Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Alunos de Paraisópolis vencem concurso de desenho que farão parte das capas dos cadernos de 2012

Com o tema “Cuidar do Outro, Cuidar do Mundo”, a Secretária de Educação realizou pelo terceiro ano consecutivo o concurso que escolhe os desenhos que irão estampar as capas dos cadernos que serão distribuídos para 3 milhões de alunos de toda a rede municipal de ensino.  A comunidade de Paraisópolis foi muito bem representada no concurso, dos 20 finalistas 3 são de escolas de Paraisópolis, sendo 2 da EMEF Profº Paulo Freire e 1 de aluna da EMEF Casarão. Os desenhos foram escolhidos em 4 categoria: mirim, infantil, juvenil e adulto.  A votação foi realizada pelo site da secretária e depois por uma comissão julgadora. As obras escolhidas ficaram em exposição no hall monumental do Edifício Matarazzo atual sede da Prefeitura da cidade de São Paulo.

Os alunos Vinicius dos Santos Silva e Geovana C. Sousa ambos da EMEF Profº Paulo Freire, e Raquel de Oliveira Silva da EMEF Casarão são os finalistas de concurso de desenho promovido à alunos de toda à rede Municipal de Ensino da capital paulista.

Geovana C. Sousa EMEF Profº Paulo Freire




Raquel de Oliveira Silva EMEF Casarão




Vinicius dos Santos Silva EMEF Profº Paulo Freire



Kassab participa de homenagem a alunos ganhadores
 do Concurso Capa de Cadernos 2012

Os 20 desenhos selecionados ilustrarão os mais de 3 milhões de cadernos que serão distribuídos na rede de ensino  

Foto de Luiz Guadagnoli
Vencedores visitaram gabinete do prefeito

O prefeito Gilberto Kassab e o secretário de Educação, Alexandre Schneider, participaram na manhã desta quinta-feira (17), no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura, da homenagem aos alunos vencedores do Concurso Capa de Caderno 2012. Foram escolhidos os 20 desenhos que ilustrarão os mais de 3 milhões de cadernos que serão distribuídos na rede municipal de ensino no próximo ano. O concurso, em seu terceiro ano, teve como tema Cuidar do Outro, Cuidar do Mundo.
    Luiz Guadagnoli/Secom

De acordo com as regras do concurso foram selecionados cinco desenhos de cada categoria, divididas em: mirim, crianças com até cinco, infantil (Fundamental I), juvenil (Fundamental II) e adulto (EJA e CIEJA).  A seleção começou na própria escola, depois passou pelas Diretorias Regionais de Educação e, por fim, por votação no Portal da Educação (www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br). No dia 24 de novembro, os vencedores conhecerão  um local inspirador: a fábrica da Faber Castel.

O prefeito destacou a importância da iniciativa. "Quero cumprimentar a Secretaria de Educação pela terceira edição deste concurso, que premia os desenhos que serão as capas de nossos cadernos. Isso envolve os alunos, e aumenta a autoestima dos alunos com o material", disse.
    Luiz Guadagnoli/Secom

O secretário Alexandre Schneider também falou da intenção do projeto. "O mais interessante é a visão do mundo que nossos alunos querem retratada no desenho. Estampar nos cadernos da rede de ensino estas ideias é uma forma de contribuir para o processo de formação destas crianças".

Quando o concurso foi anunciado, em agosto, a brincadeira com o giz de cera, lápis de cor, canetinha e tinta guache virou coisa séria nas escolas de Educação Infantil. Depois das professoras darem exemplos de como os pequenos cuidam do mundo e de seus amigos, eles soltaram a imaginação. Rapidamente, o Isaac Menezes de Lima, de 6 anos, foi ver as lixeiras de produtos recicláveis da EMEI Professora Eunice dos Santos para se inspirar. "Colocando o lixo na lixeira, ajudo a cuidar do planeta", explica o aluno. Desenhou as três: vermelha, verde e amarela, mas não se contentou e colocou também uma criança em uma cadeira de rodas. "Para ajudá-lo a atravessar a rua", explicou. Segundo Isaac, ele pensou em tudo sozinho e fez o desenho rapidamente: "em uns três minutos ou dois", acrescenta satisfeito.

A mesma agilidade não aconteceu com Raquel de Oliveira Silva, de 15 anos. Apesar de ter usado este ano, um caderno com a capa feita por ela, graças à vitória conquistada no Concurso Capa de Cadernos de 2010, ela não estava segura de que faria um bom trabalho novamente. "Falei para minha tia - 'um raio não cai duas vezes no mesmo lugar'". Não era verdade. No dia seguinte, ficou sabendo da segunda conquista. Raquel chegou a jogar fora um desenho. Com o prazo apertado, faltando um dia para a entrega final, ela virou a madrugada fazendo sua nova criação. "Fui para escola sem dormir, correndo, no pique...foi emocionante" , revela a adolescente.
                                                             
 Luiz Guadagnoli/Secom

Durante aquela noite, a estudante deu vida a um planeta e a um jovem empurrando uma amiga cadeirante à frente de uma mata densa. "Todo mundo é capaz de cuidar um pouco do outro e cuidar do mundo, salvando a natureza que trouxe a vida para o planeta Terra, tudo isso com atitudes simples", pensa Raquel. Ela gosta de desenhar desde os 5 anos. Sua evolução, porém, credita às aulas de Educação Artística na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Embaixador Raul Fernandes.

Um professor e muitas vitórias - Ele tem apenas 25 anos, mas está ajudando Paraisópolis a aparecer com mensagens de alegria para os alunos da rede municipal de São Paulo. O professor de Artes Roberto Sales Bolognesi tem investido na criatividade de seus alunos e quatro deles são vencedores do Concurso Capa de Cadernos. Um em 2010 e outros três este ano. Segundo ele, que leciona nas EMEFs Paulo Freire e Casarão, é bom para as crianças ver o sucesso de Paraisópolis, fora do noticiário desprestigioso. "Eu falo para eles 'todo mundo vai usar o caderno com o desenho que vocês criaram' e vejo os olhos deles brilharem".

Um dos conceitos básicos ensinados por Roberto é o de que criatividade é mais importante do que beleza no papel. "Sempre digo: não vou ensinar vocês a desenhar, a ideia sobrepõe a qualquer técnica. Um desenho criativo é muito melhor do que um desenho bonito". Por conta disso, o professor propôs um debate e pediu para os alunos escreverem o que para eles seria cuidar do outro e cuidar do mundo. Depois disso, chegou a hora de colorir as ideias. Com apenas 8 anos, Vinícius dos Santos Silva foi um de seus três alunos que chamou a atenção de todos. Em uma estrada, quatro amigos disputam uma corrida sobre um skate, um carrinho de rolimã, uma bike e uma cadeira de rodas. Este, em primeiro lugar na disputa. "Ele fez de um jeito que todos brincam de maneira igual. É como se lá não importasse a deficiência". Vinícius acrescenta: "mostrei também que a hora da brincadeira é a hora que todos cuidam um do outro".