora em cada sentido da via. Haverá portas de segurança em cada plataforma de acesso das estações. As composições vão circular a uma altura de 15 metros numa velocidade mínima de 35km/h.
  O projeto prevê também um “corredor verde” sob a linha, com trabalho paisagístico formando jardins urbanos passando por bairros como Brooklin, Granja Julieta, Campo Belo e Morumbi e pelas avenidas Washington Luiz, Água Espraiada, Marginal Pinheiros, Perimetral Sul (em construção pela Prefeitura na comunidade de Paraisópolis) e Jorge João Saad. A linha também fará ligação com o aeroporto de Congonhas. O pátio da garagem das composições será construído onde seria o Piscinão da Água Espraiada.
Em Paraisópolis a linha terá duas estações que servirá a comunidade. A primeira é a Estação Paraisópolis que será construída próxima as novas unidades habitacionais da CEHAB. A segunda estação será na Rua Viriato Correia com a Avenida Flavio Américo Maurano e terá o nome da avenida.
O consórcio responsável pela construção do Monotrilho será formado pela empresas Scomi, Andrade Gutierrez, CR Almeida e Montagens e Projetos Especiais. O custo da obra está estimado em R$ 2,5 bilhões.

Dados operacionais:

Demanda de usuários:
Trecho 1 (São Judas – Aeroporto de Congonhas): 18.000 usuários/dia;
Trechos 1+2 (São Judas – Estação Morumbi, com ligação ao Jabaquara): 100.000 usuários/dia;
Trechos 1+2+3 (São Judas – Estação São Paulo-Morumbi, com ligação ao Jabaquara): 230.000 usuários/dia.

Todas as estações terão bicicletário.
5 minutos será o tempo de espera para embarque entre cada composição.
A velocidade comercial mínima deverá ser superior a 35km/h. A velocidade operacional máxima deverá ser de 90km/h.
Os trens terão capacidade para transportar no mínimo 400 passageiros cada e possuírão ar refrigerado.


As composições terão o comprimento de no máximo 70 metros em sistema de carro contínuo, onde o passageiro poderá se deslocar de um vagão para outro.
Quando estiver totalmente em uso a linha atenderá a 252 mil passageiros.



A Linha 17-Ouro também possibilitará integração com as linhas:
1-Azul (Estação Jabaquara), 5-Lilás (Estação Água Espraiada),
4-Amarela (Estação São Paulo-Morumbi) do Metrô e com a Linha
9-Esmeralda da CPTM (Estação Morumbi).